O setor de vendas online não para de crescer. Prova disso é que o e-commerce brasileiro faturou R$44,4 bilhões e obteve um crescimento nominal de 7,4%, de acordo com relatório Webshoppers, promovido pela Ebit, que analisa o desempenho do comércio eletrônico. Com isso, todos querem saber: como aumentar as vendas online?

No setor de vendas na internet concorrência é muito grande. Isso acontece porque há uma grande competição entre todas as lojas do universo online do mesmo segmento, com preços e condições de pagamento semelhantes para produtos similares ou mesmo idênticos. 

Para vencer esse desafio, é necessário que as empresas façam algo para sair na frente da concorrência, atrair o consumidor e aumentar vendas. Mas, como fazer isso? 

É exatamente sobre esse tema que falaremos a seguir. Vamos mostrar para você algumas maneiras de aumentar as vendas online do seu varejo, com ações e estratégias de marketing digital. Acompanhe! 

1. Crie personas 

Persona nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal, mas não é o público-alvo. Ao definir o público-alvo, você identifica características mais básicas, como sexo, idade, profissão e renda mensal de uma grande parcela dos consumidores que normalmente atende com seus serviços ou produtos.

Já a persona, é a representação do cliente ideal, de forma mais personalizada e realista, com características mais pessoais. Além das utilizadas no público-alvo, você define seus problemas, objetivos, detalhes sobre hábitos e trabalho, entre outras. 

O primeiro passo para criar uma persona é analisar o seu cliente típico, ou seja, verificar suas características para definir o perfil ideal. Algumas questões importantes são: 

  • Características físicas e psicológicas do seu potencial cliente;
  • Qual o tipo de assunto relacionado ao mercado de atuação da sua empresa o interessaria;
  • Quais atividades ele realiza de forma mais rotineira, tanto pessoal como profissional; 
  • Seus desafios e obstáculos.

Com essas informações em mãos, o próximo passo é definir o seu cliente ideal com as respostas obtidas, unindo com dados básicos. Depois disso, é só criar um nome fictício e uma rotina, descrevendo seus hábitos profissionais e pessoais, como se fosse um cliente de verdade. 

2. Produza conteúdo relevante 

Você já deve ter procurado na internet informações sobre marcas e produtos e, às vezes, essa busca envolveu respostas sobre como fazer algo ou solucionar um problema, por exemplo. A partir disso, você conheceu um conteúdo que lhe ajudou. Isso é uma forma de propaganda, conhecida como marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para engajar sua persona, atrair potenciais clientes com conteúdo útil e valioso. Além disso, faz com que sua marca vire autoridade sobre o assunto e tenha mais visibilidade na rede, aumentando a credibilidade e confiança do consumidor.

Existem muitas formas de fazer o marketing de conteúdo, por isso, selecionamos algumas dicas do que você pode produzir para as suas personas:

  • Blog: Esse é o formato mais usado no marketing de conteúdo. Além de atrair o cliente, cria relacionamento, fideliza, ajuda na construção da presença digital da sua marca e contribui para o SEO do seu site e ajuda com os mecanismos de busca, como o Google;

  • Vídeos: Os vídeos são muito utilizados para alcançar consumidores que preferem a imagem e o som do que a leitura. Com esses materiais, você pode fazer tutoriais, mostrar o funcionamento de produtos, etc. Isso é imbatível para sua empresa gerar engajamento e ganhar visibilidade;

  • Ebook: O ebook é uma espécie de livro digital, com conteúdo mais aprofundado e visualmente atrativo. Ele geralmente serve para fisgar o usuário e transformá-lo em um lead, um possível cliente da sua empresa.

Guia para planejamento de marketing

3. Engaje consumidores nas redes sociais 

Hoje em dia é muito comum as empresas terem suas páginas e perfis nas grandes redes sociais como Facebook, Instagram, entre outras. Para se ter uma ideia, o Brasil é o país que tem mais usuários do continente nas redes de relacionamento, com mais de 93 milhões, segundo pesquisa realizada da eMarketer

Mas não basta apenas criar uma conta nessas plataformas, é preciso dispor de estratégias para movimentar as redes, engajar o público e aumentar as vendas online da sua loja. Confira algumas dicas:

  • Escolha as redes sociais: Existem dezenas de redes sociais com os mais variados objetivos e funcionalidades. Por este motivo, é fundamental verificar qual delas melhor atende sua empresa, de acordo com seu público e objetivos;

  • Conheça a concorrência: Analisar o que a concorrência tem feito em suas redes sociais é uma maneira de ter boas ideias. Veja como são feitas as postagens, os horários, linguagem, conteúdo, etc;

  • Tenha frequência nas publicações: É necessário que você tenha uma constância nas publicações, mostrando que sua empresa se preocupa com a página e os seguidores. Uma boa dica é montar um calendário para controlar os dias, com horários e sugestões de temas para publicar;

  • Responda a todos: As redes sociais também são um ótimo canal de atendimento. Esteja sempre atento as mensagens enviadas pelos usuários e os responda rapidamente, inclusive os comentários de suas publicações.

4. Invista em mídia paga 

Graças ao marketing digital, empresas de todos os portes tem a possibilidade de atingir mais pessoas, por meio das mídias pagas da internet. Isso acontece com um valor muito mais baixo se comparado com outras mídias, como a televisão ou rádio.

Além disso, esse tipo de divulgação geralmente obtém um retorno melhor, pois você pode pensar em estratégias para atingir exatamente o público desejado e tem a possibilidade de mensurar os resultados reais de cada campanha. Veja algumas opções: 

  • Google AdWords: sabe aqueles anúncios que aparecem no topo e também no canto esquerdo da página, quando você vai fazer uma busca no Google? Esses são os links patrocinados. Para isso, o Google dispõe do Google AdWords, uma ferramenta para a produção e publicação de anúncios nos mecanismos de busca;

  • Facebook Ads: o Facebook também permite a veiculação de anúncios dentro da plataforma. A ferramenta possui várias funcionalidades para auxiliar na criação de campanhas, com isso, é possível a segmentação do anúncio de acordo com características do seu público, como sexo, faixa etária e interesses.

Não tem tempo ou mesmo tem dificuldade com esses processos de marketing? Uma boa alternativa pode ser a contratação de uma agência especializada em marketing digital. Essas empresas são responsáveis pela criação de campanhas pensadas especialmente para seu e-commerce.

Que tal se manter atualizado e receber mais conteúdos sobre como aumentar as vendas online? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!