É natural que algumas áreas encontrem um pouco de dificuldade ao criar estratégias de marketing digital, especialmente aquelas acostumadas a venderem produtos nas prateleiras. 

O setor de alimentos e bebidas pode ser incluído nesse rol. No entanto, ter dificuldades não significa que as oportunidades não existam. 

A internet é um excelente canal para encontrar e ser encontrado pelos clientes. Levando em conta que é por meio dela que a maioria das pessoas procura estabelecimentos próximos, ter uma presença online sólida é fundamental para atrai-las. 

Exatamente para detalhar como isso pode ser feito, a seguir, listamos algumas dicas de marketing para o setor de alimentos e bebidas. Confira!

1. Seja objetivo na comunicação

Uma das características procuradas pelo público que pesquisa sobre empresas desses dois nichos é a objetividade em suas formas de exposição. 

Sob esse aspecto, quanto mais claro um anúncio for feito, incluindo os detalhes técnicos pertinentes à composição dos produtos e os seus diferenciais, mais chances existem de que a atenção do consumidor seja conquistada.  

Sem contar que, no mundo atual, onde as pessoas têm cada vez menos tempo, ser objetivo é ajudá-las a gerenciar suas escolhas. Atitudes assim tendem a ser reconhecidas e altamente valorizadas pelo mercado, favorecendo a construção de uma estratégia de marketing realmente positiva. 

Em qualquer mídia escolhida, seja uma rede social, uma campanha patrocinada no Google ou vídeos sobre os produtos oferecidos, é sempre importante ganhar a atenção do leitor de forma clara e rápida.  

2. Crie um processo interativo eficiente 

As redes sociais são excelentes ferramentas para criar uma interação bastante próxima com os consumidores. Por esse motivo, podemos dizer que elas tendem a ser o carro-chefe nesse processo. 

As possibilidades dentro dessas plataformas são imensas. Criar postagens relevantes, interagir com o público via comentários e chats, postar vídeos sobre os produtos e até mesmo criar expectativa em relação a um determinado lançamento (o Instagram é ótimo para isso) são alguns exemplos. 

Ao colocar a sua marca próxima das pessoas, além de se mostrar acessível, fica claro que você se preocupa em saber o que elas pensam e o quanto a opinião delas é valiosa para a melhoria dos serviços prestados. 

Isso é algo muito bem visto pelos consumidores, afinal, diante das inúmeras ofertas que recebem diariamente, encontrar uma empresa que aja de forma diferente é sempre uma boa surpresa. 

Analisando sob esse ponto, fica fácil perceber como essa estratégia é importante no marketing para o setor de alimentos. 

3. Aproveite a força do marketing de conteúdo 

Além da procura por produtos de qualidade, a busca por informações confiáveis nessas duas áreas também é grande por parte do público. 

Esse fator permite unir o útil ao agradável e usá-lo como uma excelente oportunidade para atrair a atenção das pessoas. 

Em um exemplo prático, podemos citar uma empresa que vende sucos naturais especiais. Se ela usar todo o conhecimento que tem na produção para criar um conteúdo relevante que englobe esse universo, certamente atrairá muitos olhares. 

Quem está buscando informações de qualidade sobre esse assunto vai levar muito em conta o que está sendo dito por uma empresa especialista no tema.

Esse é um dos grandes benefícios que o marketing de conteúdo proporciona. Construir autoridade e ser uma excelente porta de entrada para que pessoas realmente interessadas no assunto possam conhecer o seu trabalho. 

4. Crie campanhas matadoras

Criar uma campanha de anúncios é sempre importante, mas será que elas devem ser feitas do mesmo jeito para todos os nichos? A resposta é não. 

Considerando que a relação custo-benefício é um dos fatores mais valorizados pelo público na hora de escolher os alimentos e bebidas que vai comprar, atrelar isso às suas campanhas é um passo importante. 

Pegando o exemplo de grandes redes, é comum vermos que as campanhas são usadas não só para que a marca apareça em maior escala, mas também visam apresentar de cara algum benefício para o cliente. 

Essas vantagens podem ser desde descontos até a oferta de um produto único, o que desperta a atenção pela experiência positiva que as pessoas esperam ter ao consumi-lo. 

Ações assim também ajudam a vencer a concorrência. Afinal, quem não gosta de experimentar algo inovador ou ganhar um desconto, não é mesmo? 

Um outro fator importante é que campanhas altamente segmentadas podem atrair as pessoas que estão perto de você e ainda não são seus clientes. 

O Facebook Ads é um exemplo de ferramenta que proporciona esse tipo de segmentação, o que pode ser bastante funcional para o seu processo de expansão. 

5. Aprenda a mensurar os seus resultados

Saber mensurar os resultados obtidos é crucial dentro de qualquer estratégia digital. Podemos dividi-los em algumas partes para que tudo fique mais fácil de ser analisado. 

Um primeiro exemplo é utilizar as métricas que o próprio marketing digital proporciona. ROI (Retorno sobre Investimento) CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e tempo médio de permanência no site são algumas delas. 

No caso do Facebook, é possível analisar o alcance das suas publicações, o perfil dos usuários que foram atingidos, a localização deles, entre outros.  

Mas existe algo que talvez seja o mais importante dentro dessa concepção: ouvir o que os seus clientes têm a dizer. 

Proporcionar uma boa experiência e ter uma imagem positiva no mercado é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar.  

Diante disso, criar canais para que os consumidores possam dar o seu feedback é uma excelente maneira de mensurar os resultados e ver qual é o seu real posicionamento no mercado. 

Seja pelo site, por uma rede social, SAC, pós-venda ou qualquer outro mecanismo, essa é uma estratégia que permite entender como as suas ações futuras devem ser realizadas. 

Essas informações são muito valiosas para o planejamento como um todo e um direcionador importante para quem busca construir resultados de alto nível. 

Seguindo essas dicas de marketing para o setor de alimentos e bebidas é possível entender como colocar em prática ações que realmente possam ajudar no crescimento da sua empresa. 

Que tal aprender de forma prática como otimizar as suas conversões no Facebook Ads? Então, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o assunto e aproveite esse conteúdo valioso!