Com o desenvolvimento de novas tecnologias, surgem ferramentas e recursos inovadores para aumentar as vendas pela internet, como as estratégias de mobile marketing. O aumento do uso dos aparelhos mobile, como tablets e smartphones, possibilitou à sociedade a realização de compras e o acesso à internet em qualquer lugar, suprindo seus desejos e necessidades no momento em que precisam.

Diante deste cenário, muitas empresas estão desenvolvendo estratégias voltadas para os aparelhos móveis para atingir cada vez mais clientes, proporcionando praticidade e rapidez ao efetuarem compras.

Por isso, é preciso estar atento a essas novidades, garantindo a visibilidade de sua empresa e contribuindo para que ela esteja à frente da concorrência.

Para ajudar, preparamos 6 estratégias para atrair clientes e gerar mais vendas por meio dos aparelhos mobile. Confira!

1. Site responsivo

Um dos primeiros passos para se adaptar ao formato mobile é desenvolver um site responsivo, já que ele é um dos primeiros meios de comunicação com seus possíveis clientes. O design responsivo de um site se adapta a qualquer formato de tela, seja no computador, seja em smartphones e tablets, proporcionando uma boa navegabilidade aos usuários.

Este tipo de design é muito importante para que seus clientes consigam ver seus produtos e serviços, saber mais sobre sua empresa e explorar todos os recursos que você disponibiliza online.

Além disso, sites responsivos são priorizados pelo Google para aparecerem nas primeiras páginas de pesquisas orgânicas.

Assim, seus clientes terão mais confiança e tranquilidade para realizar compras por meio de aparelhos mobile, de qualquer lugar onde estiverem.

2. QR Code

Você provavelmente já viu ou usou o sistema de identificação de códigos de barra pela câmera do celular. O QR Code é bem similar a este sistema. Por intermédio de um símbolo identificado também pelo celular ou tablet, é possível inserir dados de links de páginas para os quais você deseja direcionar os usuários.

Se a sua empresa tiver um sistema de QR Code, o seu cliente pode identificá-lo e ir direto à página que você deseja, melhorando a interação com a sua empresa.

Entre as diversas possibilidades, você pode anexar links de seu blog, ir para a página de um produto, landing pages, uma localização no Google ou redes sociais.

Ele é ideal para conectar veículos impressos aos seus canais digitais. Se você fizer um anúncio em um jornal, revista ou em um cartaz, pode direcionar o seu público-alvo para as suas redes de comunicação na internet.

Essa é uma integração necessária e muito importante para você se tornar relevante no mercado, integrando todas as tecnologias.

3. Mobile Payment

Ter um sistema de pagamentos que aceita compras via mobile já é um grande avanço para alavancar suas vendas. Como já falamos, smartphones e tablets são usados para diversas atividades, inclusive para compras.

No entanto, como surgem novas ideias a cada dia, outra forma de mobile payment que está conquistando consumidores e fazendo empresas se reinventarem é o pagamento reconhecido pelo celular.

Seu cliente não precisa de um cartão de crédito para efetuar uma compra, apenas de sensores biométricos ou tokens no celular. Ao aproximar o aparelho em uma máquina de pagamento, ele é efetuado automaticamente.

Novos aparelhos das marcas Apple e Samsung contam com esse sistema, que possuem recursos necessários para garantir a segurança dos usuários quanto aos dados dos cartões.

4. Criação de conteúdos em novos formatos

Se você quer que sua empresa seja vista e seus conteúdos visualizados, é preciso otimizá-los para todos os formatos. Como o acesso aos aparelhos mobile é crescente, você precisa personalizar tudo o que for publicar, diminuindo textos ou ajustando o tamanho das imagens, para garantir que ele seja visto por seus clientes com facilidade.

Não se esqueça de conferir se sua mensagem está sendo passada de forma clara mediante esse novo formato e de testar se os conteúdos estão funcionando nos diversos aparelhos.

5. Produção de vídeos

Os vídeos são a grande tendência do marketing digital e do mobile marketing. As pessoas se sentem muito mais atraídas por um conteúdo audiovisual do que um texto, por exemplo.

Eles são fáceis de ser visualizados, sem que o seu cliente precise parar suas atividades por um longo tempo para assisti-lo. Além disso, são formatos simples e práticos de passar uma mensagem ao seu cliente.

É muito mais fácil atrair o seu público-alvo por um vídeo, além de ele desenvolver uma proximidade entre cliente e empresa, essencial para gerar credibilidade e, consequentemente, mais vendas.

6. Desenvolvimento de aplicativos

Os aplicativos são muito importantes para quem deseja implementar estratégias de mobile marketing. Como é muito caro desenvolvê-los, é preciso analisar se esta será uma alternativa que vai trazer resultados para a sua empresa.

Observe o comportamento de seus usuários e veja se há demanda por um aplicativo. A partir disso, estude os recursos que ele pode oferecer, pensando sempre em algo prático para seus clientes acessarem e efetuarem compras.

Além disso, implemente ações de ASO — App Store Optimization, que são as estratégias de SEO para aplicativos. Elas são necessárias para que o seu aplicativo seja localizado com facilidade em lojas como a App Store da Apple e o Play Store do Google.

Assim, você poderá capturar mais leads, tendo maiores chances de vendas e fidelização de clientes. O seu objetivo com essas estratégias deve ser sempre solucionar os problemas de seus clientes, oferecendo conteúdos relevantes no momento oportuno.

Para que esses conteúdos gerem uma ação, seja uma curtida, um comentário, download de um material ou uma compra, você deve observar bem em qual fase do funil de vendas o seu cliente está.

No topo, é preciso produzir conteúdos que vão fazer o seu possível cliente perceber que ele tem um problema. Já no meio do funil, é ideal produzir materiais que vão apresentar soluções a esses problemas.

No fundo do funil, os conteúdos devem focar na conversão desse possível cliente, mostrando que sua empresa tem as melhores soluções. Assim, você poderá gerar mais vendas por meio de estratégias de mobile marketing.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais, para que outras pessoas possam se informar sobre as tendências de marketing digital e expandir seus negócios.