Você sabia que pode melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing digital com o uso de algumas ferramentas? É isso mesmo. Além de otimizar o processo, as ferramentas possibilitam melhores resultados e a mensuração mais precisa deles. Elas podem te ajudar desde as práticas mais simples, como disparo de e-mail marketing, até Business Intelligence (BI) e mídias sociais.

Há muitas ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, algumas gratuitas e outras com versões pagas — mas com alcance incrível no fornecimento de dados precisos. Quer conhecer algumas poderosas ferramentas que não podem faltar em sua rotina de trabalho? Acompanhe nosso post!

Ferramentas de divulgação para campanhas de marketing digital

As ferramentas de divulgação, como o nome já diz, auxiliam para que sua imagem/mensagem consiga um maior alcance de público. Elas são essenciais para aquisição de leads e conversões. Conheça algumas:

1. Google AdWords

Uma das principais práticas de marketing digital para alcançar o público certo com mais rapidez e de forma mais assertiva é por meio dos links patrocinados. E, sem dúvidas, a plataforma do Google AdWords é a mais recorrida para essa prática.

Além das muitas funcionalidades e recursos que oferece, a integração com ferramentas de mensuração, como o Analytics, é bastante simples e prática, oferecendo mais assertividade e sucesso às suas campanhas.

No Google AdWords, você pode elaborar campanhas na Rede de Pesquisa, para que seus anúncios sejam exibidos com destaque nas páginas de resultados da pesquisa de um usuário, ou na Rede de Display, onde os anúncios aparecem em formatos de banners em sites que disponibilizam espaços publicitários.

Segmente seu público, escolha palavras-chave certas e produza anúncios de qualidade. Os resultados podem ser bastante expressivos.

 

gh_adwords_728x90

 

2. MailChimp

MailChimp é a ferramenta de disparo de e-mail marketing mais usada. Além da possibilidade de envio de até 12.000 mensagens por mês totalmente gratuito, há outros planos de maior alcance com preços acessíveis.

Não se engane em achar que essa possibilidade gratuita é porque a ferramenta é fraca ou precisa de popularidade. Pelo contrário, é utilizada por muitas startups e grandes empresas. Possui diversos recursos e a possibilidade de criar suas mensagens de e-mail no próprio editor da ferramenta de uma forma bastante simples e funcional, além da opção de inserir a mensagem em HTML.

3. Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de negócios da rede social. Com ela, é possível impulsionar as postagens, inicialmente orgânicas, para conseguir maior alcance de público. A ferramenta possibilita também a criação de campanhas de aquisição de contatos (leads), exibição de anúncios para quem visitou seu site, além de diversas opções de anúncios no feed de notícias, coluna da direita e outras estratégias mobile. Outra importante vantagem dela é a segmentação de público, já que é possível definir exatamente qual usuário você gostaria de impactar. Além de segmentações do tipo geográficas, também é possível definir seu público-alvo pelos interesses, de acordo com histórico de navegação.

Uma estratégia interessante é segmentar seu anúncio para usuários que já são fãs da sua página ou para os que ainda não são, utilizando estratégias diferenciadas para cada tipo de público.

 

otimizar_face_ads_970x250

 

4. Instagram Ads

O Instagram Ads é a publicidade na rede social Instagram. Assim como o Facebook Ads, também é possível segmentar seu público. Os anúncios são gerenciados através da mesma plataforma onde são criados anúncios para o Facebook Ads. O grande diferencial é que o Instagram é uma plataforma com foco em imagens, em que os usuários a utilizam como se estivessem olhando para uma galeria ou um álbum de fotos.

Para se destacar, é preciso muito mais do que um bom conteúdo. É preciso ter boas imagens que chamem a atenção do público em meio a tantas outras publicações.

Ferramenta de mensuração para campanhas de marketing digital

Esse tipo de ferramenta é utilizada com duas finalidades: entender o comportamento do seu público e acompanhar o desempenho das suas campanhas.

5. Google Analytics

Pelo Google Analytics, você tem acesso a uma infinidade de dados sobre o desempenho do seu site e de suas campanhas. A ferramenta é gratuita, mas altamente eficaz, utilizada por grandes empresas e profissionais do marketing digital.

Veja algumas das possibilidades de dados do Analytics: origem do tráfego do site; visualizações por página; duração das sessões; volume de visitas; dados demográficos e geográficos sobre os usuários; dados tecnológicos sobre as fontes de acessos; links mais acessados; custo por clique; entre outros.

Além disso, o Google Analytics possui fácil integração com campanhas de links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, entre outras ações. São diversas possibilidades de geração de relatórios que você pode personalizar de acordo com os seus objetivos e interesses.

Ferramentas de pesquisa para campanhas de marketing digital

As ferramentas de pesquisa são essencialmente para que você consiga entender os interesses do seu público, ou seja, o que ele está procurando na internet. Os termos que eles escrevem nos buscadores são as palavras-chave e elas são fundamentais para o desenvolvimento de links patrocinados e SEO. Então, confira como descobrir as melhores palavras-chave para o seu negócio:

6. Planejador de Palavras-chave do Google

Com uma interface bastante simples e intuitiva, o Planejador de Palavras-chave do Google é utilizado principalmente para campanhas no Google AdWords, no entanto, com seu alto poder de informações referentes a palavras-chave, é muito utilizado para SEO e desenvolvimento de conteúdos otimizados.

Para utilizá-lo, você pode colocar algumas palavras que considere importantes no seu negócio, e a ferramenta lhe dá outras opções que possuam alto volume de buscas. Também pode colocar links do seu site ou de seus concorrentes para conferir as principais palavras daquelas páginas.

 

como-convencer-a-diretoria-a-investir-em-links-patrocinados

 

Além disso, também é possível filtrar sua busca para que os resultados apresentados sejam referentes a regiões, estados ou mesmo cidades. Você pode filtrar idiomas, categorias e produtos ou serviços. Não se esqueça das palavras negativas, elas podem facilitar sua busca e otimizar o processo de pesquisa.

Essas são algumas das principais ferramentas de marketing digital essenciais para suas campanhas. A lista é longa, há ferramentas que podem otimizar o processo de diversas ações e aprofundar bastante suas pesquisas e monitoramentos. Para escolher as ferramentas ideais para o seu trabalho, é preciso pensar em duas coisas: 

  1. O que eu preciso fazer para desenvolver um bom trabalho? E assim procurar por ferramentas que o ajudem nesses processos.
  2. Quais são meus objetivos? E procurar por ferramentas que indiquem dados e resultados que mostrem se os objetivos foram alcançados.

Quer ficar por dentro das novidades para melhorar cada vez mais suas campanhas de marketing digital? Você pode seguir nossos perfis nas redes sociais. Estamos sempre postando dicas, notícias e informações atuais sobre as melhores práticas e maiores tendências do mercado. Acompanhe!