A evolução da tecnologia provocou mudanças na forma como as pessoas e as empresas se comunicam. Todos os setores, incluindo o de engenharia, estão se adaptando à velocidade e escalabilidade da internet para divulgar seus serviços. E uma das ferramentas para atingir esse objetivo é o uso do marketing digital para empresas de engenharia.

Como o nome indica, marketing digital é todo tipo de divulgação de um negócio, causa ou grupo através da internet. Isso inclui uma série de técnicas que permitem melhorar a visibilidade do seu negócio e aumentar a captação de clientes. Em um ramo como a engenharia, onde todos os projetos possuem alto valor, cada lead importa.

Para que você consiga divulgar melhor seu trabalho e chamar mais a atenção do público, separamos aqui 7 dicas simples de marketing digital para empresas de engenharia, que você pode seguir para melhorar os resultados de sua empresa. Acompanhe:

1.    Trabalhe com dados atualizados e de diversas fontes

Informações precisas, detalhadas e bem quantificadas são sempre essenciais em qualquer negócio. Nenhuma empresa se mantém competitiva no mercado sem utilizar ferramentas adequadas para captar informações e organizá-las. Também é importante conhecer as melhores fontes, já que algumas não são tão precisas.

Um recurso que pode ser muito útil nesse ponto é um sistema de big data. Por meio dele, você poderá captar dados de todos os pontos da empresa e também do mercado, assim como do seu público. Mais que isso, poderá organizá-los, filtrá-los por relevância e usá-los para tomar decisões corporativas.

Sem uma análise detalhada das informações, não é possível garantir que suas ações tragam resultados positivos para a empresa.

2.    Foque no seu público-alvo

Um erro cometido em muitas estratégias, não apenas no marketing digital para empresas de engenharia, é tentar alcançar o maior público possível, independente de seu perfil e especificações. Esse é um erro grave em qualquer empresa, pois reduz bastante a eficiência de seus investimentos em marketing. Em vez de generalizar seu público, você deve especificá-lo.

Dependendo do porte, pode ser que sua empresa já tenha um tipo de cliente específico e lide com uma área em particular da engenharia. Com esse conhecimento em vista, é hora de fazer uma pesquisa de consumidor e descobrir o perfil de seus clientes: se são pessoas físicas ou jurídicas, qual seu poder aquisitivo etc.

Com base nos resultados obtidos, dedique seus investimentos a este grupo demográfico e você terá que investir menos para captá-los.

3.    Tenha metas definidas para suas campanhas

Campanhas de marketing não são ações generalizadas de divulgação. Trata-se de uma série de técnicas e conhecimentos que são aplicados para uma finalidade específica, que deve se refletir no rendimento do seu negócio. Sem um objetivo bem definido, não existirá um parâmetro claro de sucesso ou de falha.

O tipo de meta que você adota geralmente é determinado pelos seus indicadores de performance, ou KPIs (Key Performance Indicators). Eles são as variáveis que traduzem diretamente o resultado de uma campanha, ação ou atitude empresarial.

Ao investir em marketing digital para empresas de engenharia, você deve considerar o que são estes valores, o que pode alterá-los e em que direção. Com a aplicação deste conhecimento, suas ações serão muito mais significativas.

4.    Invista em anúncios direcionados

Mesmo que boa parte das ferramentas de divulgação em marketing digital seja gratuita, ainda há muitos benefícios que podem ser obtidos através de anúncios pagos. Um deles é o direcionamento destas campanhas para um grupo mais específico, que pode ser seu público-alvo ou uma parcela dele. Quanto maior for o seu foco, maior será a eficiência.

Anúncios direcionados funcionam através de palavras-chave. Quando um usuário navega por sites de conteúdo e pesquisa, ele utiliza estas palavras para encontrar aquilo que busca. Se a campanha de sua empresa for atrelada a estas mesmas palavras ou termos similares, há uma boa chance de que encontrem o seu negócio.

Dependendo do perfil escolhido e da qualidade da pesquisa, isso pode aumentar consideravelmente sua taxa de conversão.

5.    Aplique o marketing de conteúdo

Também chamado de inbound marketing, se trata de uma mudança de sentido no marketing tradicional. Em vez de buscar um canal de conteúdo que capte o seu público-alvo e pagar por anúncios nele, você mesmo desenvolve um canal de conteúdo totalmente voltado para o seu público e promove ações que o direcione ao seu produto.

Uma das formas mais comuns de adotar o marketing de conteúdo é com o uso de blogs, desenvolvendo conteúdo escrito regularmente sobre temas que interessam ao seu público-alvo.

Para descobrir quais seriam os temas mais adequados, você deve recorrer ao seu banco de dados e opiniões de clientes. Com o tempo, poderá sugerir seus serviços como forma de solucionar certos problemas do seu público.

6.    Esteja presente nas redes sociais

Considerando o extremo alcance que as redes sociais proporcionam aos seus usuários, não há razão para não utilizá-las em suas campanhas de marketing digital. Além de serem bons pontos de exposição para seus conteúdos e serviços, também servem como plataforma primária para a troca de opiniões e comunicação direta com o seu público.

Da mesma forma que com os conteúdos e anúncios, você precisa saber quais redes sociais são priorizadas pelos grupos demográficos que você deseja alcançar, além de investir algum capital para maximizar seu efeito.

Não é necessário realizar nenhum aporte financeiro para começar, pois as plataformas são gratuitas. Isso dará a você tempo para se acostumar com os recursos, construir uma base e estudar as melhores formas de investimento.

7.    Teste, analise e repita

Toda ação de marketing depende de métricas para confirmar seu sucesso, suas falhas e pontos a serem melhorados. E o marketing digital para empresas de engenharia não é exceção a esta regra.

Antes de começar uma grande campanha, faça testes em ambientes mais controlados, comprometendo menos recursos. Se eles se provarem promissores, tente algo um pouco maior e, quando tiver confirmação de que as chances são boas, coloque todos os recursos necessários. Lembre-se: você ainda deve ter metas claras e um planejamento.

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing digital para empresas de engenharia, é hora de divulgar seu negócio na internet. Quer mais dicas para começar? Então baixe nosso e-book sobre planejamento de marketing digital e esteja preparado para sua campanha.