Um dos objetivos de muitos negócios de sucesso é, direta ou indiretamente, vender mais produtos e serviços. Isso não apenas aumenta o faturamento e a lucratividade do negócio, mas também é responsável por ajudar na robustez do empreendimento e também em seu crescimento.

Entretanto, para conseguir mais vendas, é preciso atrair e convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é o mais indicado para resolver o problema que ele possui.

Como fazer isso em escala e aumentar as vendas? A seguir, confira 7 estratégias para você colocar em prática!

1. Analise o comportamento do público

Oferecer uma solução ideal para o seu cliente no momento em que ele mais precisa deve ser o seu objetivo ao fazer uma venda. É isso que faz com que o cliente queira investir naquilo que você oferta e o que, eventualmente, gera satisfação e fidelização.

Porém, acertar nesse sentido exige menos adivinhação e muito mais análise concreta. Por isso, é fundamental que você estude o comportamento do seu público. Faça pesquisas, use dados de compras anteriores e trace um perfil de consumo para saber o que convence o seu cliente.

Para ainda mais assertividade, pergunte diretamente aos clientes o que eles querem ou esperam. De uma maneira geral, isso dará uma ideia de qual direcionamento seguir com o processo de vendas.

2. Saiba o que a concorrência está fazendo

Para conseguir as vendas você precisa atrair os clientes, mas também superar a concorrência. Sendo assim, nada mais natural do que monitorá-los para gerar mais inteligência para o seu negócio.

Fique de olho na concorrência, acompanhe os seus resultados e entenda mais sobre os processos deles e a atuação em geral. Ao colocar isso em prática, você identificará o que seus concorrentes estão fazendo corretamente e quais erros deixam brechas de oportunidades para que o seu negócio aproveite.

É possível estabelecer benchmarking, que são parâmetros que servem para nivelar inclusive os negócios de portes ou atuações distintas. Assim, você irá manter a relevância do negócio e encontrar novas oportunidades de vender mais.

3. Faça um planejamento estratégico de vendas

Você já sabe o que o seu cliente quer e o que o concorrente está fazendo? Então, é hora de começar a transformar isso em estratégias de um planejamento de vendas. Para acertar em cheio nesse planejamento, acrescente também dados e análises sobre o mercado.

Assim, você consegue delimitar com mais precisão uma projeção de vendas e, a partir daí, estabelecer os seus objetivos. É fundamental que as metas sejam suficientemente desafiadoras, mas também alcançáveis e estejam de acordo com os recursos disponíveis.

Envolver toda a equipe nesse planejamento também é benéfico, assim como definir quais métricas e indicadores serão utilizados para o acompanhamento. Esse planejamento servirá para orientar a empresa e a equipe sobre o que deve ser feito para construir os resultados desejados. Isso também serve como um fator de motivação, por permitir que metas menores sejam alcançadas.

 

Manual-seo

 

4. Invista em marketing digital

O marketing digital é uma estratégia indispensável quando o assunto é vender mais produtos e serviços. Em primeiro lugar, isso é verdade, pois os seus clientes estão na internet.

Além disso, as oportunidades geradas por uma estratégia de marketing digital associada ao marketing de atração são mais rentáveis. Os leads obtidos por inbound marketing, por exemplo, são cerca de 60% mais baratos do que os conquistados pelo meio tradicional.

Outra vantagem a ser considerada é que esse tipo de estratégia é altamente mensurável. Com as configurações certas, dá para acompanhar o seu público e fazer refinamentos na atuação em busca de resultados mais adequados.

Nesse sentido, há questões como a construção e o posicionamento de uma marca no ambiente digital. Estratégias como marketing de conteúdo, e-mail marketing e presença em mídias sociais são especialmente eficazes, porque geram engajamento e novos contatos que levam a vendas. Com essa estratégia, você gera contatos mais qualificados, que se converterão em clientes mais facilmente.

5. Qualifique a equipe de vendas

Apesar de o marketing digital ser responsável por chamar a atenção para o seu negócio e atrair clientes, a conversão ainda é responsabilidade do seu time de vendas. Um atendimento preparado, de qualidade e orientado para resolver os problemas dos clientes é muito mais assertivo e gera mais conversões.

Por isso, é fundamental qualificar a equipe de vendas para que eles saibam exatamente como agir. Oferecer treinamentos e reciclagens, assim como alinhar expectativas, atuação e valores são formas de oferecer uma experiência consistente e positiva para o cliente.

6. Aposte na motivação para vender mais produtos

É importante motivar a equipe de vendas. A oferta de feedback, de benefícios e de um bom ambiente de trabalho são ações que favorecem o alcance das metas inicialmente definidas.

Quando a equipe de vendas fica motivada, isso se reflete em um atendimento mais prestativo, com mais qualidade e melhor avaliado pelos clientes. O resultado não é apenas a conversão pontual, mas também a fidelização de quem compra no seu negócio, o que gera mais vendas ao longo do tempo.

7. Crie um diferencial competitivo

Tudo isso é muito importante para gerar vendas, mas se o seu produto ou serviço for exatamente igual a tudo que está no mercado, ele perde um pouco de fôlego na hora de conquistar clientes. Afinal, é improvável que os clientes abandonem as marcas que já conhecem se não veem motivos para a troca.

Para reverter essa situação, invista em conhecer e explorar o diferencial competitivo do seu negócio. Ao otimizar processos, por exemplo, você aumenta a qualidade do produto final e, com isso, agrega mais valor ao business. Por definição, isso já pode funcionar como um diferencial competitivo.

Ao investir em um atendimento único e personalizado, você também está criando um diferencial competitivo para o negócio. Sendo assim, é importante focar naquilo que o seu negócio faz de melhor e explorar isso ao máximo, atraindo clientes e gerando as vendas desejadas.

As estratégias campeãs para vender mais produtos incluem desde conhecer o público e a concorrência, até investir em ações como o marketing digital. Além disso, é importante aumentar a qualificação da equipe e trabalhar o seu diferencial competitivo para fazer cada vez mais vendas serem concluídas com sucesso.

Todo o processo de conversão começa com a atração, certo? Por isso, veja 5 maneiras de atrair clientes para o seu negócio.