Por mais que a maioria das empresas saiba que já passou da hora de começar a investir em anúncios online, ainda existem muitas dúvidas acerca deles. Será que funcionam mesmo? Será que alguém clica neles? Será que é difícil ter resultados?

Dúvidas assim acabam surgindo, principalmente, porque o acesso às campanhas de mídia paga é muito fácil. Qualquer um pode criá-las, mesmo sem ter muito conhecimento. Com isso, muita gente acaba criando afirmações sobre o assunto a partir de suas próprias experiências. É assim que surgem os mitos envolvendo os anúncios online.

Talvez, sua empresa ainda tenha receio de anunciar na internet graças a isso. Mas não se preocupe! Neste post, vamos desmentir alguns dos principais mitos sobre mídias pagas e mostrar que elas funcionam mesmo.

MITO 1. Não precisa de anúncios online se você trabalha com SEO

Muita gente pensa que práticas de SEO e de geração de tráfego orgânico acabam suprindo toda a necessidade do uso de mídia paga. Isso está longe de ser verdade.

As duas estratégias trabalham de formas bastante diferentes. Táticas de SEO vão otimizar seu site e seu blog para que ele tenha mais chances de conquistar uma boa posição em buscadores online.

Alcançar resultados assim acaba demorando um pouco mais. Já os anúncios online vão guiar o usuário para um objetivo específico, sendo uma ótima forma de conquistar leads mais qualificados para a venda. Os resultados são mais rápidos e o alcance é mais garantido.

No entanto, uma estratégia não exclui a outra e elas podem gerar resultados diferentes. O ideal é que você consiga conciliar as duas para alcançar um público maior e mais qualificado. É importante também analisar quais são os objetivos que seu negócio deseja e como sua persona se comporta.

Por exemplo, empresas que possuam uma jornada de compra menor podem se beneficiar mais dos anúncios online, com campanhas de remarketing e links patrocinados, pois conseguem levar o consumidor direto para a compra e não precisam de muito esforço para educar uma lead.

MITO 2. Não faz diferença mensurar os resultados

Um erro comum para quem não sabe como trabalhar com com anúncios online é colocar a campanha para rodar e nunca olhar os números que ela está alcançando. Isso é uma falha grave, pois prejudica diretamente os resultados.

Mensurar resultados é um trabalho indispensável ao lidar com mídia paga, pois é isso que ajudará a empresa a identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Ao perceber que um anúncio está com poucos cliques é a sua chance de otimizá-lo para conquistar mais usuários. Se você não mensura resultados regularmente, corre o risco de ter uma campanha que gera números muito pequenos por muito tempo. É a mesma coisa que jogar dinheiro fora.

MITO 3. Segmentar o público não é tão importante

Dentre os diversos benefícios que a mídia paga oferece, um dos mais importantes é a segmentação do público. Ignorar isso é um grande desperdício.

Muita gente acaba não segmentando o público por desejar atingir uma quantidade maior de pessoas, que é outra forma de perder dinheiro. Alcançar um público não segmentado é falar com pessoas que não são relevantes para os objetivos da campanha. Por mais que uma quantidade maior de pessoas acabe vendo seu anúncio, a maioria delas pode não querer clicar nele.

A segmentação do público é o que vai fazer com que seu anúncio apareça para pessoas que possuem mais chances de se interessar pelo seu produto ou serviço, o que rende resultados melhores e mais qualificados.

MITO 4. Deixar o mesmo anúncio rodando para sempre já é suficiente

Não caia na lenda de que tudo que você precisa para ter uma campanha online é criar alguns anúncios e deixá-los rodando por algumas semanas ou meses. Assim como em qualquer outra mídia, o mercado não para de mudar só porque você ativou um anúncio.

Suas campanhas precisam ser constantemente atualizadas para não perderem relevância. Com o tempo, seu lance pode não ser suficiente ou o anúncio pode deixar de ser atrativo. Seus concorrentes também estarão sempre de olho em novas oportunidades e vão usar isso para modificar os anúncios que eles usam. Você precisa estar sempre atento para reconhecer essas necessidades.

Novamente, lembre-se sempre de mensurar regularmente os resultados da sua campanha para identificar o que precisa ser alterado o quanto antes.

MITO 5. Campanhas de remarketing não dão resultado

Anúncios de remarketing são aqueles que aparecem para usuários que já visitaram seu site. Ou seja, o objetivo dele é atrair a pessoa de volta para empresa e conseguir fechar uma venda.

Algumas pessoas acham que campanhas de remarketing não são tão necessárias, mas imagine quantas pessoas já entraram no seu site e nunca mais voltaram. Algumas delas talvez estavam perto de comprar algo, mas não o fizeram por um motivo qualquer.

O remarketing é o que vai garantir que seus produtos e serviços fiquem frescos na memória do usuário e que a venda acabe sendo efetuada.

MITO 6. Contratar um profissional ou uma agência não compensa

Qualquer pessoa pode criar uma conta no Google AdWords ou no Facebook Ads e começar a criar anúncios online. Porém, se isso não for feito com uma série de cuidados e com base em diversos conhecimentos, tudo pode dar errado.

Talvez, você pense que contratar um profissional ou uma agência especializada em mídia paga seja muito caro ou que não valha a pena. Mas sua empresa vai perder muito mais dinheiro se deixar sua campanha ser configurada por alguém que não entende do assunto. E se você tentar administrar tudo por conta própria, o esforço e tempo gastos podem sair ainda mais caros.

Deixar tudo nas mãos de pessoas especializadas é garantir que seus resultados sejam alcançados. E o melhor é que isso pode ser ainda mais barato do que as outras alternativas.

MITO 7. Quanto mais você gastar, melhor serão os resultados

Essa, na verdade, é uma meia verdade. Realmente, o valor que você paga pelo anúncio influencia no resultado que ele alcança. Porém é um grande erro apostar todas as suas fichas no valor do lance.

Ter um anúncio de qualidade e com um público bem segmentado é o que vai fazer com que seus resultados sejam relevantes. Por mais que você tente aumentar o valor do lance para ter um alcance maior, se a campanha não for bem feita, ela não terá cliques.

Se você tem condições de gastar mais com mídia paga, primeiro foque em construir anúncios relevantes. Aumente os lances daqueles que tiverem mais sucesso e aí sim seus resultados vão melhorar.

Chega de receios quando o assunto são os anúncios online. Deixar de investir neles significa perder grandes oportunidades de conquistar novos clientes.

Então, não fique para trás e comece a montar suas campanhas online. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário!