Com o crescimento do marketing digital no Brasil, são pouquíssimas as marcas que ainda não utilizam essas estratégias para otimizar suas vendas e os processos dentro de suas empresas.

Se você possui a dúvida de investir ou não em marketing digital, se faça a seguinte pergunta: eu quero crescer no mercado, aumentar as vendas e também o engajamento com os clientes? Se a resposta for sim, o marketing digital é a melhor solução para o seu negócio.

Porém, sabemos que não é tão simples assim, e as empresas precisam de mais motivos para iniciar essas estratégias. Por conta disso, resolvemos produzir este conteúdo e listar sete razões para você começar a investir em marketing digital na sua loja física hoje mesmo. Confira! 

 

Por quê investir em marketing digital?

 

1. Alcançar os clientes

Qual empresa não gostaria de sempre atrair novos clientes com campanhas de marketing digital na internet, não é mesmo? Pois então, isso só depende da sua marca para acontecer. Sabe por quê?

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 50% da população brasileira têm acesso à internet, ou seja, mais 100 milhões de pessoas. Então, essa é uma ótima oportunidade para seu negócio aplicar estratégias de marketing digital, alcançar e atrair os potenciais clientes.

Se a sua marca estiver presente em um lugar onde as pessoas acessam diariamente, como é o caso do Google, por exemplo, ela terá muito mais chances de aparecer quando essa audiência pesquisar por palavras-chave que envolvam o seu negócio, certo? Então, é exatamente isso que acontecerá com o seu empreendimento.

2. Medir o ROI com clareza

ROI, para quem não sabe, é o retorno sobre o investimento que foi utilizado pela empresa e também um dos principais benefícios do marketing digital. Ele possibilita que empresários visualizem o retorno com mais clareza e segurança.

Vamos supor que a sua empresa já está fazendo campanhas de marketing digital. Após o planejamento, sua equipe de marketing inicia uma estratégia para otimizar as palavras-chave do blog e melhorar o seu posicionamento no Google. Porém, não é isso que acontece, pois as palavras-chave não estão trazendo os resultados esperados. 

Aí é que entram as facilidades do marketing digital. Como tudo é feito por meio de ferramentas na internet, é possível medir o retorno sobre o investimento em tempo real. Caso ele seja insatisfatório, sua equipe de marketing pode cancelar a campanha e utilizar outras palavras-chave que tragam melhores resultados.

3. Fortalecer a marca na web

O objetivo de muitas empresas é construir uma presença forte na web e, consequentemente, criar um engajamento com os clientes. Porém, infelizmente não é isso que costumamos ver.

Para isso acontecer, é preciso que a sua marca esteja presente nas redes e mídias sociais, se comunique com os consumidores, aceite os feedbacks e tenha atitude para resolver todos os problemas que aparecerem. É preciso ter a ideia de que o cliente sempre tem razão e que, sem ele, nada existiria.

Com o marketing digital, sua marca consegue alcançar tudo isso, por meio do e-mail marketing, blog, site e redes sociais. Conquistar a confiança das pessoas não é algo fácil, requer bastante trabalho e dedicação; porém, o resultado final é compensador.

4. Segmentar as campanhas

Não importa a hora, o dia e muito menos qual canal você utilizará para fazer as campanhas. Por meio das estratégias de marketing digital, é possível segmentá-las e direcioná-las apenas para os potenciais clientes.

Isso significa que você pode segmentar as campanhas da melhor forma possível, definindo as regiões de maior interesse do seu público, sua idade e seus principais gostos, por exemplo. Além disso, se o resultado não for positivo, também é possível modificá-las.

Então, sua empresa, além de conseguir direcionar as campanhas para os potenciais clientes, poderá também verificar se os resultados estão sendo positivos e pausar as ações realizadas pela equipe de marketing no momento que quiser.

 

ebook_02_728x200

 

5. Mensurar os resultados

Sabe o marketing off-line em emissoras de TV, rádios, jornais e até mesmo outdoors, onde empresas investem milhões de reais? Pois então, não é possível mensurar os resultados que essas ações trazem para o negócio.

Você deve estar se perguntando como isso é possível, já que é investido muito dinheiro nesses tipos de publicidade, não é mesmo? Mas é isso que acontece.

Se uma pessoa vê uma propaganda na televisão e vai até a sua empresa adquirir um produto, como você saberá que ela está comprando porque viu a sua marca na TV?

É impossível saber os resultados, e essa é uma das principais diferenças do marketing off-line para o marketing digital. Por meio desse último, é possível mensurar todos os resultados, analisá-los e até mesmo otimizá-los em tempo real, para não perder o retorno sobre o investimento, como explicamos na razão 2. 

6. Estar um passo à frente da concorrência

Quando o assunto é concorrência, estar um passo à frente significa muito para as empresas. Principalmente se levarmos em consideração o mercado digital, que é disputadíssimo, onde as pessoas recebem diariamente diversos e-mails, propagandas e mensagens antes de finalizar uma simples compra.

Como já explicamos, a maioria das organizações pode estar presente na web — até mesmo a sua concorrência —, mas somente as melhores se destacam e conseguem fazer um trabalho otimizado e focado em excelentes resultados. 

Investindo em marketing digital, com estratégias, planejamento e uma equipe capacitada que entende do assunto, certamente sua empresa terá ótimos resultados e estará um passo à frente de todos os seus concorrentes.

7. Aumentar as vendas

Uma consequência de todas as razões que citamos é o aumento das vendas, concorda? Se você alcançar os clientes com mais facilidade, tiver uma marca com credibilidade e engajamento, poder mensurar os resultados e, ainda por cima, estar à frente da concorrência, as vendas estarão em alta, isso é fato.

Então, se o objetivo da sua marca é ter sucesso na web e realizar sonhos inimagináveis, investir em marketing digital é a melhor escolha!

E aí, gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do blog diretamente no seu e-mail, em primeira mão!