O mercado está mudando em um ritmo cada vez mais rápido. Dificilmente, o que as empresas viram em 2017 será igual em 2018. Para acompanhar as tendências, melhorar a experiência do consumidor e se destacar frente à concorrência, as empresas precisam investir em Business Intelligence (BI), também conhecida como inteligência de mercado.

A inteligência de mercado é focada na transformação de dados quantitativos e qualitativos sobre o mercado, o consumidor e a concorrência em informações realmente relevantes para uma empresa.

De maneira prática, essa estratégia conta com a ajuda da tecnologia para identificar estratégias de ação, se posicionar no mercado e explorar oportunidades para se destacar diante da concorrência. 

No post de hoje, você aprenderá o que é Business Intelligence e quais são as suas vantagens para uma organização. Confira!

Análise de dados mais eficaz

Em empresas é comum que os dados de clientes se percam em arquivos e planilhas sem o devido aproveitamento. A vantagem básica do Business Intelligence é permitir que as empresas não apenas coletem, mas analisem estrategicamente essas informações sobre o mercado e, principalmente, sobre o comportamento do consumidor. Os mais relevantes se referem ao:

  • perfil comportamental;

  • faixa etária;

  • escolaridade;

  • classe econômica;

  • onde ele se encontra na jornada de compra;

  • “insights” que motivam a sua decisão de comprar algo ou não.

Além disso, é possível compreender a interação desses clientes com a marca, o impacto e a percepção das suas campanhas, a reação diante do preço e sua visão sobre os produtos e serviços oferecidos.

As ferramentas utilizadas nas estratégias de BI cruzam essas informações com dados do mercado. Elas têm como foco a minimização de riscos, ajudando as empresas a criarem planos de ação para as vendas e estratégias de marketing para atingir um determinado público-alvo.

Comunicação otimizada com clientes

Na disputa para conquistar clientes e consumidores, as soluções de BI são aliadas das empresas para conhecer o público-alvo e fortalecer o relacionamento com os elementos mais importantes para o mercado. 

Com a análise de dados, indicadores e informações sobre as principais demandas dos consumidores, as empresas conseguem aprimorar e direcionar as suas estratégias de comunicação e fornecer um atendimento diferenciado, com qualidade também no período de pós-venda.

Posicionamento frente à concorrência

Os concorrentes também são elementos que estão no foco da inteligência de mercado. Conhecer as reclamações dos clientes em relação a essa concorrência, entender a sua atuação, os pontos falhos nos seus produtos, os preços e as ameaças, podem dar à empresa uma vantagem competitiva, melhorar o seu desempenho e garantir um título de excelência no mercado.

Antecipação de tendências e cenários

Com as ferramentas de BI é possível ter uma visão macro do mercado e não apenas do segmento da sua empresa. Essa estratégia permite prever tendências e cenários que não estão ao seu alcance naquele momento, mas que dominarão o mercado em alguns meses ou anos.

Esse posicionamento também permite que os líderes invistam no desenvolvimento de produtos e serviços com mais qualidade, tomem decisões de maneira planejada no futuro e preparem a empresa para possíveis mudanças. Isso cria um diferencial competitivo, permitindo que metas sejam alcançadas mais rapidamente, garantindo o crescimento.

Prevenção de crises 

Assim como a antecipação de cenários, com a ajuda do Business Intelligence as empresas conseguem se preparar para possíveis crises. E em um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível, se antecipar diante de ameaças é uma maneira de contê-las e, no melhor caso, tirar vantagens delas, em vez de apenas reagir.

Criação de estratégias de inovação

Inovação é uma das palavras mais relevantes para as empresas que desejam se posicionar no mercado. Conhecer as tendências e analisar novos nichos de negócios ajuda na criação de estratégias que permitem à empresa inovar, seja nos seus produtos ou serviços, mas também nas suas estratégias de comunicação com o público, ações e campanhas que atraiam novos consumidores.

Redução de custos 

Todo o processo de inteligência de mercado é feito por meio de estratégias bem estruturadas, acompanhamento dos KPIs (Key Performance Indicators) mais relevantes para o crescimento do negócio, projeção de faturamentos, margens de lucro e retornos de ações, campanhas e investimentos.

As informações e conhecimentos trazidos por esses indicadores permitem identificar falhas, reduzir custos desnecessários, amadurecer a tomada de decisões dos líderes e melhorar a gestão financeira da empresa como um todo.

Garantia de segurança para as informações

Muitas empresas afetam a sua imagem por causa do vazamento de informações. Até mesmo as grandes, como Yahoo! e Snapchat já sofreram com essas falhas. Inclusive, por estarmos na era da informação, esse passa a ser um dos grandes problemas para negócios que lidam com uma quantidade enorme de dados.

Os softwares utilizados em Business Intelligence são capazes de criar uma estrutura extremamente segura para dados de usuários, estratégias de negócios, projetos e qualquer tipo de informação relevante para as empresas.

Aumento da produtividade

O conceito de produtividade está relacionado à eficiência com que as estratégias e ideias promissoras são colocadas em ação nas empresas. As ferramentas e softwares utilizados em BI permitem que os profissionais saibam o que estão fazendo, o que consequentemente aumenta a sua produtividade.

Além disso, as coletas de dados otimizadas oferecem centenas de possibilidades para que a empresa:

  • Transforme dados em estratégias de ação mais facilmente.

  • Tenha em mãos recursos para otimizar a sua performance.

  • Evite perder tempo com detalhes irrelevantes para o negócio.

  • Tome decisões mais acertadas.

Contenção de erros

Uma das maiores vantagens do BI é coletar e atualizar informações de maneira automática, em um curto período de tempo. Esses dados também costumam ser organizados em “dashboards” ou painéis integrados, que otimizam a sua visualização, agilizam as buscas e ajudam na identificação de aspectos que não se encaixam.

Essa eficiência garante que erros sejam percebidos rapidamente, antes que comprometam o plano de ações da gestão, criem um impacto maior no desempenho das equipes e afetem os resultados do negócio.

Ficou mais fácil entender o que é Business Intelligence? Você já utiliza essa estratégia na sua empresa? Para não perder as novidades e dicas do site, não deixe de assinar a nossa newsletter!