O marketing digital proporcionou inúmeros benefícios aos anunciantes. Enquanto antes não tínhamos informações exatas sobre o desempenho das campanhas, hoje conseguimos acompanhar esses dados em tempo real. Com isso, criou-se uma falsa impressão de que a criatividade já não era mais tão importante. No entanto, as campanhas de marketing criativas ainda têm papel fundamental e mostraremos o porquê ao longo deste artigo.

É claro que a forma de fazer publicidade não é mais a mesma do século anterior, como mostrado na série Mad Men. Contudo, o fator humano para conquistar o público permanece. De nada adianta você conhecer o perfil dos consumidores, mas não despertar qualquer desejo que os façam agir.

Quer conhecer a importância das campanhas criativas, as melhores práticas na hora da execução e alguns cuidados que você deve tomar? Continue lendo e confira!

Qual a importância da criatividade nas campanhas?

Somos bombardeados o tempo inteiro com novas informações em diversas mídias — e após a popularização dos smartphones, essa situação se intensificou. Basta dar um intervalo no trabalho para tirarmos o aparelho do bolso e checar o e-mail, ler as mensagens no WhatsApp, conferir as redes sociais ou até mesmo jogar uma partida do nosso jogo preferido.

Devido à frequência de usuários, obviamente, as marcas começaram a investir cada vez mais nessas plataformas para anunciar seus serviços ou produtos. Mas, seja sincero, você consegue prestar atenção em todos esses anúncios? É provável que não. Então, é preciso se diferenciar para causar algum efeito no público.

Além de mensagens que despertem a atenção das pessoas, a criatividade deve ser usada para se destacar da concorrência por meio de um posicionamento único. Se você faz uma propaganda que provoca reações positivas, mas, no final das contas, ninguém lembra qual era a marca mostrada no comercial, isso pode ser um sinal de que você caiu no clichê.

Outra questão para qual você deve se atentar em sua campanha de marketing é com o engajamento. Agora, os consumidores podem se comunicar com as marcas nas mídias digitais — e você pode utilizar isso em seu favor. Ao criar um conteúdo promocional diferente daquilo que as pessoas estão acostumadas, há grandes chances de viralizar. Logo, você consegue um alcance orgânico acima do esperado.

Como fazer campanhas de marketing criativas?

Capriche no briefing

O briefing é a primeira etapa antes de começar a execução da campanha, e jamais deve ser ignorada. Ao elaborar um documento com todas as informações da empresa, do público e o objetivo pretendido, você tem um guia para criar suas ações de marketing. Dessa forma, os responsáveis pela criação conseguem entregar um trabalho coerente com o propósito, e que pode render frutos incríveis.

Pesquise a fundo

Pesquisas sobre o mercado e o público-alvo são essenciais para o processo criativo. Antes de se comunicar com os consumidores, é preciso conhecer seus interesses, hábitos, problemas, entre outras questões. Durante o andamento da pesquisa, é comum que surjam algumas ideias para a sua campanha.

Realizar entrevistas qualitativas é uma excelente maneira de conseguir bons insights. Imagine, por exemplo, que você tenha uma fábrica de molho de tomates e reúna um grupo de pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Ao longo da entrevista, alguém diz que o maior prazer em utilizar esse produto é abrir o pacote e sentir o aroma. Pronto! Talvez essa seja a ideia que você estava procurando.

Faça um brainstorm com a equipe

O brainstorm, também chamado de tempestade de ideias aqui no Brasil, trata-se de uma técnica bastante utilizada pelas agências no processo criativo. Funciona da seguinte forma: você reúne a sua equipe e pede a sugestão de todos para a criação da campanha. Todos devem falar o que vier à cabeça imediatamente e as ideias são anotadas. No final do tempo estabelecido, é selecionado a melhor delas.

Esse método é bastante eficaz, pois haverá uma grande divergência de opiniões, o que é ótimo para que surjam soluções pouco convencionais. É importante não criticar as ideias que forem surgindo para que tudo flua da melhor maneira.

Acumule uma bagagem cultural

Essa dica você deve levar para a vida inteira. Nós somos moldados por tudo o que vivenciamos e consumimos, então, quanto mais experiências acumuladas, maiores serão as chances de você encontrar uma solução em um momento crucial. Portanto, leia livros de diversos autores, veja filmes e séries de vários gêneros, visite locais incomuns, enfim, procure sempre sair da rotina e conhecer coisas novas.

6 ações de marketing que não podem ficar de fora do seu planejamento estratégico

Quais cuidados devem ser tomados?

Evite assuntos polêmicos

Às vezes, na ânsia de criar algo fora da caixinha, muitas pessoas acabam perdendo a mão e chamam a atenção da maneira errada. Sabe aquela brincadeira de duplo sentido que pode fazer sucesso em uma reunião de amigos? Talvez não seja uma boa ideia utilizá-la na comunicação da empresa. O mesmo vale para as piadas. É essencial tomar bastante cuidado para não ofender nenhum grupo de pessoas. 

Lembre-se do seu objetivo

Por fim, lembre-se de sempre estar focado no objetivo da campanha. Você até pode criar uma ação digna de elogios, mas se ela não atingir o propósito, de nada valeu o esforço. Cada intenção exige uma comunicação diferente. Não dá para criar uma peça publicitária para vender mais, ser reconhecido no mercado e aumentar a sua autoridade ao mesmo tempo.

Vamos supor que você queira gerar mais leads para a sua empresa. Então, você cria um vídeo com uma história emocionante, recebe curtidas e comentários, mas não convence o espectador a clicar no link ao final para se cadastrar. Ou seja, essa ação apresentou resultados, mas não aqueles que eram esperados pela empresa.  

Portanto, ainda é possível fazer campanhas de marketing criativas e elas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Em um cenário competitivo, quem não se destaca corre o risco de sumir do mercado. O foco em resultados nunca deve se basear apenas na matemática, pois a máquina não consegue substituir o ser humano em todos os seus afazeres.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos conheçam a importância das campanhas de marketing criativas também!