Oferecer o atendimento de uma empresa pela internet é um dos passos mais importantes e, em consequência, complicados que a sua companhia pode dar. Isso porque a internet proporciona diversas ferramentas para aumentar as vendas, consolidar a presença online e ampliar o reconhecimento de seu negócio.

Porém, mais do que apenas uma plataforma, o mercado digital é a tendência daqui para a frente, pois a comodidade de o cliente poder comprar pelo computador, tablet, smartphone e até mesmo por smart tvs é gigantesca.

Consequentemente, o consumidor passa a ter muito mais opções a seu dispor, o que se traduz em quantidade e qualidade – a grande preocupação de todas as empresas que ofertam pela internet. Dessa forma, é possível compreender porque o consumidor está mais crítico e exigente.

As empresas, hoje, criam produtos, serviços e atendimento que passam a sensação de exclusividade ao consumidor; este, por sua vez, está mais autônomo, decidindo mais sozinho e pesquisando também. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de abrir o seu e-commerce.

Para te ajudar, preparamos 9 dicas de como ampliar suas vendas utilizando a internet!

1. Descubra quem é seu público-alvo

O público-alvo está mais influente, pois o poder de decisão está todo em suas mãos e, agora, as empresas precisam se desdobrar para atingi-lo através das redes sociais. Para isso, é necessário explorar novamente quem é o seu público-alvo, realizando pesquisas pela internet, que podem gerar desde mais resultados, até novos conhecimentos.

Após compreender quem é o seu atual consumidor, sua empresa estará apta a dar novos passos rumo à concretização de um e-commerce bem definido.

2. Interaja com o cliente

Para dar os próximos passos, porém, é necessário compreender que o consumidor de hoje e, sobretudo, o da internet se reinventa todos os dias e não tolera mais superficialidades, o que indica que ele quer se sentir único.

Transforme as suas redes sociais em verdadeiros meios de comunicação, interagindo com o cliente e conhecendo-o ainda mais. Eis uma oportunidade vasta e sem grandes custos.

 

ebook_02_728x200 

3. Crie funis de vendas

Após reconhecer seu público-alvo e interagir com ele, você terá uma boa base de conhecimento para criar funis de vendas, o que significa segmentar o seu público e transformar suas publicações em conteúdos relevantes para diferentes grupos de pessoas.

4. Utilize diferentes recursos

Não é só de textos que vive a internet – muito pelo contrário! Interaja com seu público com vídeos, fotos, memes, compartilhamento de notícias… Conteúdo interativo é o que não falta e a internet dispõe de diversos meios para alcançar o interesse das pessoas.

Um dos grandes diferenciais, hoje, é tornar o seu site responsivo, ou seja, torná-lo adaptável a diferentes dispositivos de acesso, como notebooks, tablets e smartphones. Isso transmite ainda mais credibilidade ao consumidor, pois facilita bastante a navegação e melhora a experiência do usuário com a marca.

5. Foque no conteúdo

Criar conteúdo para a internet, hoje em dia, necessita de grande concentração e criatividade, pois há diferentes mecanismos que penalizam a cópia ou a oferta de produtos e serviços feita descaradamente. Para isso, é necessário ter um redator – ou alguém que domine o idioma e saiba discorrê-lo bem – em mente .

6. Publique com moderação

Não faça de suas redes sociais um carnaval sem fim, pois o consumidor pode se sentir confuso e desconfortável com excesso de informações, seja em um texto, uma foto ou um vídeo. Foque em padronização e crie, pouco a pouco, uma imagem relacionada à sua empresa na mente do consumidor.

É necessário ter acesso não só a um conteúdo inteligente e relevante, mas também a um banco de imagens que, se não for próprio, proporcione valor a cada post nas redes sociais e blog. Dessa forma, a visualização se tornará mais ergonômica.

O consumidor sabe quando o desconforto bate em seus olhos e a vontade de consumir se torna nula.

7. Valorize a sua empresa

A construção da imagem de sua empresa dará ao cliente a primeira impressão, o que pode ser decisivo na hora dos cliques subsequentes para fechar uma venda. Por isso, valorize a sua empresa oferecendo um site limpo, seguindo as tendências de layout e conteúdo.

Um site que valoriza a sua empresa transmite credibilidade ao visitante e, por mais que não haja fechamento no primeiro acesso, ninguém esquece – ou deixa de adicionar aos favoritos – um site elegante, bem construído e distribuído.

Torne, também, a regra acima como obrigação em seu site: menos é mais e a padronização de cores deve manter a personalidade de sua empresa tanto no site, quanto no blog e nas redes sociais. Siga um padrão.

8. Invista nas redes sociais e em estratégias de SEO

Com as redes sociais, a imagem que o consumidor tem de sua empresa é afetada constantemente, pois é comum ele passar a acompanhá-la nesses ambientes para ficar por dentro de novidades.

Mais do que somente a imagem, o crescimento nesses espaços está relacionado à utilização de ferramentas de postagens das redes sociais e de anúncios, que permitem que sua empresa e os diferentes sites ligados a ela possam ranquear no Google. Isso acontece porque a pesquisa por meio de palavras-chave é uma maneira de se manter presente nesses espaços.

Seja por meio de uma consultoria em marketing digital ou por intermédio de um profissional da área, foque nas redes sociais e em sites de busca para elevar o reconhecimento de sua marca e dar ao seu público-alvo diferentes meios de acessar seus serviços e produtos.

9. Adapte-se à tecnologia e às suas tendências

Não adianta traçar toda uma estratégia de marketing digital e treinar diferentes pessoas para torná-la um sucesso se a mente do dono — ou seja, a sua — não está adaptada às nuances e maravilhas que a tecnologia tem a oferecer.

Com isso em mente, reflita sobre seu comportamento diante desse novo mercado que, já estabelecido, é responsável por grande parte das vendas do varejo no Brasil. Mais do que isso, é um mercado adaptado às necessidades desse novo tipo de consumidor: o autônomo.

Aumentar as vendas é uma arte complicada, porém, com a internet à disposição, é totalmente possível de ser alcançada em relação a tudo o que oferece. Seja por intermédio de um profissional ou por diferentes pesquisas e testes, o e-commerce veio para ficar e sua empresa só tem a ganhar.

Bom, agora que você já sabe que caminho percorrer para aumentar as vendas na internet, que tal dar mais um passo para o sucesso? Apresentamos a você dicas imperdíveis para gerar mais leads para seu negócio!