O marketing digital tem se consolidado como uma alternativa eficiente para o aumento das vendas. Investir em links patrocinados se destaca como uma das soluções com um ROI mais expressivo, entretanto, é necessário convencer a diretoria da empresa de que o investimento vale a pena.

O sucesso da estratégia de links patrocinados já é reconhecido entre gerentes de marketing, entretanto, é necessário ser convincente para os escalões de decisão da companhia — principalmente dado o cenário econômico desfavorável que tem feito o corte de despesas ser regra nas empresas.

Um dos benefícios de investir em links patrocinados é a fácil mensuração dos resultados, que torna a estratégia muito defensável a partir de estatísticas e dados, reforçando a confiabilidade da solução.

Mesmo assim, até obter dados próprios, é necessário se basear em casos de sucesso do mercado para justificar a importância do investimento. Para tal, conhecer os benefícios da solução é fundamental.

Quais os benefícios de investir em links patrocinados?

Os links patrocinados oferecem uma série de vantagens para empresas de diferentes portes e os resultados sólidos garantem a continuidade do investimento. São diversos os fatores que podem ser mencionados em defesa da estratégia. Confira alguns:

Alta capacidade de segmentação

A alta capacidade de segmentação dos links patrocinados é possível por meio de um conjunto de palavras-chave que determinam quando o anúncio é mostrado e recursos nas ferramentas de marketing digital que possibilitam a negativação de palavras. Também é possível restringir o anúncio por horário e por localização.

Dessa forma, o anúncio só é exibido quando a busca tem relação direta com o negócio, o que aumenta as chances de ele ser clicado e resultar em uma venda.

Formas de pagamento mais eficientes

Em um anúncio offline, como em uma revista, por exemplo, o valor é fechado, sendo que o resultado posterior terá pouca relação com o que foi investido. No caso dos links patrocinados, a forma de pagamento é PPC (pay per click), o que significa pagamento por clique.

Com o PPC, um anúncio só é cobrado quando um cliente efetivamente clica no anúncio e é redirecionado para o site. Dessa forma, a empresa só gasta com chances reais de venda, que vai depender da adequação do anúncio ao que a empresa tem a oferecer, da qualidade da página de destino, entre outros fatores.

Outro diferencial é que pode-se executar a estratégia com um orçamento baixo, sendo que algumas ferramentas não exigem valor mínimo de investimento.

Alto retorno sobre o investimento

Devido ao direcionamento e a forma de cobrança dos links patrocinados, eles estão entre as estratégias de marketing digital com um maior retorno sobre o investimento. Com essa ferramenta, é possível obter retornos de 1 para 20, ou seja, a cada R$ 1 investido, obter R$ 20 de retorno.

Conforme a estratégia é aprimorada, com segmentação mais apurada, uso de palavras-chaves negativadas, otimização das páginas de destino, entre outras melhoras, mais eficiente se torna a solução e, portanto, maior o ROI gerado.

Aumento direto das vendas

Os links patrocinados estão entre as estratégias de marketing digital que têm um retorno em vendas mais direto, pois, diferentemente das soluções orgânicas, como o SEO, visa atingir leads que já estão mais predispostas a finalizar a compra.

Essa característica dos links patrocinados faz com que a estratégia seja mais certeira no aumento das vendas, já que, enquanto anúncio comercial, tem como objetivo auxiliar um usuário a encontrar aquilo que ele já deseja comprar.

Tempo de retorno

Após a opção por adotar a estratégia de links patrocinados, ela pode ser rapidamente desenvolvida e começar a ser executada. Diferentemente do SEO que demora alguns meses para posicionar e trazer os primeiros resultados, os anúncios online são mais rápidos para trazer os primeiros leads.

Os links patrocinados consistem em grupos de anúncios que são exibidos de acordo com a palavra-chave usada na busca, assim, logo que colocada no ar a campanha, ela pode trazer resultados.

E o planejamento? Claro que a estratégia precisa ser planejada de acordo com o perfil da empresa e dos clientes, entretanto, é possível modificá-la sempre que desejado, mesmo com ela em execução. Sendo assim, é comum colocar uma campanha no ar e otimizá-la de acordo com as métricas geradas.

Mensuração dos resultados

Como mencionado anteriormente, a capacidade de mensuração dos resultados a partir de métricas detalhadas é uma das vantagens dos links patrocinados. Entre as métricas que podem ser avaliadas para determinar o sucesso da campanha destacam-se:

Essas são algumas das métricas que permitem contrapor investimento e resultados e mensurar se a estratégia tem proporcionado o êxito desejado.

Por meio das métricas, também é possível determinar quais as etapas mais vulneráveis do plano de ação empregado e assim definir o que deve ser melhorado, como qualidade do anúncio, páginas de destino, palavras-chave utilizadas etc..

Quando investir em links patrocinados?

Um elemento importante que pode ser apresentado pela diretoria é: por que começar a investir em links patrocinados agora? Entre as justificativas para essa questão, uma boa ideia é mostrar que os concorrentes já estão à frente executando a estratégia e contra-argumentar: porque deveríamos ter começado antes!

Mas, para ajudar na argumentação, é importante trazer dados do mercado para justificar o investimento. Faça pesquisas sobre a efetividade de estratégias que utilizam os links patrocinados para alcançar seu púbico-alvo e para fechar negócio. Além de fornecer os dados que justifiquem o investimento, é importante ser honesto sobre as desvantagens da estratégia.

Entre elas pode ser citado o fato de que, após o corte de orçamento, a estratégia sai do ar, ficando ativa apenas enquanto há investimento. Outro aspecto importante é que o posicionamento dos anúncios vai depender do valor investido e da qualidade dos anúncios.

Gostou desse conteúdo sobre por que investir em links patrocinados e quer continuar recebendo informações atuais sobre marketing digital? Curta a nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado!