Toda empresa que deseja divulgar seus negócios precisa estar na internet — essa é uma realidade que você já conhece. No entanto, de acordo com o segmento do negócio, existem algumas especificidades que devem ser observadas.

Quando se trata da área da saúde e estética, por exemplo, questões como o código de ética da profissão e o conteúdo utilizado para atrair o paciente devem ser pautadas nas características do marketing digital para clínicas.

Neste artigo falaremos sobre a importância dessa estratégia e daremos algumas dicas para que você saiba traçar o seu planejamento. Boa leitura!

A importância do marketing digital para clínicas

Cada vez mais conectado e informado, o novo consumidor desenvolveu um forte comportamento de pesquisa. Fazer uma busca no Google é um hábito que antecede qualquer compra ou contratação de serviços — inclusive médicos.

O paciente deseja saber a opinião de outras pessoas que já foram atendidas no local, se o ambiente é acolhedor, se a localização da clínica é boa, se o profissional tem boas referências, entre outras informações.

Nos últimos anos, diante da crise econômica do país, muitas pessoas deixaram de usar plano de saúde. De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entre 2015 e 2016, houve uma queda de 1,5 milhão de usuários do serviço.

Diante dessa realidade, muitas pessoas passaram a optar pelas clínicas particulares, que começaram a se multiplicar no mercado. Assim, para superar o aumento da concorrência, tornou-se ainda mais importante investir em um bom planejamento de marketing digital.

Essa estratégia pode aumentar o alcance do seu público-alvo, criar confiança e credibilidade nos pacientes e fortalecer a imagem da sua clínica na internet.

Estratégias de marketing digital para clínicas

Agora que você sabe a importância de impulsionar sua clínica na internet, veja algumas dicas para realizar esse trabalho de forma eficaz e ética:

Tenha um site profissional

Transmitir uma boa imagem é fundamental para todos os profissionais — quem atua na área médica, contudo, precisa ficar ainda mais atento. As pessoas estão confiando seu bem mais precioso a esse profissional — a saúde. Por isso, é preciso passar segurança.

O site é a principal ferramenta de marketing da sua clínica, pois é por meio dele que o paciente pode conhecer suas especialidades e realizar o primeiro contato. Além disso, ao utilizar técnicas de SEO, você pode destacar seu negócio nas buscas no Google, atraindo mais acessos.

Para alcançar um bom resultado, o ideal é contratar um designer ou uma agência especializada, que realizarão um estudo do seu público-alvo e definirão quais são os elementos necessários para uma boa navegação no site.

Invista em links patrocinados

Uma maneira de levar acessos ao site e aumentar o número de pacientes é investir em links patrocinados. A vantagem dessa estratégia em relação ao conteúdo orgânico (ou seja, não patrocinado) é que o alcance de pessoas é mais rápido e expressivo. Dessa forma, a garantia de um bom ROI (retorno sobre o investimento) é maior.

Você pode investir no Google Adwords, no Facebook Ads ou no Social Ads. Por meio dessas ferramentas, é possível segmentar os anúncios por localização — como acontece no buscador — ou até mesmo por público-alvo, como no Facebook.

Além disso, os links patrocinados permitem mensurar os resultados de maneira precisa, oferecendo dados importantes para o seu negócio. Para garantir que esse investimento tenha um retorno significativo e mais rápido, o ideal é contar com a ajuda de uma agência especializada em performance.

Os profissionais dela possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de campanhas e podem trazer insights significativos para a sua estratégia de marketing digital.

Utilize o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em engajar o seu público-alvo por meio de conteúdo relevante e valioso, gerando valor, criando credibilidade e atraindo mais pacientes para a sua clínica.

Esse conteúdo pode ser disponibilizado de várias maneiras, mas a opção mais utilizada é a criação de um blog. Nesse espaço, você pode disponibilizar informações úteis para o seu paciente, sempre tomando cuidado com os princípios éticos da profissão (falaremos mais sobre isso ao longo do artigo).

Para passar autoridade nos assuntos tratados, procure embasar sua opinião em artigos científicos ou pesquisas. Essa também é uma forma de garantir ao seu público-alvo segurança nas informações.

Esteja presente nas redes sociais

Para destacar sua clínica nas redes sociais, é necessário oferecer um conteúdo que vá ao encontro do interesse do seu público-alvo, além de interagir com os seguidores. O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros e, por isso, merece destaque na sua estratégia.

Uma opção interessante para médicos é compartilhar imagens de eventos e congressos. Essa é uma maneira de mostrar às pessoas que o profissional está sempre atualizado sobre as novidades do mercado.

As transmissões ao vivo também são uma forma de compartilhar conteúdo com os seguidores, além de criar aproximação com o seu público-alvo. É importante falar sobre os assuntos abordados de forma geral, orientando as pessoas a buscar ajuda profissional para o esclarecimento de dúvidas individuais.

Cuidados éticos no marketing digital para clínicas

Os médicos que desejam investir em marketing digital precisam ficar atentos às diretrizes do Conselho Federal de Medicina em relação ao trabalho divulgado nas redes sociais. De acordo com a Resolução CFM nº 2.126/2015, fica proibida a propaganda de métodos ou técnicas não reconhecidas como válidos pelo Conselho Federal de Medicina.

A publicação de selfies com pacientes em situações de trabalho ou atendimento também não é permitida. Segundo a Resolução CFM Nº 1.974/2011, é proibida a divulgação do endereço e do telefone do consultório ou da clínica nas redes sociais — ou seja, inclua essas informações apenas no site.

O Conselho Federal de Medicina também veta anúncios considerados sensacionalistas — como “emagreça 3 quilos em 3 dias”, por exemplo —, além de expressões de autopromoção, como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido.

O Marketing Digital para clínicas é um trabalho que deve ser realizado com cuidado, ética e com a ajuda de profissionais especializados no mercado. Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!