marketing digital se tornou a opção de divulgação mais viável para diversas empresas. Cada vez mais, o investimento nessa modalidade cresce e, em um futuro não muito distante, poucos vão ignorá-la.

O marketing digital para turismo, no entanto, já é quase uma obrigação para as agências. De acordo com o Sebrae, a maior parte dos brasileiros prefere comprar as passagens nos sites das companhias aéreas.

Com isso, as agências precisam se diferenciar no ambiente online para conquistar a confiança das pessoas. Apenas com uma estratégia eficiente voltada para essa atmosfera é possível contornar tal situação.

Quer conhecer os principais benefícios do marketing digital para turismo e as melhores práticas que devem ser adotadas? Continue lendo o artigo!

Quais são os principais benefícios?

Visibilidade

O primeiro passo para atrair clientes à agência é ganhar visibilidade. Como o hábito de comprar pacotes e passagens pela internet é predominante, não há lugar melhor para investir. Para isso, você deve marcar presença em diversos canais, como: redes sociais, mecanismos de buscas, sites do ramo, entre outros.

Credibilidade

Mesmo com os métodos seguros de pagamento, que reembolsam o dinheiro do consumidor, muitos ainda têm receio de comprar em qualquer site. Quando você aumenta a sua presença online, os usuários tendem a confiar mais, pois, desse modo, a sua empresa passará a imagem de seriedade e mostrará que não é apenas mais uma aventureira.

Conversão

Você pode até ganhar visibilidade investindo na rede de display do Google, por exemplo, mas essa ação isolada não garante que o público impactado se torne seu cliente. Entretanto, o marketing digital dispõe de ferramentas próprias para aumentar a taxa de conversão.

O e-mail marketing é uma delas. Quando esse recurso é utilizado da forma correta, é possível perceber uma nítida diferença.

Mensuração dos resultados

Uma das grandes vantagens das ações online é poder medir, de forma precisa, os resultados alcançados. Enquanto na TV dependemos do número do IBOPE, em que os dados são obtidos a partir de uma parcela dos espectadores, os recursos digitais da internet conseguem mostrar o número exato de pessoas atingidas.

Quais práticas de marketing digital para turismo devem ser adotadas?

Otimização do site (SEO)

Aparecer na primeira página dos mecanismos de busca — como Google e Bing — é o desejo de muitos que investem em marketing digital. No entanto, isso não é possível do dia para a noite: é necessário utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optmization) para alcançar tal objetivo.

Nesse caso, o ideal é criar um blog e alimentá-lo com bons conteúdos. Quanto mais artigos de qualidade e com palavras-chave relevantes houver, maior será a sua chance de ficar bem posicionado.

Adoção de um site responsivo

Com a popularização dos smartphones, as pessoas começaram a utilizá-los para diversas finalidades, como checar o e-mail e fazer compras online. Dessa forma, não ter um site que se adapte aos dispositivos móveis pode ser a ruína de qualquer empreendedor.

Se o usuário tiver uma péssima experiência ao entrar em sua página, dificilmente voltará. Portanto, se o site de sua empresa está ultrapassado e não é responsivo, é fundamental mudar isso logo.

Investimento em links patrocinados

Investir em links patrocinados é a maneira mais rápida de ficar em destaque no Google. Para tanto, você precisa criar uma conta no Google AdWords, selecionar as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado, elaborar o texto do anúncio e decidir qual é o valor a ser aplicado.

A cada clique do usuário em seu conteúdo, é descontado um valor X de seus créditos. Ou seja: você terá que desembolsar um dinheiro para ter esse privilégio. Porém, o ROI (retorno sobre o investimento) dessas campanhas costuma ser alto.

Criação de uma landing page

landing page, também conhecida como página de vendas, é a ferramenta ideal para capturar os e-mails dos visitantes ou vender seus serviços. Trata-se de uma página simples, sem muitas distrações, que tem como foco a conversão.

Uma dica para conseguir os contatos dos visitantes é oferecer um material gratuito, como um e-book. Em troca, para fazer o download do conteúdo, o usuário deve informar seu e-mail. A partir de então, é possível trabalhar a sua estratégia para convertê-lo em cliente.

Uso das redes sociais

As redes sociais proporcionam inúmeros benefícios — desde o relacionamento próximo com o usuário até a sua conversão. Para isso, você deve atualizá-las com frequência e dialogar com seus seguidores.

As agências de turismo costumam usá-las para publicar folders com promoções e fotos de lugares paradisíacos. Nessas ocasiões, o Instagram é a plataforma ideal.

Para aumentar o engajamento, você pode promover concursos em sua fanpage e presentear o vencedor com um desconto (ou até mesmo uma viagem). Esse tipo de ação, na maioria das vezes, recebe muitos compartilhamentos.

Disponibilização de um chat online

O chat online é essencial para quem faz vendas pela internet. Caso o usuário tenha uma dúvida sobre algum serviço antes da compra, é preciso alguém para auxiliá-lo. Se esse processo for dificultado, é possível que a taxa de desistência seja grande.

Claro que você ou os atendentes não poderão ficar disponíveis 24 horas por dia. Nesse caso, o recomendável é dispor de um chatbot. Trata-se de uma inteligência artificial que consegue identificar os conteúdos das mensagens e fornecer as informações necessárias.

Utilização do e-mail marketing

Após capturar os dados dos clientes por meio de ferramentas como a newsletter e a landing page, é preciso usá-los para estreitar o relacionamento e, consequentemente, aumentar as vendas. Com o e-mail marketing, isso é possível.

Caso o cliente em potencial já esteja em um estágio avançado, pronto para a compra, você pode usar algumas técnicas para convencê-lo. Uma delas é exibir depoimentos de pessoas que já usaram e ficaram satisfeitas com o seu serviço.

Ao contar com uma ferramenta de automação, é possível otimizar seu tempo e atingir muitos contatos. Se você quer promover uma promoção de última hora, por exemplo, será beneficiado com esse recurso.

Portanto, o marketing digital para turismo se mostra a maneira mais eficaz de atrair e converter clientes. Os diferentes canais de comunicação e a possibilidade de mensurar os resultados tornam a sua estratégia ainda mais forte.

Quer aprender mais sobre o assunto? Confira tudo o que você precisa saber para investir em links patrocinados!