Usar a tecnologia em favor do seu empreendimento já se tornou algo óbvio em tempos modernos. Entretanto, saber que isso pode ser feito é muito diferente de saber como fazer. Em muitos casos, uma exposição negativa em ambiente online pode ser o primeiro passo para levar uma marca à decadência.

Por isso, é preciso conhecer as possibilidades que diferentes tipos de mídias oferecem para fazer com que essa exposição seja bem-sucedida. Ficou curioso? Então, siga com a gente e confira como lidar com as mídias digitais no varejo!

Trabalhe com o seu nicho

Um grande diferencial que a tecnologia digital tem oferecido às empresas é permitir um melhor direcionamento da comunicação em relação ao marketing tradicional. Se antes era preciso gastar muito dinheiro para colocar um anúncio no intervalo da novela, por exemplo, hoje, você pode divulgar sua empresa de maneira muito mais barata e precisa.

Trabalhando com as mídias certas, é possível criar uma mensagem altamente segmentada e se comunicar exclusivamente com o seu público-alvo, aumentando as chances de concretizar uma venda.

Nas mídias digitais, é mais fácil identificar onde as pessoas estão. Os números não nos deixam mentir: de acordo com a Nielsen, que estuda o comportamento do consumidor, 78% dos anúncios digitais no Brasil conseguem atingir o público-alvo. Isso representa um potencial altíssimo de sucesso para as campanhas!

Seja autêntico nas mídias digitais

Cada vez mais, é na autenticidade de uma marca que ela ganha relevância. Como em ambiente online os caminhos para alcançar o público-alvo são mais curtos, praticamente todas as empresas têm investido em sua presença na web; por isso, é preciso se diferenciar da concorrência. O caminho para conseguir isso é criar mensagens que realmente façam sentido para as pessoas.

Pense naquilo que dá coerência para a imagem que você pretende construir. Considerando sempre a missão, a visão e os valores da sua empresa, é possível usar as ferramentas digitais para dar amplitude a esses objetivos. Isso certamente motiva pessoas que compactuam com as mesmas ideias a acompanharem o seu trabalho.

Invista nas redes sociais

As redes sociais já não são mais um instrumento para divertir as pessoas apenas. Muito além disso, elas funcionam como recursos para melhorar o relacionamento das empresas com seus clientes. Dois exemplos são muito ilustrativos: o engajamento e o atendimento.

Quando você usa as redes sociais para engajar seus consumidores, você transforma o ambiente online em um importante aliado para obter resultados melhores para o seu empreendimento. Procure mergulhar de cabeça na causa da empresa para estimular esse engajamento. Promova essa causa em sites como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn. Entendendo as possibilidades de cada um desses canais, você consegue grande visibilidade.

Da mesma forma, as redes sociais podem funcionar como um diferencial no atendimento da empresa. Quando elas são utilizadas como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), você cria um canal de comunicação extremamente útil por funcionar de maneira ágil, sempre que seu cliente precisar.

Assim, mesmo sem sair de casa, ele pode tirar dúvidas a respeito dos produtos e serviços oferecidos e pedir esclarecimentos sobre determinado tema. O ideal é que as perguntas sejam respondidas o quanto antes para que seu cliente tenha uma impressão positiva do atendimento oferecido.

Divulgue via mídia orgânica

Com postagens periódicas em sites como o Facebook e o Twitter, por exemplo, você pode manter as pessoas informadas sobre o dia a dia da sua empresa, incluindo ofertas e novidades a respeito do setor que a envolve. Páginas como a do Guaraná Antártica, por exemplo, são excelentes lições de como é possível trabalhar a imagem da marca abordando diferentes assuntos de uma maneira leve e descontraída.

Aproveite a visibilidade obtida com a mídia orgânica para criar uma experiência em relação ao seu trabalho capaz de motivar as pessoas a terem mais simpatia pela sua marca.

A mídia orgânica facilita o engajamento, fortalecendo naturalmente o interesse das pessoas no seu produto e gerando bons resultados sem gastos. Cada vez que alguém curte uma postagem, compartilha ou comenta nela, sua marca está se expandindo naturalmente, ou seja, organicamente.

Divulgue via mídia paga

Para dar evidência à sua marca, é possível ir além das alternativas comuns de postagens e engajamento. O trabalho com mídia paga permite a você dar destaque ao seu anúncio independentemente das estratégias que seu concorrente adota. É um investimento que aumenta consideravelmente a visibilidade e acelera o reconhecimento público da marca.

Ao criar um anúncio focado nos interesses do seu público-alvo e pagar para ocupar os espaços em que as pessoas estão presentes, as chances de vender mais tornam-se maiores. Imagine uma pessoa que acessa um blog sobre games e vê um anúncio de determinado jogo no próprio site. Ela tem muito mais chances de clicar naquele anúncio do que se a propaganda não tivesse a ver com o conteúdo do blog.

O Adwords, por exemplo, além de colocar seus anúncios nos lugares mais propícios a cliques, permite que você pague apenas quando seus anúncios receberem esses cliques.

Use e-mail marketing

Não desconsidere o potencial desta ferramenta. Embora novas formas de mídia tenham surgido para transformar o mercado, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha um e-mail pessoal. Por isso, não deixe de investir nesse tipo de comunicação que oferece um grau de aproximação maior até do que as redes sociais.

Aposte em estratégias de e-mail marketing para se relacionar com a audiência de maneira personalizada. Com as ferramentas certas, sua campanha de marketing digital tende a ganhar destaque!

Seja útil para as pessoas

No Inbound Marketing, a ideia é gerar conteúdo de qualidade para fazer com que o consumidor em potencial chegue até a sua marca. É o oposto do chamado Outbound Marketing, em que acontece o movimento contrário, ou seja, a empresa vai até o cliente para oferecer um produto ou serviço. Sendo assim, a regra fundamental dessa nova metodologia é justamente trabalhar com atrativos que façam com que o consumidor se aproxime da sua empresa espontaneamente.

Neste sentido, a dica é investir em conteúdo. Trabalhando com um blog, por exemplo, você pode se concentrar em falar sobre alguma coisa que tenha a ver com o universo da sua marca. Isso é fundamental para gerar credibilidade e autoridade.

Quando as pessoas passam a acompanhar um trabalho com conteúdo de qualidade, a tendência é que elas passem a ver a sua marca como uma referência no segmento, o que pode ser convertido em números de vendas mais favoráveis.

Entendeu melhor sobre como lidar com mídias digitais? Então, não deixe de baixar o nosso e-book e aprender também a trabalhar com campanhas dentro do Facebook!