Definir o orçamento de marketing de uma empresa não é tarefa fácil, principalmente em tempos de crise, em que ele costuma ser mais apertado. Por isso, é muito importante que os gestores estejam preparados para otimizar o seu orçamento de marketing, garantindo que cada real investido seja usado de forma correta e trazendo um maior retorno sobre o investimento do seu negócio.

Pensando nisso, vamos mostrar no post de hoje algumas maneiras de otimizar o seu orçamento de marketing para que sua empresa coloque em prática, colhendo melhores resultados para o seu negócio como um todo. Confira!

Construa um bom planejamento estratégico para otimizar seu orçamento de marketing

O primeiro passo para você otimizar o seu orçamento de marketing é construir um bom planejamento, que garanta um entendimento completo dos objetivos a serem alcançados por sua empresa, passo que deve ser seguido para conquistá-los e que irá gerar as métricas indispensáveis para avaliar a evolução de sua estratégia.

Fazendo isso, você vai evitar que surjam gastos desnecessários no decorrer de sua estratégia de marketing, obrigando sua empresa a utilizar recursos que não estavam previstos para a realização de suas ações promocionais.

Esta ação também vai garantir que você tenha um controle maior sobre suas promoções, podendo saber de forma imediata quais os aspectos de sua campanha não estão com a performance esperada por sua empresa.

Por isso, é muito importante que seu negócio faça um estudo completo do mercado, identificando possíveis ameaças que podem atrapalhar a execução de suas ações promocionais. Identifique oportunidades que possam ser exploradas e faça uma previsão do valor necessário para o investimento, buscando sempre aumentar as suas vendas.

Segmente suas campanhas promocionais

Uma das melhores práticas para otimizar o orçamento de marketing de uma empresa é investindo na segmentação de suas campanhas promocionais. Isso porque um bom trabalho de segmentação permite que você crie mensagens mais eficientes, alcançando o público que realmente tem o interesse em seus produtos e serviços.

Uma boa segmentação também permite que sua empresa se comunique de forma mais eficiente com seus clientes, usando uma linguagem mais próxima e amigável, aumentando a eficiência de suas campanhas promocionais. E uma ferramenta muito útil para ajudar você a segmentar suas campanhas é a criação de personas, que são a representação do cliente ideal de sua empresa.

Conhecendo bem a sua persona, você saberá quais são as suas dúvidas e os problemas que ela enfrenta em sua rotina. Você vai conhecer também quais os objetivos que ela deseja alcançar, além de outros detalhes de sua rotina.

Estas informações vão ajudar você a criar mensagens mais eficientes, atraindo apenas os clientes que têm o interesse nos produtos e serviços de sua empresa, aumentando a eficiência de sua campanha.

Foque seus esforços em campanhas que gerem resultados

Você já deve ter ouvido o ditado popular que diz que “em time que está ganhando não se mexe”, certo? Saiba que ele se aplica perfeitamente no processo de otimização de um orçamento de marketing.

Isso porque as campanhas que geraram bons resultados no passado podem e devem ser inseridas em seu orçamento de marketing, justamente por terem resultados comprovados para sua empresa.

Assim, é muito importante que você acompanhe a evolução de todas as suas estratégias promocionais, identificando quais canais geraram mais leads e vendas para sua organização. Tire proveito de sua experiência na realização destas campanhas promocionais, evitando os pequenos erros que impediram a conquista de resultados ainda mais expressivos.

E, para identificar quais ações merecem receber a maior parte de seu investimento em marketing use o Princípio de Pareto, focando seus esforços nas ações promocionais que são responsáveis por 80% de seus resultados no período anterior.

Fazendo isso, você poderá gerar resultados ainda mais expressivos em suas campanhas, garantindo um maior retorno sobre o investimento e otimizando todo o seu orçamento de marketing.

 

ebook_02_728x200

 

Invista em uma estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing mais populares do momento, e 70% das empresas brasileiras já investem no Inbound Marketing para conquistar novos clientes;.

Isso porque, em vez de atrair o cliente por meio de comerciais na TV, rádio e outras ações caras e invasivas, o Inbound Marketing busca atrair os clientes de forma natural, construindo um relacionamento mais próximo com eles.

Além disso, 92% das empresas que investiram nessa estratégia tiveram retorno positivo, segundo pesquisa realizada pela Hubspot, que também diz que 72% das empresas que investiram em Inbound tiveram resultados de vendas melhores que em seu período anterior.

Por isso, investir em uma estratégia de Inbound Marketing pode ser uma boa saída para uma empresa que deseja otimizar o seu orçamento de marketing. Com ela, você poderá gerar resultados ainda melhores com o investimento bem menor que nas estratégias de marketing tradicionais, aumentando os lucros de sua empresa.

Deixe sua estratégia de marketing alinhada com todos os setores da empresa

Outro passo importante para otimizar o seu orçamento em marketing é alinhar os seus esforços de marketing com todos os outros setores de sua empresa, fazendo com que toda a organização compartilhe a mesma mensagem e os mesmos valores para seus clientes.

Este alinhamento deve ser ainda maior entre os times de marketing e vendas, para diminuir os ruídos de comunicação e para ajudar na coleta de informações importantes sobre cada cliente — ações que podem economizar tempo e recursos financeiros importantes para a organização.

Esta união entre os times permite que a equipe de vendas compartilhe informações importantes sobre os clientes com a equipe de marketing que, em contrapartida, será capaz de entregar leads mais qualificados, prontos para fechar negócio com sua empresa.

Com isso, os vendedores do seu negócio perderiam menos tempo para negociar as vendas com seus clientes, reduzindo o ciclo de compra e assim otimizando todo o seu orçamento de marketing.

Entenda a importância do marketing de performance

O marketing de performance é uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de melhorar a performance de sua empresa de acordo com a análise dos dados coletados em suas campanhas promocionais. Estes dados são usados como base para suas decisões estratégicas, em que a prioridade é conquistar os objetivos propostos em seu planejamento.

Uma das vantagens do marketing de performance em relação a outras estratégias de marketing digital é o desapego a métricas de vaidade, como o número de fãs em sua página no Facebook ou o número de endereços cadastrados em sua newsletter, já que toda a atenção estará centralizada nos resultados que suas ações promocionais podem gerar.

Com o marketing de performance, você será capaz de fazer uma redução nos custos de sua empresa de maneira saudável, sem prejudicar os resultados a serem conquistados.

Gostou deste artigo? Aproveite e leia nosso post no qual explicamos o que é marketing de performance e qual a sua importância para o sucesso de sua empresa.