O mercado de seguros é bastante atraente pela possibilidade de conquistar e fidelizar clientes, construindo, assim, uma carteira vasta. Porém, como nem tudo são flores, existem diversos fatores que tornam essa tarefa um pouco complexa.

Dentre eles, podemos citar a concorrência, a facilidade de o cliente pesquisar diversas opções e a disputa por espaço, especialmente na internet. Tudo isso requer a construção de uma estratégia sólida capaz não só de criar uma boa presença online, mas também de gerar conversões — ou seja, atrair um bom número de clientes e fazer valer o investimento.

Para ajudar você nessa missão, listamos algumas dicas que mostram como uma corretora de seguros pode atrair clientes. Confira:

Criar um processo interativo eficiente

Um seguro é um produto que vai além de uma simples venda; ele necessita de um processo de interação e traz consigo um convívio para atender às demandas dos clientes. Nesse sentido, é fundamental ter ferramentas que permitam realizá-lo com eficiência.

Canais de pré e pós-venda, suporte bem estruturado e até canais de comunicação mais informais, como as redes sociais, são importantes nessa hora.

Tudo isso ajuda a aproximar o cliente da empresa, fator que é muito valorizado pelo mercado e pelos consumidores — o que, certamente, vai contribuir muito para atrair pessoas interessadas em contratar os seus serviços.

Investir em uma estratégia digital variada

O marketing digital apresenta uma vasta gama de opções, logo, é preciso usar essa variedade a seu favor na hora de criar uma estratégia digital consistente. E, nesse sentido, unir vários recursos possibilita complementar e potencializar as ações.

Do que adianta, por exemplo, ter uma campanha patrocinada bem estruturada se o seu site está abaixo do padrão necessário? Ou, então, usar toda a força do e-mail marketing para gerar vendas e ter um setor comercial incapaz de atender com qualidade todos os clientes que surgiram a partir dessa ação?

Essa mescla de recursos é muito importante para a máquina funcionar de forma equilibrada, fazendo com que a empresa possa atrair o cliente e consiga transformar esse interesse em venda.

Focar na segmentação

A segmentação é vista com certa estranheza por quem trabalha com públicos diversos, como as corretoras de seguros. Com produtos variados, pode parecer difícil definir um público-alvo específico.

A questão aqui é que um processo de segmentação bem-feito abrange todos esses perfis, especialmente focando em pontos em comum entre eles. Além disso, também é possível criar ações para cada tipo de serviço oferecido tendo uma estratégia mais específica.

Independentemente da escolha, uma questão é clara: é preciso segmentar para atrair uma fatia de público que possa trazer o retorno desejado.

Se esse fator for negligenciado, é grande a chance de desperdiçar tempo e dinheiro — o que pode comprometer tanto a estratégia de marketing como as finanças da empresa. Afinal, quando não há retorno, os investimentos passam a ser gastos, e a falta de caixa gerada por isso significa prejuízo.

Dividir os esforços

É sempre polêmica a discussão entre escolher por prospectar novos clientes ou fidelizar os antigos. Ainda assim, as duas coisas podem andar juntas sem a necessidade de se preterir uma em relação à outra.

O fator primordial aqui é a capacidade de dividir os esforços direcionados para cada uma dessas ações. Para quem trabalha com serviços recorrentes, como seguros, é importante fidelizar clientes, pois isso ajuda tanto na manutenção da carteira como na saúde financeira da empresa.

Junto a isso, também é ideal focar na prospecção de novos clientes para suprir pontos específicos, como a não renovação de alguns deles, as necessidades da empresa de fazer mais caixa e a expansão dos negócios como um todo.

No processo de fidelização, o setor de vendas já tem meio caminho andado, e estratégias como o e-mail marketing podem ser excelentes aliadas nesse sentido. O cliente, ao sentir satisfeito, pode indicar outras pessoas e, assim, facilitar o processo de atração.

Quanto à busca de novos clientes, as opções são muitas, especialmente com o advento do marketing digital. As campanhas patrocinadas, por exemplo, são um grande auxílio, tanto em mecanismos de busca quanto em redes sociais.

Em buscadores como o Google, elas são importantes pois atendem a um público que está em processo de pesquisa, buscando opções. Já nas redes sociais, é possível pegar o cliente “desprevenido”, ou seja, em uma hora de lazer em que ele não está procurando, mas que ainda pode ter a sua atenção chamada com uma campanha bem construída.

Outra ação importante é gerar conhecimento para as pessoas, contribuindo com a sua jornada rumo à escolha certa. Durante esse processo, é natural buscar mais informações, então, produzir conteúdo por meio de vídeos e postagens é uma ótima maneira de suprir essa demanda e utilizar tais canais como porta de entrada para que as pessoas conheçam os seus produtos.

Aproveitar a credibilidade

A credibilidade é algo muito valoroso quando se busca uma corretora de seguros. Isso porque estamos falando não só de valores financeiros, mas sim de uma relação de extrema confiança, que tem bens materiais envolvidos — sendo que muitos deles podem ter até grande valor sentimental.

Nessa busca por atrair clientes, é importante expor tudo o que pode ajudar a passar essa credibilidade, como depoimentos, cases de sucesso, histórico da empresa, entre outros. Essa chamada “prova social” é um recurso muito poderoso — afinal, quem não deseja passar por uma experiência positiva?

Assim, mostrar que a empresa tem impregnada em sua cultura a prestação de um serviço de excelência e que busca, acima de tudo, apresentar soluções completas para os seus clientes traz uma contribuição muito positiva.

É preciso levar em conta que os clientes recebem inúmeras ofertas todos os dias, e que em muitas delas são vistos apenas como mais um número, mais uma venda. Portanto, a partir do momento em que você mostra que a sua corretora quebra esse conceito, as pessoas passam a enxergá-la com outros olhos, e tendem a optar por ela.

Enfim, gostou do post? Como vimos, para que toda ação de marketing funcione bem é preciso um bom planejamento estratégico para atrair clientes. Então, visando auxiliar você nessa questão, preparamos este e-book gratuito, que mostra como planejar as suas ações com eficiência. Aproveite!