Você provavelmente já reparou que, quando busca por algum termo no Google, dependendo da palavra procurada, aparecem no topo dos resultados as notícias relacionadas ao tema.

Já pensou se a sua empresa pudesse se aproveitar dessa maior exposição no Google? Isto não apenas é possível como é também uma grande oportunidade para o seu negócio. Basta saber como usar o Google News, ou Google Notícias, e incluir o seu site nele.

O Google News consiste em um agregador do Google que reúne matérias e notícias que provenham de portais de conteúdo, girando em torno de 1.500 sites pesquisados somente no Brasil.

O Google possui robôs cuja única função é rastrear notícias, os chamados Googlebot-News, responsáveis por reunir os artigos que serão exibidos nas buscas. Neste post, vamos mostrar como usar o Google News e as vantagens que a sua empresa ganha ao fazer isso.

Quais as vantagens de utilizar o Google News?

O grande diferencial em aparecer no Google News é que os seus artigos podem ser os primeiros a se destacar depois dos links patrocinados. Em alguns casos, o Google coloca os resultados das notícias no fim da página, mas são exceções, já que, em geral, elas aparecem no topo.

Quem trabalha com marketing digital sabe que esta é uma posição privilegiada nas buscas, afinal, entendemos como é difícil atingir o topo na página de resultados.

Esta é uma ótima forma de alavancar o seu site, visto que são maiores as chances de as pessoas clicarem no seu link e converterem (é importante lembrar que a conversão nem sempre envolve a compra de um produto).

Como aparecer no Google News?

Primeiramente, é importante saber que o Google News serve para dar destaque às notícias, ou seja, os robôs do Google estão buscando por artigos que tenham valores ligados ao jornalismo, como honestidade na hora de atribuir os créditos, forma de escrita dos artigos e atualidade das notícias.

Abaixo, vamos citar alguns pontos relevantes para você adequar o seu site ao Google Notícias.

Atenda às diretrizes do Google News

Para aparecer no Google News, é preciso cadastrar o seu site. Mas antes de fazer isso, é importante que ficar atento às diretrizes do site para que a sua página seja considerada adequada para estar nessa seção.

Lembre-se de que este é um espaço disputado e o Google preza, acima de tudo, por fazer uma curadoria de conteúdo que atenda aos interesses dos usuários, por isso, ele faz uma análise criteriosa das páginas que se aplicam.

Existem dois tipos de diretrizes do Google, uma que diz respeito às questões gerais e outra mais técnica.

As questões gerais são:

  1. Escrever notícias. Mas se você não escreve notícias jornalísticas, é possível criar um marcador no seu site com o nome “noticias” – sem o acento, porque o Google News não o aceita. Feito isso, você só precisa linkar o marcador às postagens que são notícias. Ao preencher o formulário do Google, coloque o www.seusite.com/search/label/noticias na seção “URL das seções de notícias”.

  2. O segundo ponto é que os artigos sejam bem escritos, gramaticalmente e ortograficamente falando, já que a qualidade deles importa muito na seleção do Google.

  3. A terceira recomendação é escrever sobre assuntos dos quais você tenha propriedade para falar, de preferência notícias sobre o mercado em que você atua.

  4. Outra questão é deixar claro no seu site quem é a equipe responsável pelas notícias e deixar acessível os contatos dessas pessoas.

Agora vamos às diretrizes técnicas que você precisa seguir.

Preencha os requisitos para aparecer no Google News

São dois os principais requisitos:

  1. Que a URL dos artigos seja única e permanente para cada um. Ou seja, você não vai poder postar notícias sempre em um link único ou reaproveitar links para mais de uma notícia.

  2. Que os artigos e links sejam formatados em HTML, já que os robôs do Google não leem notícias em PDF ou Javascript.

Feitos estes passos, fica mais fácil que o Google aprove a sua entrada no Google News. Mas, para que o seu site seja encontrado pelo buscador e as suas notícias sejam identificadas pelo robô, é preciso usar o sitemap do seu site.

 

ebook_02_728x200

 

Use um plugin de sitemap

Um dos principais pontos para aparecer no Google News diz respeito ao sitemap – ou mapa do site – da sua página. O sitemap, resumidamente, é uma lista com todas as URLS do seu site, ele é, como o nome já indica, um mapa que ajuda a guiar os robôs de busca e usuários para encontrarem as páginas do seu site.

O sitemap.xml é o arquivo voltado especificamente para os robôs de busca, usando códigos específicos para essa finalidade. O robô vai entender a estrutura do seu site por meio do sitemap.xml.

Para que os links de notícias sejam colocados no sitemap.xml do seu site, é possível utilizar um plugin. Se você trabalha com o WordPress, é viável usar o News SEO, da Joost de Val, que vai ajudar nessa tarefa. Ao instalá-lo, marque a opção que habilita o XML de notícias (“Enable XML News sitemaps functionality”).

Com o plugin instalado, ao escrever uma matéria, você vai poder adicioná-la à aba “Google News”, que estará disponível no seu painel de publicação. Fazendo isso, você terá acesso a algumas opções, por exemplo, incluir no sitemap de notícias e citar fonte original da matéria.

Outra ferramenta importante do Google nesse processo é o Google Webmasters Tools. É por meio dele que você envia o seu sitemap de notícia. Para fazer isso, entre no painel do Webmasters e encontre a opção sitemaps que está dentro da coluna de rastreamento.

Cadastre-se no site do Google News

Por fim, chegou a hora de fazer o seu cadastro no Google News. A partir do momento que a sua inclusão for aprovada, os seus conteúdos vão aparecer nos resultados do Google News também.

Agora vem a parte mais importante: a aprovação do Google. Você vai saber que está no banco de dados do Google News quando o sitemap de notícias não mostrar mais o erro “Nome de publicação inesperado”.

Caso a página da sua notícia seja muito extensa ou muito curta, é possível que ela não seja reconhecida pelo sistema como notícia e, portanto, não serão exibidas no Google News.

Lembre-se de que é possível o Google não considerar que o seu site tenha conteúdo adequado para aparecer no Google News, por isso, é importante seguir as diretrizes e recomendações citadas. Caso o Google rejeite o seu pedido, ele provavelmente não vai explicar o motivo.

Com um pouco de tempo de dedicação e alguns ajustes, a sua página pode ocupar o topo das buscas do Google por alguns dias e atrair mais visitantes para o seu site! Sabendo como usar o Google News, a sua empresa já está um passo à frente da concorrência.

Pronto para aproveitar esta oportunidade de aparecer no topo das páginas do Google? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas de como aumentar as conversões do seu site!