O marketing digital conta com inúmeras possibilidades para divulgar o seu produto ou serviço. Em meio a tantos recursos, uma dúvida que surge na cabeça de muitos empreendedores é a seguinte: qual opção escolher para trazer os melhores resultados para o negócio?

Levando em conta não só o leque de alternativas, mas também a concorrência e o risco inerente que qualquer investimento em publicidade tem, é necessário um constante trabalho de pesquisa para decidir a ação a ser aplicada.  

Se considerarmos o inbound marketing e seu caráter altamente informativo, por exemplo, a busca por estratégias que possam ajudar a monetizar o conhecimento apresentado para o público é algo que exige um planejamento muito bem elaborado.

Um recurso bastante importante nesse cenário é o uso da mídia paga. O processo gera muitas dúvidas e, por isso, listamos abaixo uma série de dicas explicativas para te ajudar a entender como usar a ferramenta para alcançar bons resultados.

Conte com ajuda especializada em inbound marketing

Conforme citado antes, toda ação de marketing tem seus riscos. Mas será que existe alguma forma de minimizá-los ou até de prevê-los? A resposta é sim e isso está totalmente ligado a expertise de pessoas que tenham essa capacidade de gerenciamento.

E onde encontrá-las? Simples, existem diversas empresas especializadas em mídia paga e inbound marketing. Elas contam com profissionais que possuem as habilidades necessárias para aproveitar os inúmeros recursos que esse meio de comunicação apresenta. 

Além disso, ao contratar ajuda especializada, é possível contar com a experiência de quem tem inúmeros cases de sucesso e sabe muito bem o que funciona melhor para cada situação. 

Isso, certamente, vai ter impacto positivo no seu negócio, aumentando os leads do seu site. Com o uso das estratégias corretas é possível potencializar os resultados de forma consistente. 

Defina o tipo de anúncio ideal 

Mais do que decidir usar o recurso da mídia paga, é preciso saber muito bem como, onde e para quem anunciar. Por mais que isso possa parecer teoricamente óbvio, na prática, a ausência dessa definição é responsável pelo fracasso de muitas ações. 

Tudo parte de um direcionamento adequado para o público-alvo. É importante também se ter bem claro quais os valores que a empresa quer transmitir aos seus potenciais clientes. Assim, é possível documentar estratégias e otimizar os recursos a serem utilizados, permitindo o investimento mais racional e com maior possibilidade de sucesso. 

Use as métricas corretas

Considerando a importância do custo que investir em mídia paga tem, utilizar métricas como o ROI (Return on Investment — Retorno sobre o Investimento, em português) é fundamental para avaliar o andamento da campanha. 

O recurso também permite compreender os fatores que estão trazendo resultados satisfatórios e aqueles que ainda estão aquém do esperado. Dessa forma é possível identificar mais facilmente o que precisa ser mantido e o que deve ser melhorado. 

Outras métricas importantes são o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e o tempo de permanência do visitante em seu site. 

A primeira ajuda a entender, em números, o custo-benefício que o investimento está trazendo e como melhorá-lo. A segunda é muito importante dentro do inbound marketing já que o fator tempo de permanência está totalmente ligado ao interesse que o conteúdo está despertando no visitante. 

É válido lembrar que quanto mais tempo o potencial cliente visualiza o que você produz, maiores são as chances de ele querer conhecer mais sobre o seu negócio e se interessar pelos produtos e serviços que você oferece. 

Conte com a força das redes sociais

As redes sociais são as “meninas dos olhos” de muitas empresas que pretendem atingir um grande número de pessoas. Os exemplos são muitos: lojas virtuais, empresas de tecnologias, cursos, alimentação, entre outros. 

Mas será que somente investir nesse tipo de mídia é o suficiente? Levando em conta os valores praticados e a possibilidade de não atrair o público desejado, é importante aliar essa estratégia com a contratação de uma empresa especializada na área. 

Isso ajuda não só a trazer melhores resultados, mas também a evitar possíveis dores de cabeça como o bloqueio de contas. 

Outro fator importante é a possibilidade de utilizar o remarketing em redes sociais como o Facebook. Ele é bem interessante porque une duas ferramentas bem poderosas para atrair a atenção de pessoas que já mostraram interesse pelo o que você comercializa. 

Utilize o e-mail marketing como aliado   

Ter muitos acessos por dia, apenas, não é suficiente para fechar vendas. Mais do que a presença do visitante, é possível encontrar maneiras de fazer um contato com ele de forma mais ativa. 

Por isso, muitas empresas investem em mídia paga para atrair pessoas para a sua página e, por meio de ferramentas de captura, conseguem criar uma base de e-mails de potenciais clientes. 

Essa ação permite aliar a estratégia em questão ao uso do e-mail marketing, enviando conteúdo relevante e ações promocionais a fim de transformar aquele visitante em um cliente. Indo além, também é possível cativar a pessoa que fez uma única compra a se tornar fiel à marca. 

Mescle mídia paga e tráfego orgânico

Falar em tráfego orgânico em um artigo sobre mídia paga é relevante? Claro, afinal ambas as estratégias já têm o seu valor separadamente. De forma conjunta isso só se potencializa. 

Vamos supor que você investiu em mídia paga nas redes sociais. Ok, ótima escolha! Mas será que vale a pena negligenciar um mecanismo de busca poderoso como o Google, por exemplo? 

Muita gente entende que escolher um tipo de tráfego demanda excluir automaticamente o outro, sendo que isso representa uma mentalidade errada. Mesclar as duas estratégias é muito importante para o inbound marketing, já que as pessoas, além de serem atraídas pelo conteúdo, buscam informações em diversos canais.

Por esse motivo, estar presente em mais de um lugar, contando com as estratégias adequadas para isso, é fundamental para obter excelentes números e se destacar em sua área de atuação. Agir assim contribui para a construção da autoridade — elemento que é bastante considerado pelo público na hora de buscar conhecimento. 

Pretende alcançar resultados digitais de alto nível? Que tal conversar conosco e descobrir como podemos ajudar a sua empresa a obter o destaque que tanto merece? Aguardamos o seu contato!