Atrair mais clientes para o seu negócio deve ser um trabalho constante, porém, nem sempre é fácil. No marketing digital, existem muitas estratégias e ferramentas que podem ajudar você nessa tarefa difícil e extremamente necessária.

Inicialmente, para atrair mais clientes, você precisa estar acessível ao seu público, ou seja, precisa estar na internet e ter canais de comunicação.

Você cumpre esses requisitos? Ótimo! Então já pode iniciar seu trabalho de atração de clientes. Veja de que forma você pode fazer isso com sucesso!

1. Tenha um site responsivo

Toda empresa que quer atrair um público maior deve, obrigatoriamente, ter um site com layout responsivo. Isso significa que o layout do site se adapta a qualquer formato de tela. Assim, você não estará alcançando apenas o público que acessa via desktop, mas também o de dispositivo móvel — como os smartphones — que está crescendo cada dia mais.

Além disso, o Google já anunciou, desde 2011, que dá preferência aos sites responsivos no ranqueamento orgânico de suas páginas de resultados de pesquisa. Isso porque esses sites oferecem uma melhor qualidade de navegação aos usuários.

2. Crie um blog para atrair mais clientes

Falando em Google, é importante que o site da sua empresa tenha um blog e que nele você poste tanto informações sobre a sua empresa, quanto respostas a dúvidas e questionamentos do seu público. No desenvolvimento das pautas, ofereça soluções aos seus potenciais clientes que estão pesquisando nos buscadores.

Por exemplo, se você possui uma empresa de tecnologia que ofereça uma facilidade para empreendedores, não escreva sobre a tecnologia que sua empresa oferece, mas produza um artigo relacionado ao problema que muitos empreendedores enfrentam para chegar ao ponto de precisarem de sua tecnologia.

Basicamente, se a sua empresa tem um site com 20 páginas, ela tem 20 chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google ou de qualquer outro buscador. Agora, se o site possui um blog com 30 artigos escritos, então sua empresa passa a ter 50 chances de ser vista por um usuário que necessita de algo que você oferece.

Mas não é tão simples assim aparecer nos resultados do Google, principalmente, em boas colocações na primeira página. Existe uma estratégia para isso, chamada de SEO, que será abordada no tópico a seguir.

 

seo_google_970x250

 

2. Desenvolva o SEO no site da sua empresa

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization que, em português, tratamos como otimização para mecanismos de buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas e ações que são desenvolvidas em um site e todas as suas páginas — inclusive em seu blog — para que o site ganhe qualidade e seja relevante para os mecanismos de buscas e os usuários.

Dentre as principais ações desenvolvidas no SEO, podemos destacar:

  • Uso de palavras-chave corretamente no conteúdo;
  • Uso de palavras-chave nos títulos, subtítulos e imagens;
  • Uso de cabeçalhos (headings: h1, h2, h3…);
  • Aplicação de links internos e externos;
  • Inserção de um CTA (call to action ou chamada à ação).

As palavras-chave são os termos que os usuários escrevem nos buscadores quando estão pesquisando por algo. Quando um usuário faz uma pesquisa, o mecanismo de busca realiza uma rápida captura dos sites que possuem a expressão pesquisada pelo usuário e os coloca, por ordem de relevância e qualidade, na página de resultado.

Por isso destacamos o uso correto das palavras-chave, pois elas são fundamentais para que as páginas do seu site apareçam em posição de destaque. 

Para saber quais são as expressões mais pesquisadas, os profissionais de marketing digital se utilizam de uma ferramenta gratuita, o Planejador de Palavras-Chave do Google. Além de mostrar o volume mensal de pesquisas, essa ferramenta também sugere algumas opções de expressões similares e que possuem alto volume de busca.

3. Invista em campanhas de links patrocinados

Atrair clientes com um site responsivo e a correta aplicação de SEO é um trabalho contínuo que você não deve deixar de lado nunca, afinal, os resultados acontecem a longo prazo.

Agora, há uma forma de atrair mais clientes de forma rápida. São os links patrocinados. O foco dessa estratégia é desenvolver anúncios baseados nas palavras-chave que o seu público-alvo utiliza nas pesquisas, de modo que eles apareçam em posições de destaque comparados com os resultados orgânicos, que são aqueles gerados pelo trabalho de SEO e indexados gratuitamente à busca.

Você já deve ter visto, numa página de resultados, as primeiras colocações aparecerem com uma marcação escrita “anúncio”. Isso é gerado pelo Google AdWords. O mais incrível dessa estratégia é que o anunciante não paga para que o anúncio seja exibido, mas somente se o usuário clicar no link anunciado.

Além disso, há formas de segmentar a campanha para que os anúncios apareçam apenas para o público que interessa a você, filtrando, por exemplo, por regiões geográficas e por interesses registrados no histórico do usuário. Isso amplia as chances de sucesso na atração de potenciais clientes.

4. Intensifique a presença nas redes sociais

Estar nas redes sociais não é apenas ter uma página ou um canal e postar quando tiver tempo ou compartilhar postagens de terceiros. É preciso desenvolver a presença digital da sua empresa, valorizando o que ela oferece e mostrando aos usuários como você pode ajudá-los.

Analise o seu público para desenvolver um trabalho sério e profissional, considerando alguns fatores como:

  • Em quais redes sociais ele se encontra;
  • De que forma você pode explorar essas redes;
  • Tipos de postagens nas quais eles mais interagem;
  • Qual a linguagem que eles utilizam;
  • Quais formatos de postagens chamam mais sua atenção.

De posse dessas análises, elabore um cronograma de postagens intenso. Poste todos os dias e, se possível, mais de uma vez. Mostre ao seu público que sua empresa está ali. Compartilhe os artigos do blog e escreva informações úteis e que tenham relação com os produtos ou serviços que você oferece.

Redes sociais não são simples; elas demandam tempo, conhecimento e experiência, por isso não hesite em contratar um profissional ou uma agência de marketing digital.

 

social_ads_970x250

 

5. Agregue valor à imagem da sua empresa

Todas as estratégias citadas acima auxiliam no posicionamento da sua empresa no mercado e na exposição da sua marca. Mas, é importante ter bem claro qual é a imagem que você quer transmitir. Reflita: como sua marca se apresenta e qual a percepção que ela causa no público?

Exemplos de marcas que conquistaram seu público agregando valor à imagem e que transformaram as pessoas em defensores e propagadores da marca são:

  • Apple;
  • Starbucks;
  • Coca-Cola;
  • Swarovski;
  • Hering;
  • Nike;
  • Disney.

Analise como essas marcas não comercializam apenas produtos ou serviços: elas oferecem valor, sonhos, status e realização pessoal, pois enxergaram além de uma venda e investiram no contexto que vai de acordo com a necessidade do seu público.

Quer saber outras maneiras de atrair mais clientes para os eu negócio? Siga a GhFly nas redes sociais e acompanhe nossas postagens. Tem sempre novidades de marketing e negócios para sua empresa chegar ao sucesso!