Com 2 bilhões de usuários ativos por mês, o Facebook não é a maior rede social do mundo à toa. Além do viés social, sua plataforma de publicidade tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. E, para continuar a crescer, investe constantemente em novos recursos. Embora o Lookalike do Facebook Ads não seja uma novidade, há muitos gestores que ainda não sabem como utilizá-lo em seu negócio.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas para cachorros e quer encontrar mais pessoas no Facebook com perfil parecido com o do seu público atual, é possível criar um público semelhante a partir de quem já curte a sua página ou dos seus próprios clientes.

Isso aumenta as suas chances de conversão, porque os anúncios vão alcançar quem realmente se interessa pelo seu produto/serviço. E ninguém duvida de que o Facebook conhece muito das pessoas, não é mesmo? Sabe idade, profissão, status de relacionamento, páginas curtidas, lugares visitados e muito mais.

No post de hoje, conheça o que é e como funciona o Lookalike do Facebook Ads e saiba quais são as suas vantagens para um e-commerce. Boa leitura!

O que é o Lookalike do Facebooks Ads?

Também chamado de Público Semelhante, o Lookalike do Facebooks Ads tem como objetivo melhorar o direcionamento das campanhas publicitárias por meio de uma configuração da segmentação.

Assim, você consegue localizar pessoas com características e interesses parecidos com os do seu público. A avaliação dessa semelhança é feita com base nas páginas curtidas, na interação com outras marcas na rede social, entre outros fatores.

Dessa forma, suas campanhas vão ser mais assertivas, já que os anúncios terão como foco um público muito semelhante ao que já consumiu o seu produto/serviço.

Como ele funciona?

A ferramenta funciona como um reforço da configuração da segmentação do Público Personalizado, que é a listagem de seus clientes atuais ou de quem já se envolveu com a sua empresa.

A partir disso, é gerada uma nova listagem de pessoas com características e interesses similares aos dos seus consumidores. Os dados do seu público de origem podem ser extraídos da própria ferramenta de análise da rede social, do pixel do Facebook, do Google Analytics ou de uma landing page.

Voltando ao exemplo do e-commerce de roupas para cachorros, com uma campanha segmentada, você vai atingir quem tem interesse por esse tipo de produto, certo? Já com o retargeting, alcançará quem já visitou o seu site. Com o Lookalike do Facebook, você consegue alcançar usuários semelhantes aos seus clientes.

Como criar um Público Semelhante?

O primeiro passo é acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Clique no menu para expandi-lo e, em seguida, na coluna “Ativos”, selecione “Públicos”.

Você será encaminhado para a página de criação de Públicos. Clique em “Criar Público Semelhante” e escolha a sua origem, que é um Público Personalizado. É possível criar até 500 Públicos Semelhantes a partir de um único público de origem.

Defina também um ou mais países nos quais deseja encontrar um grupo semelhante. Não é preciso que a sua empresa tenha pessoas nesses locais para que o direcionamento seja realizado.

Por fim, no controle deslizante, indique o tamanho do público. Ele varia de 1% a 10% da população total nas nações escolhidas, sendo 1% o de correspondência mais próxima ao da sua fonte.

Lembre-se de que não é possível editá-lo após a criação do seu Público Semelhante. Caso queira fazer isso, será necessário montar um novo anúncio.

Como otimizar suas conversões com o Facebook ADS

Quais são os seus benefícios para um e-commerce?

Expande o leque do seu público

Como o Lookalike do Facebook Ads é capaz de gerar uma nova audiência parecida com a base de pessoas que já tiveram contato com a sua empresa, você expande o leque do seu público.

Aumenta as chances de conversão

Por ser uma segmentação dentro da segmentação, essa ferramenta aumenta as chances de conversão, já que você direciona suas ações para um público ainda mais segmentado.

Otimiza o investimento em anúncios

Como o pagamento das campanhas costuma ser feito com base no número de cliques, vale mais a pena pagar para ser clicado por quem, de fato, tem interesse no produto/serviço.

Como ter resultados ainda mais satisfatórios?

Saiba escolher o tamanho do seu Público Semelhante

No processo de criação do Público Semelhante, é possível escolher o seu tamanho. Para que o Facebook recomende, de maneira precisa, um novo público, use como origem entre 1.000 e 50.000 pessoas. Lembre-se de que públicos menores vão ser mais semelhantes à sua fonte, enquanto públicos maiores terão menor grau de semelhança.

Defina os seus melhores clientes como fontes

Se o seu público de origem for composto pelos seus melhores clientes em vez de todos eles, os seus resultados vão ser mais positivos.

Use simultaneamente vários Públicos Semelhantes

Em um único conjunto de anúncios, é possível usar vários Públicos Semelhantes ao mesmo tempo. As mensagens vão ser direcionadas para as pessoas que estiverem em um dos Públicos Semelhantes selecionados.

Segmente mais e mais

Você sabia que pode obter ainda mais precisão da sua audiência com o Lookalike do Facebook? Isso mesmo, filtre um público já filtrado!

Por exemplo, se a ideia é trazer visitantes para uma loja de utensílios para cozinha de design criativo, crie o anúncio, selecione a audiência com o Lookalike e defina, pelo menos, um interesse, como ter jantado em mais de um restaurante nos últimos 10 dias, gostar de gastronomia ou acompanhar programas de culinária na televisão.

Se você leu até aqui, já sabe, em detalhes, o que é o Lookalike do Facebook Ads. Então não perca mais tempo e comece a usar esse recurso para otimizar as campanhas publicitárias do seu e-commerce! Atualmente, mais de 3 milhões de empresas anunciam na rede social de Mark Zuckerberg, e a maioria delas é de pequeno e médio porte.

Caso queira uma ajuda especializada, procure uma agência digital focada em performance e conte com profissionais experientes no assunto.

Gostou deste post sobre o que é o Lookalike do Facebook Ads e quais as suas vantagens para um e-commerce? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades direto na sua caixa de entrada!