Seguindo a linha do Facebook, o Messenger, app de mensagens instantâneas do gigante das rede sociais, lançou uma novidade no último ano que promete mudar a forma como fazemos anúncios online: o Facebook Messenger Ads.

Se, por um lado, o Facebook Ads permite que você anuncie sua marca e produtos na rede social de forma bastante segmentada, fazendo com que os anúncios apareçam na timeline de quem se encaixa no seu perfil, por outro, o Messenger Ads vai além e envia o anúncio diretamente para o inbox do usuário!

Se interessou, não é mesmo? Então, continue lendo e descubra como funciona essa novidade e o que mais ela pode fazer pelo seu marketing!

O que é Facebook Messenger Ads?

O Facebook Messenger Ads surge como mais uma ferramenta essencial para usar nas suas campanhas de Marketing Digital.

As mensagens enviadas pelo Facebook Messenger Ads são bastante diretas e, se você se preocupa com a agressividade da estratégia ou tem medo de que seus anúncios virem spam na caixa de entrada do usuário, pode relaxar!

Segundo os desenvolvedores da nova plataforma, os anúncios serão pontuais. Isso porque eles só poderão ser mostrados a pessoas que já possuem uma conversa aberta com a sua empresa ou que já interagiram com seu perfil de alguma forma.

Os anúncios podem contar apenas com um link e uma imagem e não poderão ser editados após serem enviados. Essa alternativa surge como uma ótima oportunidade de divulgar seu conteúdo e aprofundar o relacionamento com aquelas pessoas que já demonstraram interesse em conhecer você melhor.

Mas como exatamente funciona?

Ao criar um anúncio pago no Facebook, você terá a opção de linká-lo para o Messenger, ou seja, seu anúncio vai aparecer para o usuário com uma chamada para ação, para que ele seja direcionado ao app de mensagens e saiba mais sobre aquela oferta.

O consumidor, então, recebe automaticamente uma mensagem especialmente preparada por você. Ele poderá responder e iniciar uma conversa direta com a empresa ou agir de acordo com a informação que você está disponibilizando para que ele veja.

Por que investir no Facebook Messenger Ads?

O Facebook Messenger é uma plataforma mais interativa e comunicativa por meio do qual as empresas podem se conectar com seus possíveis clientes. Com os anúncios patrocinados no Messenger, sua marca poderá promover serviços para pessoas que já demonstraram algum interesse em comprar de você.

Embora essa limitação restrinja o acesso àqueles usuários aos quais você já tenha se conectado antes, ela permite que você avance no relacionamento com eles e, consequentemente, faça com que mudem de estágio no funil de vendas.

Quanto custa um anúncio no Messenger Ads?

A cobrança dos anúncios no Messenger Ads é similar à cobrança dos anúncios pagos no Facebook: sempre que o usuário abrir uma de suas mensagens patrocinadas, você será cobrado, mesmo que ele não clique no link enviado.

Esse esquema é bem parecido com o de custo por impressão. Para que o investimento valha a pena, é preciso trabalhar em anúncios cada vez melhores, que garantam mais cliques, com menos investimento.

Como criar uma campanha no Facebook Messenger Ads?

Criar uma campanha no Messenger Ads é bem simples, principalmente se você já está familiarizado com a plataforma de anúncios do Facebook. Mas se esse não é seu caso, não se preocupe: separamos um passo a passo abaixo para que você possa começar a otimizar seus anúncios pagos agora mesmo! Veja só:

Passo 1: O primeiro passo é criar o anúncio pago. No canto superior do login da página da empresa no Facebook, você encontrará uma setinha. Clique nela e em seguida clique em “criar anúncio”.

Passo 2: Uma tela com várias opções vai aparecer. Selecione “Envie as pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook”. Atenção nessa hora, pois existem alguns tipos de criadores de anúncios diferentes e o nome pode estar um pouco diferente no seu.

Passo 3: Feito isso, do seu lado esquerdo você verá um menu em que uma das opções é “Posicionamentos”. Clique nela e, na nova página que surgir, selecione “editar posicionamentos” e marque a caixinha do Messenger.

Passo 4: O menu “Mídia” é onde efetivamente você vai colocar os textos e links do seu anúncio. Fique atento ao que cada opção significa, consultando sempre este post quando tiver dúvidas:

  • Message Text: esse é o lugar onde você vai criar sua saudação ou mensagem que o consumidor vai receber assim que clicar no anúncio. É nessa parte que você deve se preocupar em promover ou iniciar uma conversa com o usuário sobre seu produto ou serviço.

  • Text: esse é o texto que aparece logo acima do seu anúncio na timeline do usuário. Você precisará pensar em fornecer uma motivação para que mais pessoas cliquem nele e sejam direcionadas para o Messenger.

  • Headline: esse é o título que aparece imediatamente abaixo da sua mensagem. Crie um título chamativo que capte a atenção do usuário.

  • News Feed Link Description: ao compartilhar um link, essa será a descrição de 150 caracteres sobre do que o link trata. Aqui, você deverá fornecer um breve resumo do link, lembrando de usar suas palavras-chave para otimizar seu ranqueamento nas buscas dos usuários.

  • Call to action: você deverá escolher uma CTA para direcionar o consumidor para o Messenger. Existem várias opções de CTA, mas as mais comuns são “Enviar mensagem” e “Saiba mais”. A escolha da melhor vai depender do seu anúncio e da ação que você espera que o usuário tome com ele.

A ideia principal é sempre pensar em personalizar a mensagem, considerando a especificidade de cada anúncio e o momento da jornada de compra em que o consumidor vai estar quando chegar ao Messenger.

Lembrando que consumidores que chegam a receber essa mensagem já possuem algum tipo de interação com sua empresa. Por isso, já não fazem mais parte do topo do funil e você deve começar a oferecer conteúdos de conversão e consideração.

Comece a criar seus anúncios no Facebook Messenger Ads e teste-os regularmente para otimizar seus resultados.

E se quiser saber mais e continuar aprendendo sobre como melhorar seu marketing, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.