Uma das maiores preocupações para quem almeja ter sucesso no marketing digital é obter um grande número de leads. 

Isso, inclusive, se estende às mídias sociais como o Facebook, locais onde a busca por tráfego é intensa devido à grande possibilidade de obter bons resultados

Uma solução para isso é o Facebook Lead Ads, que pode ser explicado como um mecanismo de mídia paga para gerar mais leads nessa rede social. Ele permite criar calls to action e especificar as configurações de acordo com o seu objetivo.

Na prática, isso faz com que as pessoas cliquem no anúncio de forma mais fácil, inclusive para o compartilhamento de informações inerentes ao próprio perfil como o endereço de e-mail e o nome. 

Para que você possa entender em detalhes como essa ferramenta pode ajudar a gerar mais leads, listamos uma série de funcionalidades sobre essa poderosa ferramenta. Confira-as a seguir. 

Escolher os dados mais relevantes

Como já vimos, o Facebook Lead Ads não traz a necessidade do preenchimento de grandes formulários, o que certamente afastaria muitas pessoas. 

Quem conhece o funcionamento de uma landing page, por exemplo, sabe que poucas informações são suficientes para conquistar o objetivo desejado. 

Por isso, com base no seu planejamento, é preciso escolher as informações certas a serem preenchidas.  

Como ela traz três campos personalizados, esse processo de escolha precisa ser muito bem pensado para que seja realmente certeiro. 

Mas como avaliar de forma mais profunda a funcionalidade desse tipo de ação? A resposta para essa pergunta está no fato de que essa ferramenta permite maior usabilidade ao usuário, sendo necessário poucos cliques, sem que ela deixe de navegar nessa rede social. Ou seja, a palavra-chave é naturalidade.

Para a empresa, também existe a possibilidade de integração com outros softwares (RD Station, por exemplo), o que agrega muito valor e facilita o gerenciamento do processo.

Criar campanhas no Facebook Lead Ads 

Com um simples passo a passo, é possível criar uma campanha nessa ferramenta. Claro, com foco em atingir os seus objetivos. Vamos a ele? 

O primeiro ponto consiste na necessidade de ter uma política de privacidade de acordo com os termos do Facebook em sua página. 

Após isso, basta clicar em “Criar Campanha”, escolher um nome para ela e ir para “Geração de Cadastros”. 

Essa etapa apresenta duas opções: “Clique Aqui” e “Leads”. Como nosso objetivo é exatamente aumentar a captação de leads, é necessário escolher a segunda opção. 

Para concluir esse estágio, é preciso criar e nomear um formulário de cadastro. Vale lembrar que uma boa opção é criar um cartão de contexto para informar à pessoa interessada mais detalhes acerca do produto ou serviço que você está oferecendo. 

Aproveitar as informações geradas pela ferramenta

Uma das grandes vantagens que essa ferramenta apresenta é gerar relatórios com números exatos. Isso é extremamente importante para saber quantos leads são realmente adequados à sua persona.  

O Facebook Lead Ads também possibilita exportar as informações dos leads. Isso pode ser feito de duas formas. Uma delas é seguir o seguinte: Desempenho > Resultado > Leads. 

A outra é ir em Gerenciador de Negócios > Página > Ferramentas de Publicação. 

Falando em informação, já que você está recebendo algumas bem relevantes, que tal fazer o mesmo com o usuário? Umas dica é oferecer conteúdo como recompensa pelo preenchimento do formulário. 

Quem trabalha com inbound marketing sabe o quanto essa estratégia pode ser funcional. 

Caso ainda haja dúvidas sobre o que fazer com alguns dados preenchidos, como o endereço de e-mail, por exemplo, segue uma lista de como podemos aproveitar essa informação para gerar mais vendas. 

  • produzir conteúdo relevante e encaminhar para as pessoas que estão na sua lista; 
  • manter um contato sequencial, aproveitando para criar relacionamento e fidelização de clientes; 
  • fazer pesquisas para entender o que estão pensando sobre a sua empresa;
  • utilizar essa ferramenta como uma espécie de pós-venda para aumentar a qualidade da experiência de compra e fidelizar clientes. 

Isso só mostra como o Lead Ads pode ajudar a organização no processo de conquistar novos clientes e expandir os seus resultados. 

Testar para analisar a performance

Alguns especialistas dizem que o marketing digital é praticamente uma ciência, ou seja, as ações nessa área funcionam como um verdadeiro laboratório para entender o que funciona melhor em cada caso. 

Uma campanha na ferramenta em questão encaixa perfeitamente nesse contexto. Ela permite observar, na prática, o que está dando certo e o que precisa ser melhorado (ou até mesmo negligenciado). 

Inclusive, agir dessa forma ajuda a colher resultados a longo prazo. Muitos empreendedores digitais desistem ao ver que erraram logo no começo e partem para outras estratégias. Mas a verdade é que a adequação deve ser considerada.

Uma das vantagens do Facebook Lead Ads é a possibilidade de fazer esse acompanhamento em tempo real. 

Vamos considerar o exemplo de uma empresa que planejou obter determinado resultado em 30 dias. Podemos definir 10 dias como um prazo adequado para que ela entenda se será possível alcançar o objetivo desejado ou se é preciso realizar alguns ajustes para que o número aumente. 

Esse ponto é vantajoso para quem busca entender como os resultados acontecem e verificar na prática o que é realmente eficaz em cada situação.

É sempre importante lembrar que, por mais intuitivo que seja o uso dessa ferramenta, existe a possibilidade de contar com ajuda de profissionais especializados no gerenciamento desse tipo de campanha. 

Ao contratá-los, é possível ter em mãos a expertise de quem já realizou inúmeros testes e tem um conhecimento aprofundado sobre como alcançar os números almejados. 

Por fim, a conclusão: o Facebook Lead Ads é uma das ferramentas mais poderosas que existem atualmente, já que permite de uma forma simples otimizar a captação de leads . 

É altamente recomendável dar uma chance a ela, especialmente se você já fez campanhas no Facebook e não obteve o sucesso que buscava.

Vale muito a pena aproveitar a grande capacidade que essa mídia tem e como ela contribui para gerar novos negócios. 

Que tal aprender mais sobre como ter uma nutrição eficiente de leads? Não deixe de conferir essas dicas preciosas acerca desse assunto e descubra como elas podem ajudar você nessa missão!