Por mais que muitos empresários da rede hoteleira falem rotineiramente da diminuição do número de hóspedes — tendo a crise financeira do país como principal justificativa —, existe uma ferramenta muito poderosa que permite aumentar as reservas e contribuir para que o empreendimento se mantenha em uma maré positiva.  

Trata-se da mídia online, que possui ampla capacidade de aumentar o alcance do hotel junto ao público. Por meio de um planejamento bem feito e de práticas consistentes, é possível conseguir excelentes resultados

Para mostrar como realizar isso de maneira funcional e qual é a importância de ter ajuda especializada para esse fim, reunimos uma série de dicas que mostram como aumentar a visibilidade online do seu hotel. Acompanhe!

Aproveite o poder de interação das redes sociais

Escolher um hotel significa confiar que aquele estabelecimento esteja apto a proporcionar uma boa experiência. Para que o cliente se sinta confortável ao tomar essa decisão, é preciso criar um processo de interação sólido. 

Nesse sentido, as redes sociais são excelentes, já que permitem interagir com o público por meio de postagens, comentários e até mesmo por conversas via chat. Outro aspecto importante é que, além dos mecanismos de busca, as pessoas usam as mídias sociais para fazer suas pesquisas e obter mais informações sobre determinados locais.  

Um dos pontos que mais podem ajudar o seu hotel a ser bem visto pelo público é ter uma alta avaliação em sua página. Essa ação funciona como um incentivo para que mais pessoas decidam passar por essa mesma experiência positiva. 

Invista em campanhas patrocinadas 

A hotelaria é uma das áreas que mais precisam garantir que suas ações de marketing sejam muito bem segmentadas. Por esse motivo, investir em campanhas de links patrocinados é uma ótima opção. 

Utilizando as palavras-chave corretas, é possível se tornar destaque nos mecanismos de busca, pois você ocupará os primeiros lugares. Isso ajuda não só a ter mais visibilidade, como também a deixar a concorrência para trás. 

E, considerando o exemplo anterior das redes sociais, investir em links patrocinados nessas plataformas aumenta o alcance de sua página — o que certamente vai resultar em mais reservas. 

Produza conteúdos relevantes

Utilizar um blog para postar conteúdo referente ao seu nicho é uma excelente porta de entrada para se tornar mais conhecido no mercado como uma autoridade no assunto. Artigos sobre viagens são bem procurados em ferramentas como o Google (e afins). Por isso, ter uma página que reúna publicações sobre esse e outros temas que estejam relacionados é uma forma de atender a tal |demanda do público.

Ao encontrar informações produzidas por quem entende do assunto, naturalmente as pessoas procuram saber mais sobre os serviços que são oferecidos pela empresa responsável. Esse aumento da visibilidade online pode contribuir para que você atraia mais pessoas ao seu hotel e, consequentemente, aumente seus lucros. 

Utilize corretamente o e-mail marketing

Muitas vezes negligenciado, o e-mail marketing, quando bem utilizado, pode atrair mais olhares para o seu negócio. E isso pode ser muito interessante para a área da hotelaria, afinal é possível unir, de forma prática, as necessidades dos hóspedes com o que é oferecido pelo estabelecimento. 

Vamos usar como exemplo a seguinte situação: mesmo com uma experiência positiva anterior, um casal decide fazer uma pesquisa para escolher o melhor local para se hospedar em uma determinada região que gosta de visitar. 

Considerando que já fizeram um cadastro no hotel em uma visita passada (ou até mesmo que deixaram seus e-mails para acessar um conteúdo do blog), essas pessoas estão em seu banco de dados. Com base nessas informações, é possível utilizar o e-mail marketing para criar ofertas personalizadas.

Diante disso, a probabilidade de que esse casal abra um e-mail enviado por um hotel da região procurada que, ainda, oferece uma vantagem (um desconto, por exemplo), é grande. Após essa ação, também são boas as chances dela se converter em vendas. Multiplicando esse exemplo, é possível entender como o e-mail marketing pode ajudar o seu hotel a ter mais reservas. 

Conte com uma ajuda especializada 

Quando falamos em mídia online, estamos nos referindo a uma série de recursos que devem estar presentes, independentemente da estratégia escolhida. Levando em conta que tais tarefas exigem uma série de conhecimentos, contar com uma agência especializada pode ser uma boa saída, capaz de gerar um excelente custo/benefício. 

Dentre os elementos fundamentais para construir uma boa visibilidade online, estão:

  • um site que permita boa navegabilidade, incluindo o acesso via dispositivos móveis;
  • um detalhamento bem feito do hotel (características dos quartos, fotos, tabela de valores etc).  

Os profissionais de uma agência sabem usar as métricas mais adequadas para identificar o comportamento do visitante em seu site e empregar esses dados para aperfeiçoar o processo. Isso faz com que seja muito mais fácil para que o hóspede faça uma reserva sem grandes problemas. 

Além disso, é possível traçar um comparativo entre os sites da concorrência, para ver como eles se comportam junto ao público, o que oferecem e o que se pode aprender com esses fatores. A análise feita por quem tem um olhar mais clínico sobre o assunto permite mapear o mercado e redefinir o seu posicionamento dentro desse nicho.  

E, muito além do site, uma agência pode ajudar na execução das outras estratégias citadas. Um dos pontos mais interessantes em contar com esse tipo de ajuda é diminuir os riscos inerentes a toda a ação paga de marketing. 

Tendo em mente que é preciso direcionar um bom valor para os anúncios patrocinados, contar com um auxílio especializado é importante para conduzir melhor o investimento. Dessa forma, os ganhos terão muito mais chances de se tornarem reais.  

Um dos segredos para que tal tática seja bem-sucedida é que esse tipo de empresa tenha, em seu portfólio, inúmeros cases de sucesso, sabendo exatamente o que funciona e o que não está dando certo. Ao direcionar esse conhecimento para o seu projeto, é possível alavancar os resultados e trabalhar de forma mais detalhista para manter esse fluxo positivo. 

Quer saber como melhorar sua visibilidade online e gerar mais vendas? Assine a nossa newsletter e receba dicas incríveis para turbinar o seu negócio na internet!