O impacto “Mobile Discovery” tem feito com que os dispositivos móveis estejam cada vez mais presentes no cotidiano do brasileiro. Uma pesquisa recente do Google revelou que uma espécie de “revolução” tem predominado nas relações entre consumidores e empresas. Eles a chamaram de “revolução de micro-momentos”.

Nesse estudo, foi descoberto um crescimento de 74% nas compras realizadas por dispositivos móveis e constatado que 69% dos consumidores online consideram que a relevância das mensagens digitais das empresas pode influenciar diretamente na tomada de decisões.

Prestes a alcançar 2 bilhões de usuário no mundo, o Facebook tem sido um dos principais canais de influência para decisões de compra. Somente no Brasil, foram registrados mais de 104 milhões de pessoas ativas por mês, utilizando dispositivos móveis.

Mas isso só ocorre com empresas que compreendem o funcionamento dessa rede e dedicam tempo, investimento e criatividade para conquistar o público por meio de suas campanhas e ações. O Instagram, por sua vez, já abriga mais de 600 milhões de usuários no mundo, sendo cerca de 35 milhões apenas no Brasil.

São duas redes sociais altamente relevantes, com propósitos e estilos diferentes, mas que merecem um estudo mais aprofundado para que complementem as estratégias das organizações e as ajudem a alcançar resultados cada vez melhores em suas campanhas.

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você a utilizar essas duas redes sociais (Facebook e Instagram), aproveitando todas as suas possibilidades e funcionalidades para aumentar as vendas em seu negócio. Confira!

Estratégias de Mobile Discovery para o Facebook

Compreenda a funcionalidade e regras do canal

O Facebook é um espaço convidativo para atuação de empresas. Seus anúncios, possibilidades de investimento e segmentação de público fazem brilhar os olhos de qualquer empreendedor. No entanto, é importante fazer um estudo aprofundado do canal, do seu funcionamento, recursos e das regras para anúncios e publicações.

Somente por meio desse conhecimento, e do conhecimento do seu público-alvo, será possível traçar estratégias eficientes que, em vez de gerar incômodo, gera interesse, engajamento e atenção para a sua marca ou produto.

Lembre-se que o Facebook tem, em sua essência, o intuito de compartilhamento de ideias, informações e mensagens. Se a sua organização entra com um discurso unicamente comercial, é bem provável que ela seja vista como “invasiva” pelos usuários, penalizada pelo algoritmo do Facebook e pouco relevante no meio digital.

Use o Facebook Ads estrategicamente

Os anúncios dentro do Facebook podem e devem ser usados. Isso porque a distribuição de informação orgânica é propositalmente baixa. Essa propagação orgânica só acontece quando a sua empresa já possui uma imagem consolidada, que agrade aos usuários e convide-os a compartilhar as informações, marcar os amigos e curtir os posts.

Quando se começa do zero, o mais indicado é criar estratégias e formar públicos segmentados para cada tipo de publicação. São diversas possibilidades de segmentação: por interesse, gênero, idade, geolocalização, renda, profissão, entre outros.

Mais que a segmentação, é preciso usar a criatividade. Recursos como anúncios em Canvas no Facebook são perfeitos para visualização em smartphones e atraem completamente a atenção do público.

Lembre-se de adequar as artes do canal, os templates, vídeos e meios multimídia para visualização completa e acessível nos dispositivos móveis. Você não quer ver sua mensagem cortada por uma inadequação no momento em que ela mais precisa ser lida e compreendida, não é mesmo?

Mobile Discovery para Instagram

Capriche nas imagens e no conteúdo

O Instagram é marcado primordialmente pela utilização de boas imagens. Por mais que algumas empresas e perfis profissionais não prezem muito por isso, atualmente, sai na frente aqueles que compartilham material diferenciado e de qualidade.

Por isso, se você identificou que o seu público-alvo está no Instagram e, por isso, deseja interagir por ali, crie uma rotina de publicação de imagens bonitas e atraentes. Capriche no conteúdo e use os anúncios para alavancar ainda mais seu perfil e conquistar seguidores qualificados.

Busque hashtags coerentes

Uma pesquisa apurada de palavras-chave pode ajudar seu perfil do Instagram a conquistar cada vez mais interessados em acompanhar os conteúdos.

Ferramentas como a KeyHole ajudam você a visualizar as hashtags mais relevantes da rede social, indicando as mais propícias para utilização em seus posts.

Siga pessoas relevantes para o seu negócio

Buscar usuários que falem e se interessem pelo seu produto ou serviço e segui-los no Instagram também ajuda a aumentar a visibilidade da sua empresa.

Geralmente, os usuários verificam o perfil das pessoas que passaram a segui-los. Se o seu perfil tem conteúdo relevante e atrativo sobre um assunto de interesse, há, então, grande chance de que ele retribua e também passe a seguir sua marca.

Além disso, o acompanhamento estratégico de marcas e usuários que se interessam pelo mesmo tema/setor/produto ajudará você a manter-se atualizado sobre o mercado, tendências e novidades.

No Facebook e no Instagram

Mantenha coerência no conteúdo e na frequência das publicações

Não adianta criar uma página no Facebook se você for atualizá-la apenas “quando der”. É importante construir um planejamento estratégico, definindo os tipos de posts e a frequência com que os mesmos vão ao ar. Uma página desorganizada cronologicamente e/ou abandonada causa má impressão para o negócio e pode ser um “tiro no pé”.

Não deixe o seu público falando sozinho

Não é horrível quando você demonstra interesse por um produto ou serviço, deixa um comentário pedindo mais informações e não recebe resposta alguma? Afinal, eles querem ou não conquistar novos clientes? Esse geralmente é o primeiro pensamento que vem à mente.

Pois a dica aqui é: tome cuidado para não cometer os mesmos erros! Sempre responda seus seguidores, com cordialidade e atenção. Faça isso o mais rápido possível, chamando-os pelo nome, e ganhe mais pontos ainda.

Rede social é relacionamento. Precisa ser uma via de mão dupla para dar certo, caso contrário você será apenas mais um.

Mensure os resultados

É importante ter acesso a relatórios detalhados periodicamente para acompanhar a evolução da sua página/perfil nas redes sociais. Os relatórios dão uma real dimensão do trabalho, mostrando os pontos de erros e acertos e direcionando você e sua equipe para uma estratégia cada vez mais otimizada e eficiente.

Descubra a porcentagem do público que acessa o seu canal por meio dos dispositivos móveis e foque uma atenção especial a ele, produzindo conteúdos personalizados, específicos e selecionados.

Na era do Mobile Discovery, é importante também contar com profissionais capacitados para execução desse trabalho, desde o planejamento até o desempenho e mensuração. Afinal, você já precisa utilizar o seu tempo para o gerenciamento administrativo da empresa, o que já não é pouca coisa. 

Para saber mais sobre a otimização do seu desempenho em Social Ads, convidamos você a baixar nosso e-book. Até o próximo artigo!