Boa parte das ferramentas que utilizamos diariamente foi para a nuvem, com a popularização da banda larga e o desenvolvimento de transmissões mais seguras. Para que possamos entender o que é marketing cloud e o que seu negócio tem a ganhar com isso, é preciso entender melhor como nossa relação com as empresas mudou ao longo dos últimos anos e porquê software sob demanda é uma alternativa cada vez mais popular.

Online, conseguimos nos conectar com marcas, adquirir produtos, postar reclamações e obter atendimento de nossas principais demandas, à distância de alguns cliques. Isso torna mais simples a vida de empresas, que podem se beneficiar da onipresença da ferramenta para fortalecer sua presença em nossas vidas e, também, de usuários que conseguem maior comodidade a custos vantajosos.

Se no marketing tradicional o objetivo é chamar a atenção, na internet a proposta é diferente e exige estratégias completamente opostas. Aqui, vale mais à pena construir um legado para sua marca e reforçar sua autoridade e competência do que fazer barulho.

As ferramentas que tornaram possível o contato frequente entre a empresa e o consumidor também mudaram a maneira como a sua empresa interage, percebe o mercado e reúne informação para se tornar mais competitiva.

Afinal, o que é marketing cloud?

O marketing online, que sempre se beneficiou de softwares capazes de automatizar suas principais funções, hoje migra para as ferramentas na nuvem, a fim de obter bons resultados por preços mais enxutos.

Ali, acaba encontrando suítes de aplicativos completas e capazes de oferecer integração, mobilidade e capacidade de processamento que sua empresa jamais experimentou em tarefas anteriormente. Marketing cloud é trocar software on-premise por soluções flexíveis e integradas.

Esse tipo de software, criado para reduzir o custo das suas operações de marketing funciona de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, tornando o trabalho de sua equipe mais dinâmico. Sites, mídias sociais, resultados de busca e outras informações fundamentais podem ser classificados e analisados com agilidade e por uma fração do custo com o licenciamento de versões locais.

 

ebook_social-ads-facebook-ads

 

Quais são os benefícios do marketing cloud?

Quando falamos em usar mais tecnologia no departamento de marketing, não estamos nos referindo apenas à automação. Embora ela seja um dos principais benefícios em migrar para a nuvem, o que torna o investimento uma necessidade é a capacidade que tais ferramentas oferecem na detecção gradativamente mais precisa do perfil do consumidor.

Chegar a usuários reais, impactados pelos produtos e serviços que sua empresa vende é uma realidade com os dados oriundos da integração permitida pelo marketing cloud.

Parar de fazer suposições a respeito de seus consumidores vai levar sua estratégia para um novo patamar. Pela nuvem é possível fazer isso de forma segura, sem perder mobilidade. Veja alguns dos principais benefícios em fazer a transição.

Segurança nas operações

O principal receio de gestores ao migrar operações para a nuvem diz respeito à segurança. Embora muitos mitos relativos à vulnerabilidade da nuvem já tenham sido desbancados, a realidade é que o conceito ainda parece distante para alguns.

A decisão, entretanto, deve ser simples. Como estão protegidos os dados de seus clientes atualmente? Se sua opsec não vai bem, a nuvem pode terceirizar parte da responsabilidade para as plataformas e serviços que nela operam.

Dotadas de maior infraestrutura operacional, gigantes como Hubspot e Adobe (principais fornecedoras desse tipo de software) podem investir em soluções de segurança muitas vezes inatingíveis a pequenas e médias empresas.

Dividir o ônus de proteger essas informações, contando com backup atualizado instantaneamente e disponibilidade dos dados em múltiplos dispositivos e sistemas operacionais acaba sendo vantajoso para a maioria das corporações.

Escalabilidade de custo previsível

Escalar numa estratégia que usa ferramentas de marketing cloud é muito mais simples, pois prevê a amortização dos custos sem aumentar significativamente o risco para seu negócio. Planos altamente customizáveis contemplam benefícios para empresas que necessitam de mais espaço e processamento a preços diferenciados, facilitando o crescimento.

Mobilidade sem custo extra

Marketing cloud é uma ótima forma de investir em mobilidade e permite que sua empresa obtenha soluções para mobile, desktop e browser, sem precisar investir em um software específico para isso. O principal benefício do marketing cloud está na virtualização. Assim, obter acessos a seus dados fica mais simples, onde quer que você esteja.

Economia na aquisição de ferramentas de produtividade

A prestação de serviços em software, ou SaaS, funciona bastante a favor do seu negócio se colocarmos os gastos na ponta do lápis. Sem precisar investir em novos servidores, máquinas ou pessoal, sua equipe consegue fazer a transição com fluidez e se beneficia de espaço extra e processamento robusto ao longo do caminho.

Para sua planilha de custos, significa um valor único por usuário e prever o necessário para expandir ou reduzir suas operações fica mais simples. Controlar quem tem acesso às ferramentas é outra das atividades que o marketing cloud descomplica, dando acesso total à gestão, para que realize ajustes de percurso.

Upgrades simplificados e manutenção inclusa

Upgrades de software não precisam impactar as finanças de sua empresa. Com soluções online, sua equipe utiliza sempre a versão mais recente do software que precisa, o que significa maior estabilidade para suas operações.

Ferramentas instaladas localmente exigem suporte presencial, podem tornar parte de suas máquinas indisponíveis durante a manutenção e exigem a compra de novas licenças na atualização.

Marketing cloud vai oferecer longevidade a seus equipamentos, que não tem sua capacidade de processamento comprometida ao processar grandes volumes de dados.

Soluções unificadas com foco em integração

Ainda que se beneficie de estratégias diferenciadas para atingir seus objetivos, o marketing cloud continua sendo uma iniciativa de vendas. A mudança nas ferramentas significa a oportunidade de fazer mais com os canais atuais. Gerenciar a publicação de conteúdo com CMT (Content Marketing Tools) é outra forma de otimizar seu trabalho e promover engajamento.

Suítes completas por uma fatia do custo

Marketing na nuvem funciona de verdade quando sua empresa consegue extrair o melhor da integração. Analisar com precisão os dados obtidos em conversas, interações e atendimentos, organizar chamados e encaminhar solicitações fica mais fácil com a contratação de uma suíte que dê acesso a soluções com foco similar.

Obter inteligência para que seu negócio tome melhores decisões, embasado na impressão que sua marca causa em consumidores reais (percebida com dados em alimentados ao vivo) é fundamental para ajustar estratégias e garantir sempre os melhores resultados.

Agora que já sabe o que é marketing cloud, que tal continuar aprendendo como novas ferramentas, estratégias e tendências vão ajudar a fortalecer sua presença online? Assine a nossa newsletter e receba sempre o melhor de nosso conteúdo!