Em um mundo tão conectado, no qual os consumidores têm acesso direto a informações sobre os produtos, serviços e empresas, é preciso se reinventar. Um novo conceito, chamado de marketing de dados, tem surgido como estratégia diferencial para as empresas que desejam alcançar a atenção desse novo consumidor.

Neste texto, vamos falar sobre o assunto, trazer sua definição e citar exemplos práticos para que você comece, desde já, a analisar a viabilidade dessa estratégia aí na sua empresa. Vamos lá?

O que é o marketing de dados?

Marketing de dados é a modalidade do marketing que utiliza informações específicas do público como base para definição de estratégias na produção de campanhas e conteúdos.

Por meio do cruzamento de informações relevantes sobre preferências, expectativas e comportamento, as empresas passam a compreender melhor o tipo de produto e/ou serviço que pode alcançar diretamente o interesse do consumidor.

O marketing de dados ajuda não só nas estratégias de publicidade, mas também na elaboração de conteúdos mais interessantes e, claro, na melhoria dos processos internos dentro das instituições.

Quais são os benefícios para o meu negócio?

Como já começamos a explicar no tópico anterior, o marketing de dados traz um panorama rico em detalhes sobre o comportamento e as preferências do consumidor.

Veja os benefícios da análise desses dados a seguir.

Extração de informações sobre as ações do público

Nesse ponto, as informações obtidas são muito importantes para que os gestores entendam o comportamento do consumidor e tracem suas estratégias com base nesse comportamento.

Melhor compreensão sobre a empresa, dentro do segmento em que atua

O marketing de dados ajuda a entender a visão do público sobre empresa, produto ou serviço e, ao mesmo tempo, aponta os erros e acertos, dando uma orientação sólida sobre os pontos que precisam de melhoria e os que merecem mais investimento.

Descoberta antecipada das tendências do mercado

Analisando o comportamento do público, é possível também descobrir quais são as tendências do mercado. Ao identificar qual caminho seu consumidor tem seguido e ao visualizar as novidades por meio do marketing de dados, sua empresa sai na frente.

A estratégia de análise dos dados ajuda a obter ideias inovadoras para aprimorar o trabalho e contribui para que o seu negócio esteja sempre à frente da concorrência, sempre bem informado.

Criação de conteúdo exclusivo

Saber analisar os dados disponíveis e as informações que seu público oferece é também uma excelente maneira de extrair pautas exclusivas. Essa também é uma vantagem do marketing de dados: permitir a criação de conteúdo interessante, criativo e que vai, de fato, gerar leads para sua empresa.

Quem já utiliza?

A OK Cupid, que é uma plataforma americana de relacionamentos, começou a crescer, de fato, quando usou os dados de suas redes sociais para embasar a criação de conteúdo. O segredo da organização foi, na verdade, analisar os gostos de seu público-alvo e produzir informações, conteúdo e material rico para atrair a atenção desse público. Deu certo!

A Neli é uma empresa que conquistou amplamente seu público e faz sucesso utilizando o marketing de dados como carro-chefe para criar seus produtos, serviços e conteúdos. Ela oferece aos usuários um catálogo personalizado, criado a partir de seus gostos, interesses e consumo na plataforma.

O próprio Facebook utiliza o comportamento do consumidor como base para exibir conteúdo ao público. Isso significa que, quando você curte, compartilha, comenta ou tem qualquer tipo de interação com uma publicação, nessa rede social, você mune a empresa de Mark Zuckerberg com informações valiosas para que o algoritmo da plataforma filtre melhor as informações que aparecem para você.

Como aplicar ao meu negócio?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing de dados e sua utilidade, daremos algumas dicas de como aplicá-lo da melhor maneira possível ao seu negócio.

Contrate profissionais especializados

O primeiro passo para fazer o uso adequado de dados e transformá-los em informações valiosas para o marketing do seu negócio é contar com uma equipe capacitada para esse trabalho.

Como empreendedor, sabemos que são muitas as tarefas diárias e as responsabilidades para administrar. Por isso, confiar em uma equipe de profissionais especializados vai ajudar você a manter o controle da situação.

No marketing, a equipe precisa estar em sintonia com o proprietário e com todos os colaboradores. O papel desse time é traduzir a mensagem do consumidor para a empresa e vice-versa.

Não abra mão de investir em profissionais que vão te ajudar a captar as informações mais importantes e, mais que isso, transformá-las em conteúdo, campanhas, material interessante para atrair e fidelizar seu público.

Use as ferramentas adequadas

Na utilização do marketing de dados, é importante dispor de infraestrutura adequada. Afinal, estamos falando de tecnologia, captação de informações e análise de métricas.

Existem muitas ferramentas — algumas gratuitas e outras pagas. As mais adequadas para você dependem de uma série de fatores que incluem: o tipo de serviço/produto que você oferece, o fluxo de demandas, o fluxo de informações que sua empresa gera dentro do ambiente digital, etc..

Pesquise as ferramentas mais interessantes do mercado e quais delas são essenciais para seu negócio. Converse com seu time de marketing, escute as sugestões e faça testes.

Defina bem os critérios de análise

É importante estabelecer os critérios de análise de dados para não ficar submerso em um mundo de informação, sem poder, de fato, aproveitá-las. Analise as informações essenciais para sua empresa e, a partir dessa análise, estabeleça os KPIs.

Mantendo um controle dos dados que serão analisados, você estabelece não só uma organização, mas um painel de leitura que poderá ser comparado com ele mesmo ao longo do tempo, para verificação da evolução da empresa.

Fique atento aos insights

Tudo é informação. Por isso, não ignore algo que parece simples, mas que pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Ainda que seja importante definir os tópicos de análise, como citamos acima, é importante manter um olhar apurado para a identificação de insights que podem fazer toda a diferença na gestão do seu negócio.

Muitas vezes, um simples comentário pode ser suficiente para trazer a solução que você buscava durante anos. Outras vezes, uma pesquisa realizada por uma lead pode mostrar a você e sua equipe quais são as reais expectativas do público.

Em suma: mantenha a organização e os critérios, mas não engesse sua análise. Mantenha-se aberto para observar os dados e extrair deles as melhores ideias e sugestões para otimizar o seu trabalho e buscar, constantemente, a excelência para a fidelização do público e para a conquista de novos clientes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o marketing de dados, seus benefícios e algumas dicas? Acompanhe a gente nas redes sociais. Estamos nos Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube.