Você já reparou se o seu site oferece uma experiência agradável para os usuários? Pois saiba que esse é um fator fundamental para a satisfação dos clientes e um bom relacionamento deles com a sua marca. E é por isso que conceitos como o UX design tem sido tão requisitados no mercado digital. 

Neste post, veremos o que é UX design, além de discutirmos sobre as principais características de uma boa experiência do usuário e os motivos pelos quais você precisa aplicá-lo no seu site. Confira!

O que é UX design?

O design de experiência do usuário — do inglês, user experience design (UX design) — é uma disciplina direcionada ao projeto ou melhoria da experiência do usuário enquanto ele interage com um determinado produto ou serviço. Isso significa que o designer de UX deve planejar certos aspectos do produto/serviço para que o usuário tenha as percepções e as reações esperadas durante o uso.

Esse produto ou serviço pode ser uma ferramenta, um aparelho, um aplicativo, um site etc. Ou seja, ele pode tanto ser físico quanto digital.

No nosso caso, vamos focar no UX design para sites.

Quais as características do UX design?

Para criar uma boa experiência do usuário, não basta entender como as pessoas se comportam diante de determinados elementos de interface — também é necessário saber quais objetivos você gostaria de alcançar com o seu site.

Pode ser que você queira satisfazer os clientes, melhorar a usabilidade, aumentar o engajamento dos visitantes com o site ou aumentar o reconhecimento da marca.

Suponha que você deseje reduzir o abandono de carrinho de compras do seu e-commerce. Nesse caso, entre os fatores que um trabalho de UX design avaliaria, estaria o processo de finalizar a compra. A análise verificaria se o botão de checkout está claro e destacado o suficiente, se é preciso preencher muitos dados para finalizar a compra, entre outros.

O que um site com boa experiência do usuário tem?

Boa velocidade de carregamento do site

Em um mundo marcado pela rapidez das comunicações, quem tem uma boa conexão espera que os sites carreguem quase que imediatamente.

Ninguém consegue ficar aguardando muito tempo até um site carregar. Se isso levar mais que alguns segundos, provavelmente o usuário vai abandonar a página.

Navegação intuitiva

As pessoas utilizam o menu de navegação para se orientarem, principalmente quando chegam pela primeira vez ao site de uma empresa.

Portanto, tenha em mente que os usuários precisam se localizar dentro do seu site e conseguir escolher com facilidade para onde querem ir, estejam eles acessando do smartphone, do desktop ou do tablet.

Daí a importância da responsividade em um site. Continue lendo para entender melhor o que é um design responsivo.

 

saiba-como-otimizar-a-taxa-de-conversao-de-uma-landing-page

 

Clareza das informações

As opções do menu, links, texto e funcionalidades devem ser fáceis de entender e não apresentar ambiguidades. Quanto mais rápido o usuário entender as informações, mais rápido conseguirá finalizar a atividade que deseja no seu site.

Ausência de obstáculos

Todo elemento que interrompe a navegação ou dificulta a ação seguinte do usuário é um obstáculo.

Formulários muito longos ou que acusam algum erro no preenchimento sem explicar o motivo são alguns exemplos. Outro exemplo tem a ver com os pop ups, que ficam na frente do conteúdo para exibir uma propaganda, pedir para assinar uma newsletter, pedir para compartilhar o site nas redes sociais etc. 

Por que o UX design é importante para o meu site?

1. Satisfação do cliente

O primeiro motivo é o mais básico de todo negócio tradicional — satisfazer o cliente. E, para os negócios na Internet, não poderia ser diferente. Permitir que o usuário use o seu site com conforto e facilidade é o primeiro passo para ter sucesso nas vendas.

2. Evangelização de clientes

Oferecer um site com bom UX design criará uma experiência marcante para o usuário, mostrando o seu cuidado e a sua preocupação com os visitantes. Toda a confiança e a satisfação decorrentes disso geram clientes satisfeitos, que acabam retornando ao seu site e recomendando a sua marca para outras pessoas. É uma forma de atrair mais clientes.

3. Aumento das vendas

Já vimos que alguns problemas de UX podem afastar os clientes do seu site, impedindo que o seu negócio realize mais vendas. Mas também pode ser que a sua loja virtual precise apenas de algumas otimizações de usabilidade que facilitem as compras dos seus visitantes.

Sendo assim, investir na experiência do usuário do seu e-commerce pode trazer resultados interessantes para o faturamento da empresa.

4. Posicionamento nos mecanismos de busca

Mecanismos de busca como o Google têm a função principal de entregar os resultados mais úteis para atender às pesquisas dos usuários, sendo que um site útil não é apenas o que tem bom conteúdo. Um site útil também obedece a uma série de fatores, entre eles a experiência do usuário.

5. Maior público atingido

Um site pensado para oferecer a melhor experiência ao usuário deve ser responsivo, de forma a ser compatível com diversos tamanhos de tela. Um design responsivo dá às páginas web a habilidade de se adaptarem ao tamanho da tela do usuário, o que lhe garante uma boa experiência, independentemente do dispositivo.

Garantindo a compatibilidade em tantos aparelhos, você atinge um público muito maior do que apenas as pessoas que navegam com o desktop, por exemplo.

6. Custo reduzido com suporte

Quanto mais agradável for a experiência e quanto mais simples e intuitiva for a interface do site, menor será a necessidade de prestar suporte para as pessoas aprenderem sobre as suas funcionalidades.

7. Custo reduzido com desenvolvimento

Se um site tiver erros de funcionamento da interface, uma otimização na experiência do usuário provavelmente indicará a existência desses bugs. Agora, imagine que esses bugs sejam encontrados por usuários. Dependendo do erro, talvez você precise ressarcir essas pessoas, além de precisar resolver o erro com urgência. 

Em suma, quanto mais cedo você investir em UX design, mais reduzidos serão os seus gastos com desenvolvimento.

Percebeu a importância da experiência do usuário para o seu site? São elementos que realmente fazem a diferença, trazendo benefícios não só aos visitantes, mas para o seu negócio também.

Agora que você já aprendeu sobre o que é UX design, o que acha de receber mais textos como este no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre e-commerce e marketing digital.