Hoje, estar presente na internet é imprescindível para dar maior capilaridade ao seu negócio. Por meio da web é possível pulverizar o seu produto e/ou serviço de maneira dinâmica, rápida, atingindo diretamente o seu público-alvo. Logo, a utilização de um planejador de palavras-chave se faz tão importante.

Vamos entender um pouco mais sobre como escolher e patrocinar as palavras-chave certas para ter mais destaque nas pesquisas do Google e melhores resultados com os investimentos feitos no AdWords. Além disso, conheceremos outras estratégias e ferramentas como o remarketing e o planejador de palavras-chave. Confira!

Saiba como garantir os melhores resultados utilizando o Google AdWords

Não é novidade que o AdWords é uma ferramenta de publicidade extremamente poderosa e de fácil adaptação a qualquer tipo de negócio. Porém, é necessário ter estratégias bem desenhadas para obter o melhor resultado da ferramenta pois as opções de formatos de mídia e dinâmica dos anúncios são diversas.

Logo, é necessário que você conheça cada opção de formato, realize testes e entenda qual das opções garantirá mais conversões. Ainda mais importante que isso, é definir o seu público-alvo, as suas personas, trabalhar muito bem as palavras-chave e desenvolver promoções com ofertas vantajosas aos consumidores. Por isso, fique atento às dicas abaixo e crie campanhas de sucesso.

Defina o seu público-alvo e foque nele

Para trabalhar os itens que seguem, é necessário ter bem definido seu público-alvo e um detalhamento de suas personas. Você precisa saber com exatidão:

  • Para quem está anunciando?
  • Quais são as dores de seus clientes?
  • Como eles pesquisam na internet?

Depois dessa definição, trabalhe sempre com anúncios segmentados de acordo com seu público. Dessa forma, você atingirá um público qualificado e consequentemente aumentará o número de conversões de suas campanhas.

Conte com o planejador de palavras-chave

Para que as suas campanhas tenham sucesso, dando um bom retorno sobre investimento é importante que haja um bom planejamento de palavras-chave. As palavras-chave devem ser escolhidas a partir do estudo do nicho em que você atua.

Imagine: como meu público pesquisa pelo produto ou serviço que eu ofereço? Faça uma lista extensa de palavras-chave que você avaliará patrocinar. Nesta hora, a definição de público-alvo e personas, te ajudarão muito nesta tarefa!

Uma boa dica, antes de partir do zero, é pesquisar inicialmente quais são as palavras-chave que ativam anúncios dos seus concorrentes. A partir daí, estas ideias iniciais te levarão a encontrar novos termos.

Parece ser difícil fazer uma lista de palavras-chave, mas o Google pode dar suporte nesta tarefa. O buscador disponibiliza gratuitamente uma ferramenta chamada planejador de palavras-chave, onde você pode pesquisar ideias para os seus grupos de anúncios. Com o planejador também é possível verificar o desempenho de uma lista de palavras-chave e multiplicá-la. Dessa forma, fica bem mais fácil analisar quais são as melhores palavras para o seu negócio.

Outra facilidade da ferramenta é que você também pode visualizar quais são os lances e orçamentos que serão mais competitivos à sua campanha. Além disso, é possível estimar volume de pesquisas e até mesmo ter uma previsão do número de cliques.

 

 

Saiba escolher as palavras certas

O planejador de palavras-chave trará como resultado uma extensa lista de palavras relacionadas. Nem sempre todas as palavras funcionarão para o seu objetivo. A decisão sobre quais termos escolher vai variar de acordo com o seu objetivo e orçamento. Caso tenha objetivo de alto tráfego e orçamento disponível para isso, opte pelas palavras mais “head”, ou seja, termos com maior volume de pesquisa. Agora, se o seu orçamento for limitado e você tiver um objetivo mais específico, é preferível optar por palavras também mais específicas, normalmente compostas por mais de um termo. 

Observe que quanto mais pesquisas uma palavra-chave possui, mas caro o patrocínio se torna. Isso acontece, pois, essas palavras acabam tendo uma concorrência grande e como os preços do clique são formados por meio de leilão, trabalhar com termos de alto volume de pesquisa se torna mais caro.

Experimente criar a sua lista de palavras-chave mesclando os termos com médio volume de pesquisa. Dessa forma, você conseguirá equilibrar o orçamento e não concorrerá com os grandes nos termos de alto volume. Evite também adicionar palavras-chave sem antes pesquisar no planejador. Você pode estar adicionando palavras sem volume de busca e isso não irá lhe trazer nenhum resultado, além de poluir a conta.

Faça remarketing

O remarketing é uma ferramenta do Google tanto para rede de display quanto para a rede de pesquisas, que tem por objetivo ampliar as chances de você fechar um negócio.

Para utilizar a ferramenta você precisará realizar as configurações necessárias como adicionar uma tag em seu website, criar e popular listas nas páginas que você definir como prioridade.

Quando o potencial cliente fizer uma visita ao site ele receberá uma marcação por meio de um cookie e, então, passará a receber anúncios direcionados, que estarão espalhados na rede de display e/ou de pesquisas do Google.

Digamos que você esteja fazendo uma campanha promocional e um visitante deixa a página promocional sem realizar uma compra. No momento da visita, o cookie é instalado e, ao navegar pela internet, este prospect visualizará seus anúncios de acordo com a segmentação que você realizou ao configurar sua campanha de remarketing.

Lembre-se que é importante avaliar a inclusão de seus anúncios em dispositivos móveis. O Google faz essa inclusão automaticamente, porém, pode não ser uma boa estratégia para sua campanha. Isso se justifica, pois cerca de 50% dos cliques em banners a partir de dispositivos móveis são feitos acidentalmente, segundo pesquisa da Goldspot Media.

Faça promoções

A fim de segmentar suas campanhas e também trazer mais tráfego qualificado, nada melhor que trabalhar boas promoções. Para isso, crie anúncios focados nestas promoções e traga mais tráfego qualificado para as suas páginas. 

Agora que você entende um pouco mais sobre como ampliar seus resultados com o Google AdWords e como utilizar o planejador de palavras-chave em seu benefício, comece a estudar as campanhas que você traçar e aplique estas dicas para otimizar os seus resultados.

Fique atento também às nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn), siga-nos e receba sempre conteúdos que te ajudarão a tornar seus resultados cada vez melhores!