Contratar uma agência digital é uma boa ideia para alavancar os negócios. E, se você está decidido a colocar todas as ferramentas que tem a disposição em uso, uma das melhores escolhas é optar por uma agência digital com foco em resultados. Se até hoje o seu Marketing foi responsabilidade de profissionais alocados dentro da empresa a mudança pode fazer bem.

Afinal, Marketing Digital é um termo amplo e cheio de nuances, mas que define uma disciplina que sempre pode ser executada melhor por especialistas. Uma agência digital com foco em resultados é exatamente o que o nome diz. Ela disponibiliza para o seu negócio uma equipe altamente especializada, que entende todas aquelas siglas capazes de fazerem um organização crescer (SEO, PPC, ROI, entre outras) e garante os melhores retornos com relatórios, métricas e indicadores que podem provar sua eficiência.

Todavia, quando o assunto é contratar uma agência digital muitas pessoas ainda têm suas dúvidas. Quais são as reais vantagens desse investimento? Como uma agência digital se diferencia das outras?

É sobre isso que falaremos hoje. No artigo a seguir você entenderá o que é inteligência competitiva e como ela faz com que algumas agências sejam melhor que outras.

Conhecerá também os tipos de profissionais qualificados que uma agência digital deve ter e será introduzido a algumas das tendências de Marketing de que o seu negócio pode tomar vantagem. Além disso, aprenderá como a análise de resultados é importante para o sucesso e verá que todas essas características podem (e devem) impulsionar o crescimento de empresas como a sua.

Pronto para ser convencido das vantagens de uma agência digital com foco em resultados? Então comece já a leitura!

1. Inteligência competitiva: uma característica de boas agências

Vamos começar falando de inteligência competitiva e do papel que ela tem no Marketing Digital. Primeiro é preciso definir o seu conceito, para então conseguirmos colocá-la no contexto do Marketing e fazer com que você entenda porque ela é tão importante para uma agência digital.

Talvez você já tenha ouvido falar no termo, que pode ser amplamente definido como o processo de coletar dados sobre o ambiente de negócios a fim de que se possa determinar o melhor curso de ação em todas as decisões de negócios. Inteligência competitiva é feita de coleta de dados e essa coleta funciona como vantagem para uma empresa que consegue fazê-la da maneira mais eficiente possível.

Mas podemos expandir um pouco a nossa definição de inteligência competitiva antes de colocá-la em perspectiva na escolha de uma agência digital. A inteligência competitiva não coleta dados indiscriminadamente. Ela é focada principalmente em informações sobre a concorrência em um determinado nicho de mercado, os consumidores que o compõe, as audiências que podem e devem ser atingidas para a conquista de leads e no entendimento de todas as forças que podem influenciar o seu Marketing e a decisão do cliente.

Isso quer dizer, então, que inteligência competitiva pode significar abrir os olhos para as iniciativas de Marketing dos seus concorrentes ou o acompanhamento do que eles fazem nas redes sociais. O ponto é direcionar todos os esforços possíveis para entender melhor tudo aquilo que acontece fora do seu negócio, a fim de antecipar tendências, identificar oportunidades e melhorar processos internos.

Dentro do Marketing Digital a inteligência competitiva é o principal instrumento que uma agência digital tem para entregar resultados. É com as informações conquistadas por meio dela que será possível, por exemplo, criar campanhas mais eficazes e inovadoras. Porém, o uso da inteligência competitiva não se limita a determinar o que devemos fazer no Marketing Digital, abordando também aquelas ações que são contraproducentes.

Este recurso vai ajudar os profissionais de Marketing que trabalham para a sua empresa a apontar exatamente o que deu errado nas campanhas dos seus principais competidores. E essa informação será fundamental para que as suas iniciativas digitais funcionem mais rápido e melhor.

Uma agência digital tem como uma de suas características a inteligência competitiva porque sabe utilizá-la muito melhor do que uma equipe interna poderia. Enquanto seu time de Marketing atual pode até estar atento para a importância da inteligência, ele não tem os instrumentos que o possibilitam analisá-la da melhor forma possível.

O que queremos dizer com isso? Bom, muitas vezes times de Marketing limitam a inteligência competitiva à coleta de dados dos competidores mais próximos ao seu negócio. E, enquanto isso pode ser uma pequena vantagem, não representa de maneira alguma o potencial absoluto da inteligência.

Sua agência digital vai olhar para além dos concorrentes locais e observará todos os negócios que podem levar o público que você almeja para longe da sua empresa. Isso é o que garante que a inteligência competitiva realmente será relevante na hora de desenhar uma estratégia e divulgar seus produtos e serviços.

Inteligência competitiva oferece insights valiosos que profissionais de Marketing qualificados utilizam nos seus cotidianos para tomarem decisões melhores. Ela pode moldar como a sua empresa aborda o mercado e tende a ajudá-lo a evitar erros que poderiam comprometer a performance do seu Marketing Digital.

2. Profissionais qualificados: peça-chave para o sucesso de uma estratégia

Falando em profissionais qualificados, você sabe quais são aqueles que são instrumentais na criação de estratégias de Marketing Digital? É exatamente sobre isso que vamos falar agora, mostrando de uma vez por todas que contratar uma agência digital com foco em resultados pode ser uma boa ideia.

Mas antes, precisamos explicar o que faz com que a terceirização do seu Marketing seja necessária. Se em uma estratégia há uma série de profissionais salutares para o seu bom desempenho não é difícil entender que a contratação de todos eles é fundamental. O que acontece na prática, todavia, costuma ser bastante diferente.

No momento em que uma empresa decide fazer o próprio Marketing Digital ela não coloca na ponta do lápis exatamente todas as novas contratações que precisará fazer. Para buscar eficiência operacional geralmente lista dois tipos de profissionais de Marketing e busca no mercado de trabalho aqueles que podem assumir tantas responsabilidades quanto possível.

Essa é uma péssima ideia. Pouco especializados, estes profissionais não conseguem focar-se em um ponto específico de seus trabalhos. E, com cargas acumuladas de tarefas e a necessidade de desempenhar dupla ou tripla função, acabam deixando de lado a busca constante por melhores resultados.

Quando um negócio terceiriza o seu Marketing, por outro lado, isso não acontece. Ao contratar uma agência digital uma empresa pode usufruir de tantas especialidades quantas forem necessárias para alavancar suas campanhas e não paga nada a mais por isso. Consegue manter, ao mesmo tempo, uma folha enxuta e obter auxílio em todas as suas demandas.

Profissionais qualificados são peça-chave em qualquer estratégia de Marketing que se preze. Conheça alguns deles e seus respectivos papéis a seguir.

2.1 Especialistas em Inbound Marketing

O Inbound é uma das tendências para os negócios que querem explorar o máximo do Marketing Digital e obter os resultados mais impressionantes. Isso quer dizer, então, que um time ideal precisa contar como pelo menos um especialista na disciplina. Ele será responsável por coisas como o desenvolvimento de uma estratégia Inbound e a manutenção dela.

2.2 Community Manager

O Community Manager, por sua vez, é a pessoa responsável por cuidar do relacionamento da sua empresa com clientes nas redes sociais. Ele é quem engaja em conversas significativas na internet e cria conteúdo compartilhável para os seus perfis. Além disso, é papel do Community Manager monitorar o sucesso de um negócio nas redes sociais, trabalhar lado a lado com o resto do time de Marketing para criar e distribuir conteúdo relevante e direcionar tráfego das suas redes para o website corporativo.

2.3 O profissional de SEO

Não há nada mais importante para um negócio do que ser encontrado no Google. E este é o trabalho constante do profissional de SEO: a otimização das suas páginas, postagens, imagens e conteúdo para internet a fim de que ele seja encontrado pelas principais ferramentas de busca e conduza tráfego para o negócio.

2.4 Gerente de Marketing

Poderíamos citar aqui uma ampla gama de outros profissionais relevantes para o sucesso da estratégia digital. Mas, sem mencionar o Gestor de Marketing não estaríamos contemplando uma das peças mais importantes de uma agência digital.

É o Gestor de Marketing que administra estratégias, define metas, pesquisa e entende o que cada cliente necessita fazer para alavancar seu negócio e acompanha tendências de Marketing inovadoras. Sem ele para guiar o trabalho da equipe seria impossível garantir entregas consistentes e bem-sucedidas.

3. Tendências de marketing: para obter resultados deve-se estar atento

Sabe o que ajuda uma agência digital a trazer resultados para um negócio? O seu foco constante nas tendências de mercado e no que funciona para outros negócios. Da mesma forma que a inteligência competitiva, que citamos em um dos tópicos anteriores, funciona para ajudar uma empresa a entender o que seus competidores estão fazendo ela também serve para apontar as principais novidades que fazem com que adquirir clientes não seja uma desafio tão grande assim.

É pouco provável que um departamento de Marketing interno, ou uma agência tradicional, consiga acompanhar as tendências de mercado como uma exclusivamente digital. Isso quer dizer que a segunda poderá oferecer à sua empresa as melhores alternativas disponíveis para ganhar espaço no mercado.

Ser um dos primeiros negócios a adotar determinadas tendências pode colocar a sua organização na frente da concorrência. E, uma agência digital, poderá orientá-lo quanto a técnicas como:

  • o uso de Big Data;

  • a aplicação do Business Intelligence e Business Analytics;

  • as melhores técnicas de otimização da taxa de conversão (CRO);

  • novos recursos para melhorar a experiência do cliente;

  • estratégias de Mobile Marketing;

  • parcerias e o desenvolvimento de programas de afiliados;

  • o uso de publicidade paga;

  • o uso de publicidade orgânica;

  • a criação de relacionamentos mais fortes com seus consumidores; e

  • a diversificação das suas iniciativas digitais (como o uso de novas mídias).

4. Análise de resultados: a importância do acompanhamento das ações

A análise de resultados é um dos pontos mais importantes de qualquer boa estratégia de Marketing. E, uma agência digital com foco em resultados é aquela que sabe fazê-la bem. Entretanto, por que é que o Marketing recorre a métricas e KPIs com tanta frequência para demonstrar seu desempenho e como isso pode ser relevante para você, como cliente?

Para entender isso precisamos falar, ainda que brevemente, sobre a evolução do Marketing ao longo dos anos. Há muito tempo profissionais de Marketing trabalhavam de uma forma completamente diferente do que hoje o fazem. Aquilo que compreendiam das campanhas que executavam dependia muito de impressões, que podiam ser facilmente influenciadas por sentimentos e outros aspectos menos técnicos.

Seu trabalho era guiado por noções tão vagas quanto consciência de marca, como as pessoas percebiam os negócios que divulgavam e outras coisas assim. Hoje, porém, o Marketing é muito mais preciso e confia nessa precisão para garantir a CEOs que, de fato, traz resultados para um negócio.

Métricas e KPIs se tornaram, então, recursos imprescindíveis para conferir lastro ao trabalho do profissional de Marketing. Elas funcionam tranquilizando executivos, mantendo times focados em resultados e fundamentando a tomada de decisões.

O acompanhamento se tornou, lentamente, o recurso mais relevante que uma agência digital tem para garantir a sua eficiência.

Mas quais são os principais tipos de acompanhamentos feitos no Marketing Digital e como podemos entender a importância de cada um deles? Veja como funcionam alguns dos tipos mais importantes de métricas utilizados no Marketing: as de consumo, leads, vendas e engajamento.

4.1 Métricas de consumo

As métricas de consumo são como uma agência digital focada em resultados observa se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes. Pode parecer que elas não são importantes, mas sem métricas de consumo é impossível saber se a sua mensagem sequer está chegando às pessoas certas e, consequentemente, fica mais difícil aferir sua eficiência.

Algumas das principais métricas de consumo são velhas conhecidas. Page views, tempo gasto em uma página, taxas de clique um link, número de downloads etc.

Nas campanhas offline as métricas de consumo também existem, embora sejam mais difíceis de se medir. Neste caso elas costumam ser coisas como o número de visitas em loja ou a quantidade de ligações referentes a uma oferta recebidas, por exemplo.

4.2 Métricas de geração de leads

Métricas de geração de lead são particularmente importantes porque são aquelas capazes de mostrar para os executivos que os esforços digitais de suas marcas estão funcionando. Aqui, buscamos avaliar principalmente coisas como o retorno às calls to action realizadas ao longo de uma campanha.

Todavia, você verá também uma série de KPIs tradicionais, como o número de novos leads, o número de leads que converteram e as taxas de conversão. O principal desafio dessa categoria de métricas é linkar as gerações de lead com uma iniciativa específica, mas você não precisa se preocupar com isso. A sua agência digital traçará estratégias para conseguir esses números.

4.3 Métricas de vendas

As métricas de vendas são tradicionais na maioria das organizações e provavelmente algo com que você já convive há um certo tempo. Do momento em que um lead é gerado e passa a ser responsabilidade do departamento de vendas até a conversão de fato, essa passa a ser a métrica mais importante no funil.

Em geral, as métricas de vendas são acompanhadas com auxílio de um software chamado CRM, ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Consumidor). Medir esses retornos e otimizá-los constantemente ajuda a fazer com que todo o ciclo do seu Marketing Digital melhore e, consequentemente, seus retornos também.

Típicas métricas de venda são a taxa de conversão, o número de leads gerados e negócios fechados em um determinado período e o custo de cada lead.

4.4 Métricas de engajamento social

Métricas de engajamento social são algo recente, que é muito importante especificamente para uma agência digital. São elas que indicam o quanto a sua empresa consegue atrair consumidores e fazer com que eles interajam com ela (e, consequentemente, com as suas campanhas).

Algumas das principais métricas de engajamento social são as que medem o quão viral uma determinada iniciativa consegue ser. Os números de curtidas, compartilhamentos, tweet e retweets sobre um assunto, por exemplo.

5. Crescimento rápido: impulsione a sua empresa com uma agência de qualidade

Agora que você já sabe tudo isso deve estar começando a entender o papel de uma agência digital de qualidade no desempenho de um negócio. Quem quer crescer e manter esse crescimento ao longo dos anos tem muito a se beneficiar da contratação de uma agência focada em performance.

Levantamos alguns dos principais motivos para isso abaixo.

5.1 Deixe que sua agência se preocupe com o Marketing

O que faz com que a contratação de uma agência digital seja uma boa ideia, na maioria dos casos, é o quanto isso permite que você se concentre em administrar o próprio negócio. É muito difícil crescer quando estamos nos desdobrando em milhares de tarefas, dentre as quais a divulgação constante daquilo que fazemos em meios digitais.

A partir do momento em que uma agência entra na equação você pode passar o seu tempo cuidando para que o negócio tenha um desempenho cada vez melhor. Ou seja, otimizando seus produtos e serviços e dedicando-se aquilo que faz de melhor.

5.2 Economize contratando uma agência digital

Como já frisamos, uma agência digital vai custar muito menos para a sua empresa do que a contratação de uma série de profissionais e a supervisão dos seus trabalhos. Na hora de tomar a decisão esse deve ser um dos pontos considerados porque pode significar uma oportunidade de crescimento.

Todo aquele dinheiro que não está empenhado na manutenção de um departamento de Marketing, que traz resultados muito abaixo da expectativa, é liberado para que você invista no negócio. Isso pode significa a contratação de outros especialistas capazes de acelerar seu crescimento. Ou talvez seja o dinheiro que faltava para adquirir tecnologia e escalar suas operações.

Poupar com Marketing Digital será mais fácil com uma agência especializada. E toda essa economia pode ser convertida em benefícios reais para a sua empresa.

5.3 Trabalhe com especialistas

Outra grande vantagem que vai influenciar no crescimento do seu negócio é trabalhar com especialistas. E isso você só consegue contratando uma agência digital. É muito raro conseguir atrair, no mercado de trabalho, profissionais extremamente qualificados para trabalhar em um departamento de Marketing e conseguir mantê-los na sua empresa.

Uma agência, por sua vez, tem facilidade para fazer isso. Suas equipes são multidisciplinares e elas têm como investir na carreira de seus profissionais. Isso faz com que eles trabalhem motivados e de olho nos próprios resultados, buscando sempre atender clientes com excelência.

Antes que você saia por aí procurando uma agência digital com a qual trabalhar é uma boa ideia fazer o seu dever de casa. Há muitos negócios por aí, mas nem todos eles privilegiam a performance ou têm em mãos os instrumentos necessários para ajudar uma empresa a crescer.

Marketing Digital é um processo contínuo, que exigirá uma parceria de longo prazo para funcionar. Por isso, é imprescindível fazer uma boa escolha e identificar a agência digital ideal. Como via de regra, fuja daquelas empresas que prometem resultados rápidos demais, fáceis demais ou baratos demais.

Mas além disso, procure determinar as forças e fraquezas da empresa com que escolhe trabalhar. Assim será mais fácil descobrir o que ela pode fazer por você e suprir as carências não contempladas em seu plano de Marketing.

Não se esqueça do básico e determine o desempenho que a sua futura agência digital tem nas redes. Veja como ela rankeia em ferramentas de busca, confirme sua experiência na indústria e conheça alguns dos cases de sucesso dela.

O Marketing Digital tem o poder de acelerar o crescimento dos negócios. E, em geral, funciona muito melhor do que as demais estratégias. Contratar uma agência digital fará com que você disponha de tudo que é preciso para começar campanhas imediatamente, sem passar pelo longo e árduo processo de aprendizado necessário para fazê-las funcionar.

Busque entender as necessidades da sua companhia e compartilhe esse conhecimento com a agência digital escolhida. Quanto melhor alinhados ambos estiverem, maiores são as chances de êxito.

Tem alguma pergunta sobre o assunto e quer vê-la ser respondida por uma agência digital que atende a todos esses requisitos? Entre em contato agora mesmo com a GhFly!