As redes sociais são vistas como um verdadeiro “mapa da mina” quando o assunto é atingir milhares (ou milhões) de pessoas. Nesse cenário, uma das redes com maior destaque é o Facebook, ainda mais se levarmos em conta que o seu uso já faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. 

Diante disso e com as variadas possibilidades de divulgação que essa plataforma apresenta, muitas empresas acabam tendo bastante êxito na conversão de clientes, uma vez que é um canal eficiente para interagir com potenciais clientes, mesmo quando eles não estão à procura dos produtos e serviços que você oferece.

Para exemplificar um pouco mais das possibilidades de uso do Facebook, e também apresentar alguns cases de sucesso, listamos algumas vantagens dessa ferramenta,que poderá ser uma grande aliada para ajudar você a converter mais clientes. Boa leitura!

Vai além da simples divulgação 

A publicidade no Facebook pode ser feita de diferentes formas, no entanto, a principal delas são os chamados Facebook Ads (anúncios pagos). As campanhas são caracterizadas por terem um grande alcance, e ao mesmo tempo serem altamente segmentadas. 

Por mais chances de sucesso que uma divulgação bem feita tenha, ela ainda possui alguns riscos. Por isso, uma das formas de conquistar mais clientes é exatamente ir além do lugar comum. 

Muitas empresas estão usando o Facebook como um canal de pós e pré-venda, respondendo perguntas e conversando com os usuários via chat e comentários de postagens. 

Essa medida permite se aproximar das pessoas, mesmo que elas estejam em um lugar distante, o que é fundamental não só para gerar vendas, mas também para conquistar a confiança delas. 

Para quem deseja colocar em prática um processo de expansão ou simplesmente garantir mais vendas diárias, inclusive para clientes antigos, utilizar essa mídia é uma excelente opção. 

Conta com métricas poderosas 

Mais do que direcionar esforços para atingir um público-alvo específico, é preciso acompanhá-lo para entender as suas características e o seu comportamento.  

O Facebook Audience Insights, plataforma de análise de dados sobre a sua campanha, permite se aprofundar em questões como perfil dos fãs e das pessoas alcançadas. 

Entender o que motiva o engajamento do público e também mais detalhes sobre as suas características, como faixa etária e localização possibilita uma noção maior em relação à audiência que você está conseguindo alcançar.

Uma outra opção muito importante é a avaliação das ações da concorrência, permitindo compreender o impacto que elas geram perante o público e o quanto isso está influenciando no crescimento das suas páginas. 

Manter-se atualizado nesse sentido é fundamental para não ficar para trás e, ainda, conhecer mais sobre o público.

Permite constantes melhorias em suas campanhas

Levando em conta as métricas apresentadas anteriormente, podemos citar o exemplo de uma empresa que conseguiu reunir todos esses dados, planejou melhorias e agora quer colocá-las em prática

Essa compreensão ajuda a criar conteúdos relevantes, focando na real necessidade das pessoas e considerando trabalhar de maneira mais ampla no alcance de resultados. 

Essa capacidade de se readaptar ao que o público e o mercado exigem, é uma das grandes possibilidades que o Facebook apresenta. 

Sair constantemente dessa zona de conforto é fundamental para converter mais clientes, lembrando que os usuários de uma rede social estão sempre em busca de novidades.  

Isso ajuda também não só a gerar uma maior quantidade de pessoas que acompanham as suas publicações, mas também aumentar a qualidade desse público. Isso é crucial para um processo de conversão bem feito. 

Cases de sucesso na conversão de clientes  

Nada melhor do que ter inúmeros exemplos de sucesso para se inspirar, não é mesmo? O Facebook tem diversos cases de empresas que obtiveram grandes resultados. 

Analisando alguns deles, é possível entender o que motivou a geração desses números de alto impacto e como podemos aprender com isso. 

Por exemplo, a Papa John’s Pizzaria conseguiu arrebatar milhares de seguidores ao realizar um concurso no Facebook para que os fãs criassem receitas de pizza, que posteriormente seriam lançadas pela marca. De quebra, ainda prometeu destinar ao vencedor uma parte dos lucros gerados com a venda desse novo sabor. 

A ideia de ter uma pizza personalizada com o seu gosto e ainda ganhar dinheiro com a venda dela foi o suficiente para gerar uma avalanche de pessoas participando. 

Outro exemplo bem-sucedido foi o da marca de cereais Kellogg’s. Ela reuniu dois elementos bastante valorizados pelo público: a busca por informações relevantes e a interatividade na relação com os seguidores. 

Ao produzir postagens e vídeos sobre o tema nutrição, ela acabou atraindo muitos olhares, afinal era uma autoridade da área quem estava falando, o que contribui para entender que aquele conteúdo realmente possuía embasamento.  

A empresa HubSpot foi outra que usou com inteligência os recursos dessa rede social, ocasionando um crescimento de 70% em apenas 3 meses. O que motivou esse crescimento foi um conjunto de anúncios que levavam o cliente a tomar uma ação para obter algumas vantagens, como ganhar brindes ao curtir a página. 

Usar isso de maneira clara facilitou para o público compreender o quão benéfico era acompanhar as ações daquela empresa e ainda receber conteúdo de qualidade em troca disso. 

Gigantes do mercado também não ficam para trás, quando o assunto é aproveitar os benefícios do Facebook para a conversão de clientes.  

Um exemplo é a Samsung que, em determinado momento, precisava de mais vendas na América Latina, onde a concorrência tinha um grande número de curtidas enquanto a sua página não conseguia um crescimento tão grande assim.  

A estratégia da empresa foi usar uma série de anúncios em vídeo para lançar um determinado modelo de smartphone, o que aguçou a curiosidade das pessoas e gerou quase 2000 novos clientes. 

Um ponto importante para frisar é que, independentemente do tamanho da sua empresa, ao utilizar as estratégias corretas, é possível aumentar de forma significativa a conversão de clientes por meio do Facebook. 

É importante lembrar que, sempre que julgar necessário vale a pena contratar uma empresa especializada no assunto, afinal ela tem a expertise necessária para auxiliar no alcance de grandes resultados.

Falando em Facebook, que tal curtir a nossa página e acompanhar as publicações? Elas trazem inúmeras dicas para ajudar você a levar o seu negócio para outro nível. Nos vemos por lá!