Investir na divulgação pelo Google AdWords é uma excelente estratégia para quem deseja aumentar a presença online de sua empresa. Além de ajudar a aumentar o número de visitas em seu site, os anúncios em links patrocinados ajudam na construção da marca e na geração de novas oportunidades de negócio.

Ao criar uma campanha no Google AdWords, você tem a opção de usar entre duas redes distintas: a Rede de Display e a Rede de Pesquisa, o que pode confundir alguns gestores e dificultar a escolha da melhor opção para divulgar a sua companhia.

E é pensando nisso que vamos mostrar para você as diferenças entre a Rede de Display e a Rede de Pesquisa do Google AdWords, destacando as vantagens e características de cada uma delas.

O que é a Rede de Pesquisa do Google AdWords?

Quando cria um anúncio para a Rede de Pesquisa do Google AdWords, você está garantindo que sua empresa apareça nos resultados de busca sempre que o usuário use as palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Esses anúncios podem ser exibidos no próprio Google ou em outros sites considerados parceiros de pesquisa do Google, como YouTube, Gmail, Google Maps e Google Shopping.

Quando exibidos no site de pesquisa do Google, os anúncios da Rede de Pesquisa são exibidos logo acima dos resultados de busca do usuário, destacando-se dos resultados orgânicos.

Isso garante que o usuário do site de busca visualize o anúncio de sua companhia quando ele realiza uma busca utilizando as palavras-chave que você configurou ao criar a sua campanha.

São três os tipos de anúncios que podem ser criados para uma campanha voltada para a Rede de Pesquisa do Google:

1. Anúncios de Texto

Os anúncios em texto são os tipos comuns em uma campanha para a Rede de Pesquisa do Google.

Eles são exibidos em um formato bem parecido com os resultados de busca tradicionais do Google, permitindo que o usuário saiba onde clicar para abrir o seu conteúdo.

Os anúncios em texto também podem incluir mais detalhes da sua corporação, como os telefones de contato e o seu endereço, permitindo que o cliente tenha várias opções para fechar negócio com sua empresa.

2. Anúncios do Google Shopping

Como o próprio nome sugere, os anúncios do Google Shopping são exibidos nesta plataforma criada pelo próprio Google, cujo objetivo é facilitar a vida do usuário quando procura por um produto ou serviço específico.

Eles são identificados como patrocinados, deixando claro para os usuários que aqueles não são resultados orgânicos.

É importante destacar que a taxa de cliques dos anúncios do Google Shopping não influenciam no índice de qualidade de seu anúncio no Google.

3. Anúncios Gráficos e em Vídeo

Os portais do grupo Google, como Youtube, Gmail e Google Shopping, permitem que você hospede anúncios gráficos e em vídeo que serão exibidos nos resultados de busca dos usuários nestes sites.

Com isso você poderá otimizar suas campanhas e ajudar a aumentar a sua taxa de conversão.

O que é a Rede de Display do Google AdWords?

Ao criar um anúncio na Rede de Display, você garante que sua empresa alcance as pessoas conforme elas navegam pela internet, mesmo que este não seja um site do próprio Google.

Isso porque a Rede de Display do Google AdWords permite que seu negócio exiba anúncios em mais de dois milhões de sites e blogs que aderiram ao programa do Google AdSense.

É possível criar todo tipo de anúncio usando a Rede de Display, sejam eles no formato imagem, vídeo, texto ou até mesmo interativos.

Diferentemente da Rede de Pesquisa, aqui eles não são exibidos apenas quando o seu cliente faz buscas usando palavras-chave específicas, mas também em sites e blogs relacionados à área de atuação de sua empresa.

Além de ajudar no branding e construir uma imagem positiva de sua marca na internet, esta característica permite que você segmente sua campanha de forma mais eficiente, impedindo que seus anúncios sejam exibidos em sites que não são utilizados pelo público-alvo de sua companhia.

Existem quatro tipos de anúncios disponíveis para sua empresa criar na Rede de Display do Google:

1. Anúncios de Texto

Os anúncios em texto para a Rede de Display do Google AdWords são visualmente idênticos aos da rede de pesquisa.

A diferença é que, neste caso, eles são exibidos sem que o cliente tenha pesquisado por algo, bastando apenas que o anúncio tenha alguma relação com o conteúdo da página.

2. Anúncios Gráficos

Os anúncios gráficos são um dos modelos mais populares em uma campanha na Rede de Display.

Este tipo permite que você crie anúncios nos mais variados formatos, usando as cores e imagens que sua criatividade permitir.

Com isso, sua empresa poderá atrair a atenção de mais clientes, aumentando a eficiência de sua campanha promocional.

3. Anúncios Rich Media

Estes são anúncios gráficos que possuem elementos interativos, como cores que mudam quando o usuário passa o mouse sobre o anúncio ou mesmo um carrossel de produtos.

Este tipo permite maior interação dos usuários com as peças criadas para promover a sua empresa, algo que não seria possível em um anúncio gráfico tradicional.

4. Anúncios em Vídeo

Com a rede de Display do Google, você poderá criar anúncios em vídeo que serão reproduzidos diretamente no site ou blog que seu cliente estiver acessando.

Além disso, este tipo poderá ser exibido ao lado de outros vídeos no YouTube, pois este também faz parte da Rede de Display do Google AdWords.

Além destes tipos de anúncio, uma das maiores vantagens de anunciar na Rede de Display do Google AdWords é a ferramenta de Remarketing, que permite que sua empresa exiba anúncios de forma contínua para clientes que acessaram o seu site, mas não finalizaram a conversão.

Com isso, você reforça a marca de sua companhia mesmo quando o cliente não estiver procurando por seus produtos ou serviços, o que pode aumentar suas vendas de forma eficiente.

Qual é a melhor rede?

Como você pode perceber, cada um dos modelos de anúncio no Google AdWords possui características distintas, e ambas podem ajudar sua empresa a conquistar seus objetivos. Portanto, não podemos definir qual é a melhor rede, pois ambas são capazes de ajudar sua empresa a conquistar objetivos distintos.

Enquanto a Rede de Pesquisa é eficiente para mostrar sua empresa e seus produtos quando o cliente busca por eles, a Rede de Display permite que você crie anúncios para reforçar sua marca enquanto o usuário navega pela internet.

Quando utilizadas em conjunto, elas podem ajudar sua empresa a alcançar um número maior de clientes, aumentar o tráfego de seu site e aumentar suas vendas.

Gostou deste artigo? Curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no LinkedIn para receber mais dicas que vão ajudar você a conquistar resultados ainda melhores em suas estratégias de marketing digital.