As imagens são elementos importantes para empresas que investem em estratégias de promoção nas redes sociais, seja para vender mais ou para melhorar a sua presença online. Além de ajudar a transmitir informações, as imagens nas redes sociais também são ótimas ferramentas para prender a atenção dos clientes e fazer com que eles realizem a ação esperada por você em cada uma de suas publicações.

Porém, não existe um padrão de tamanho das imagens usadas por todas as redes sociais. Cada uma delas utiliza padrões próprios, que variam de acordo com sua finalidade e características específicas.

E é pensando nisso que, neste post, vamos mostrar qual é o formato ideal para imagens nas redes sociais mais populares do momento. Confira!

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo e, por isso, é a favorita das empresas que investem em estratégias de promoção nas redes sociais. E as imagens são elementos muito importantes para o Facebook, uma vez que podem ser usadas como o avatar de sua empresa, nas publicações realizadas por você e, principalmente, em seus anúncios no Facebook Ads.

Os principais tamanhos de imagem para o Facebook são:

Imagem de perfil

Para as imagens de perfil o Facebook, o ideal é que você utilize como padrão o tamanho de 180 x 180 pixels, usado pelo Facebook para exibir o seu avatar em aparelhos com maior resolução e desktops.

Essa imagem pode ser reduzida automaticamente para 160 x 160 pixels quando exibida em telas com menor resolução, e até mesmo para 140 x 140 pixels quando o usuário acessa a rede social por meio de dispositivos móveis, como os smartphones.

É importante lembrar que o Facebook utiliza o mesmo tamanho de imagem para os perfis pessoais e para as fan pages. 

Imagem de capa

A imagem de capa é um elemento usado pelo Facebook para o usuário mostrar um pouco mais de sua personalidade ou mais detalhes sobre a sua empresa.

O seu tamanho é diferente entre as imagens de capa de perfil pessoal e das fan pages. Em um perfil pessoal, o padrão é 852 x 315 pixels, enquanto que, em uma fan page, o tamanho é ligeiramente menor: 828 x 315 pixels.

Imagens publicadas na linha do tempo

Nas imagens publicadas em sua fan page, o tamanho recomendado é de 1200 x 630 pixels quando você inserir um link, e de 1200 x 900 pixels quando nenhum link for incluído em sua publicação.

Essas imagens serão redimensionadas de acordo com a tela do usuário, garantindo uma melhor visualização de seu conteúdo publicado. É importante destacar que, se você publicar uma imagem com um tamanho menor que 600 x 315 pixels, sua imagem continuará sendo exibida, porém em um tamanho reduzido.

Esse também é o tamanho usado como padrão para os anúncios no Facebook Ads, portanto, o ideal é que todas as suas publicações utilizem imagens neste formato.

Outro detalhe que você não pode esquecer é que, para os anúncios do Facebook Ads, a sua imagem não pode ter mais do que 20% de seu conteúdo em formato de texto. Caso contrário, a exibição do seu anúncio será reduzida e o Facebook diminuirá o seu potencial de alcance.

Twitter

O Twiiter também é uma rede social bem estabelecida no mercado e é usada pelas empresas para se comunicar de forma rápida com seus seguidores. E, apesar de sua característica principal ser os posts de até 140 caracteres, as imagens também cumprem um papel importante para a comunicação.

Os principais tamanhos de imagem para o Twitter são:

Foto de perfil

Na foto de perfil do Twitter, o ideal é que você utilize imagens no formato 400 x 400 pixels, que podem ser reduzidas automaticamente de acordo com o tamanho da tela do usuário.

Imagem de capa

Assim como o Facebook, o Twitter também possui uma foto de capa. O seu tamanho recomendado é de 1500 x 500 pixels, que também é redimensionada automaticamente de acordo com o tamanho da tela do usuário.

Fotos nas publicações

Nas publicações feitas no Twitter, o ideal é que a imagem tenha o tamanho de 1024 x 512 pixels, lembrando que o tamanho mínimo para exibição é de 506 x 506 pixels.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social focada em um público mais profissional, preocupado com o desenvolvimento de sua carreira. E, de forma semelhante ao Facebook, o LinkedIn usa padrões diferentes entre os perfis pessoais e as páginas de empresa.

Logo da empresa

O logo da empresa, usado como avatar no LinkedIn, pode ser usado em dois formatos. O logo normal, com um formato mais retangular, deve ser usado com o tamanho de 110 x 110 pixels, e o seu tamanho mínimo é de 110 x 60 pixels.

Já o tamanho recomendado para o logo quadrado é de 60 x 60 pixels.

Banner da página

Bem parecida com a capa de uma página no Facebook, o banner da página é uma imagem usada para ilustrar mais detalhes de sua empresa. O seu tamanho recomendado é de 646 x 220 pixels.

Publicações no LinkedIn

Para as publicações no perfil do LinkedIn, também há um tamanho recomendado, que facilita a leitura de seus usuários: 800 x 800 pixels.

Instagram

O Instagram é uma rede social criada exclusivamente para o compartilhamento de imagens e vídeos entre os usuários por meio de aparelhos móveis. E, apesar de não oferecer muitas opções, existem alguns padrões de tamanho que você deve usar nesta rede social, sem diferenças entre perfis pessoais e corporativos.

Imagem de perfil

O tamanho recomendado para as fotos de perfil no Instagram é de 110 x 110 pixels, sendo redimensionado para 28 x 28 pixels para a exibição de miniaturas.

Imagens das publicações

O tamanho recomendado para as imagens quadradas, publicadas no Instagram é 600 x 600 pixels, porém o ideal é que você utilize o padrão de 1080 x 1080 pixels para garantir uma melhor qualidade de imagem.

Já para as imagens em formato de paisagem, o tamanho ideal é de 600 x 450 pixels.

Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede social com o foco no compartilhamento de imagens entre os usuários. As imagens publicadas nele são chamadas de pins.

Entre os principais tamanhos de imagem do Pinterest, podemos destacar:

Foto de perfil

O tamanho ideal para a foto de perfil nessa rede social é de 200 x 200 pixels, podendo ser redimensionada para o tamanho de 60 x 60 pixels.

Tamanho dos pins

O tamanho dos pins pode variar dependendo da visualização no seu perfil ou no feed dos usuários desta rede social. Para a visualização no perfil, há dois tamanhos de imagens usados: as miniaturas grandes e as miniaturas pequenas.

A miniatura grande tem o tamanho recomendado de 216 x 146 pixels, enquanto o tamanho recomendado para a miniatura pequena é de 69 x 69 pixels. Clicando nessas miniaturas o cliente verá os pins em tamanho real.

Não há um limite para a altura de seus pins, permitindo que você use a sua criatividade para publicar suas imagens. A única exceção é quanto a sua largura, que deve ter 235 pixels ou 564 pixels, dependendo do impacto que sua empresa deseja causar.

Agora que você já sabe quais são os tamanhos recomendados para as imagens nas redes sociais, curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no LinkedIn para receber mais dicas capazes de transformar a sua estratégia de promoção nesses ambientes digitais.