As redes sociais tornaram-se excelentes canais para as estratégias de marketing digital das empresas. Entre elas, o Facebook ganhou uma posição de destaque, devido à quantidade de adeptos.

Não importa o segmento em que você atua: certamente, o seu público estará lá. No entanto, a primeira dificuldade que muitos enfrentam é em relação ao número de curtidas no Facebook. Essa preocupação tem fundamento, pois o primeiro passo de uma estratégia de marketing nas redes sociais é conseguir seguidores.

Se não há audiência, então não se tem com quem falar. Sendo assim, por mais tentador que possa ser, é necessário evitar a famosa prática de comprar curtidas. Você pode até ostentar um número considerável em sua página, mas não conseguirá resultados com pessoas que não estão interessadas no que é oferecido.

Quer conhecer as melhores práticas para o seu e-commerce ganhar mais curtidas no Facebook? Continue lendo e confira!

Otimize sua página para os mecanismos de busca

Normalmente, ouvimos falar de SEO para deixar o site bem posicionado nos mecanismos de busca. Mas você sabia que os buscadores também indexam a sua página do Facebook?

Logo, é essencial caprichar na hora de preencher as informações de sua fanpage e não deixar nada em branco. Veja algumas ações que contribuem para a otimização:

  • na descrição, inclua naturalmente as palavras-chave, sem parecer forçado;
  • do mesmo modo, as publicações devem abranger termos relacionados ao seu negócio;
  • o trabalho de link building igualmente vale aqui — isso aumenta a autoridade da página;
  • por fim, não se esqueça de personalizar a URL com o nome da empresa.

Segmente os anúncios

Para alcançar mais pessoas, muitos recorrem aos anúncios patrocinados. Nesse caso, como o objetivo é conseguir mais curtidas, o ideal é promover sua página. Após isso, você pode impulsionar suas publicações e divulgar seus produtos. Em todas as situações, a segmentação é crucial.

Se você está começando agora e não fez nenhum teste, pode anunciar para um público mais amplo e observar os relatórios, filtrando os usuários conforme os dados obtidos. Além de segmentar por meio da ferramenta de anúncios do Facebook, é importante utilizar uma linguagem que esteja de acordo com o perfil do público.

Atente aos horários das publicações

Você já deve ter percebido que algumas publicações alcançam mais usuários do que outras. E o principal motivo dessa variação é o horário e o dia em que as postagens são feitas. Não há um número exato que sirva para todos: isso depende muito do seu segmento.

Enquanto uma loja de móveis pode atingir mais pessoas entre 12h e 14h, outra, que vende eletrônicos, talvez tenha mais resultados no período da noite. Para não ter dúvidas, basta acompanhar esses dados em sua fanpage e agendar seus posts para os horários de pico.

Convide as pessoas para curtirem sua página

É bastante provável que, ao criar sua página, você tenha convidado seus amigos e funcionários para curtirem. Entretanto, é preciso fazer mais do que isso: chame as pessoas em outros canais.

Se você tem um blog e produz conteúdos constantemente, insira um CTA no final de alguns artigos, convocando os leitores a praticarem essa ação. Outra dica que costuma dar bons resultados é incluir plug-ins sociais em seu site ou blog, para que os visitantes compartilhem os conteúdos e curtam a página no Facebook.

Os consumidores costumam clicar nesses ícones para saber o que estão falando da empresa na rede social. Dessa forma, a probabilidade deles se tornarem seguidores aumenta.

Publique conteúdos relevantes

Exceto seus amigos e familiares, as pessoas seguem as fanpages esperando algo em troca. Caso você só publique mensagens de autoajuda que nada têm a ver com o seu negócio ou dê bom dia a todos, não acrescentará coisa alguma aos seguidores.

Então, o ideal é despertar o interesse do público com dicas, notícias, novidades, conteúdos do blog etc. É claro que nem todas as publicações precisam ser informativas, mas devem atender aos anseios da audiência.

Bons exemplos disso são aquelas empresas que publicam fotos e vídeos mostrando os bastidores. Como somos naturalmente curiosos, esse tipo de ação gera bastante engajamento.

Evite também postar apenas propagandas do negócio. Mesmo que o e-commerce faça diversas promoções e tenha produtos novos todos os dias, o foco principal é criar um bom relacionamento com os usuários. Uma proporção amplamente utilizada é dedicar 80% das postagens para conteúdos sem fins comerciais e 20% para a publicidade.

Promova concursos

Um modo de conseguir visibilidade rapidamente é promover concursos. Para tanto, você pode sortear um produto para as pessoas que curtirem a sua página e desejarem participar.

Existe um aplicativo, dentro do próprio Facebook, para fazer esse tipo de promoção: o sorteie.me. A vantagem é que você tem acesso ao e-mail do ganhador — o que facilita a comunicação — e a ferramenta só permite a participação de quem curtir a fanpage.

Atualize a página com frequência

Assim como é indicado publicar conteúdos relevantes, você também deve se preocupar com a frequência das postagens e demais ações. Nesse caso, o mais apropriado é montar um cronograma — assim, você não corre o risco de ter uma crise criativa e deixar a página desatualizada.

Uma dica é aproveitar os materiais publicados em outras mídias para compartilhar no Facebook. Contudo, como o ambiente digital permite que a audiência tenha voz, também é imprescindível que você interaja com os seguidores.

Imagine que alguém faça uma pergunta e fique horas — ou até dias — sem uma resposta. Não será bom para a imagem da empresa, concorda? Portanto, é necessário estar sempre presente na rede social, mesmo que você não tenha o que divulgar.    

Fique de olho nos relatórios

É praticamente impossível prever o comportamento do público. Às vezes, aquela ideia que parecia brilhante em um primeiro momento mostra-se ineficaz. Por isso, o monitoramento precisa ser constante.

Há diversas métricas que podem ser observadas, como: alcance, curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques, taxa de conversão e ROI. Com o passar do tempo, as ações nas mídias sociais costumam tomar outro rumo, devido aos resultados observados.

O teste A/B é ideal para deixar claro o que mais funciona. Muitas vezes, basta mudar um detalhe nas postagens para que elas tenham um desempenho melhor. Portanto, podemos concluir que esperar de braços cruzados as pessoas chegarem até a fanpage não é uma boa escolha.

Existem vários meios de aumentar as curtidas no Facebook sem precisar recorrer à compra de seguidores. Basta haver dedicação na gestão dessa mídia, mostrando presença em período integral.

Gostou do artigo de hoje e quer ficar atualizado quanto aos nossos conteúdos? Siga-nos nas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube)!