Se você leva em conta a importância de dar maior visibilidade ao setor de logística da sua empresa, saiba que está no caminho certo. Muitos empresários e gestores ainda não entenderam como utilizar a internet para promover esse setor. Para além do impacto online, a atuação no meio virtual gera negócios e lucratividade.

O mundo digital oferece diversas maneiras para atingir bons resultados, tanto por meio de ações específicas da área logística quanto estratégias comuns ao marketing digital.

Neste post, você conhecerá as principais delas para desenvolver uma ação robusta para sua empresa. Confira!

1. Invista em marketing digital

Se a sua organização já tem um site, ótimo; se não tem, resolva isso o quanto antes. Não se restrinja a criar uma página no Facebook e perfis em redes sociais, como Twitter e Instagram. Considere que em um site você pode condensar tudo isso e oferecer serviços diversos ao cliente em um mesmo local.

Além do mais, isso é apenas o começo, e existem algumas estratégias que você deve usar para obter sucesso no meio virtual. Veja algumas delas:

  • Crie um blog e o indexe ao site. Nele, você oferecerá conteúdo ligado à sua área de atuação, como forma de atrair leitores e leads;
  • Separe um tempo para aprender como funciona o inbound marketing;
  • Invista em anúncios no Google e redes sociais, mas de acordo com um planejamento prévio — não desperdice recursos agindo por conta própria;
  • Saiba fazer uso do e-mail marketing, ferramenta essencial para aumentar vendas e fidelizar clientes.

Isso são apenas as principais e mais usuais estratégias de marketing digital; quanto mais você dominá-las, mais otimizará seus resultados e melhor entenderá como ela funciona.

2. Utilize sites de fretamento

A internet tem revolucionado as relações de trabalho e diversos mercados. Com o setor de logística, não poderia ser diferente. 

Hoje, é possível se cadastrar em sites de cotação online e receber solicitações de um grande número de clientes pelo computador. Isso reduz custos e facilita enormemente o trabalho das empresas, já que ganham visibilidade sem investirem em marketing digital.

As corporações economizam também com atendimento, ao usufruírem gratuitamente de um serviço online que as colocam em contato direto com o cliente.

Alguns sites de cotação online são: Frete Fácil, Multicarreto e Cargo Br. Existem ainda plataformas digitais de transportadores autônomos, fazendo com que o frete de retorno não seja desperdiçado e otimizando ainda mais os custos de logísticas.

Como exemplos de algumas das plataformas que você pode se cadastrar, estão: Frete na Mão, Truck Pad, SMS Fretes e U Ship.

3. Fortaleça seu networking

Em um mundo de alta competitividade como o atual, não é nem um pouco aconselhável ficar em uma posição cômoda em relação aos clientes. As empresas que mais crescem estão sempre inovando seus serviços e renovando seus contatos. Você não pode ficar de fora dessa lógica, caso queira desenvolver seu trabalho.

Hoje, os clientes têm muito mais condições de avaliar um produto sem sair de casa, além de checar com a concorrência quais as melhores ofertas. Inclusive, existem sites dedicados a comparar preços e a qualidade de diversos produtos, e isso tem exigido um serviço de excelência por parte das empresas.

Confira as seguintes dicas para nutrir sua rede de contatos:

  • Frequente feiras e eventos de negócios e esteja próximo de possíveis clientes;
  • Procure identificar consumidores que têm empresas que continuem precisando dos seus serviços e fortaleça o contato com eles,
  • Dê um tratamento diferenciado aos clientes conquistados. Ex.: brindes, preços especiais ou quaisquer vantagens que os mantenha por perto ou os faça falar bem de sua empresa;
  • Novamente, lembre-se do e-mail marketing, que pode ser de grande utilidade nesses processos.

4. Faça o setor de logística interagir com parceiros 

Nenhum empreendimento grande e com um trabalho consistente no mercado chegou aonde está sozinho. Por isso, diversas parcerias precisam ser estabelecidas para que o meio no qual você atua conheça os serviços de sua empresa e, assim, gere parcerias frutíferas e mais negócios para a organização.

Visibilidade também passa pela capacidade de interagir com outras instituições e entender qual o seu lugar de atuação no mercado. Algumas perguntas podem te ajudar nisso. Veja!

  • Qual o diferencial do seu setor (capacidade de frete, grandes transportes)?
  • Os serviços que você oferece abrangem qual território?
  • O setor de logística atua 24/7/365 ou apenas pontualmente?
  • Existe algum tipo de produto que a sua empresa não transporta?

Ao responder essas questões, ficará mais claro qual a realidade do seu negócio e o que você pode oferecer ou solicitar a seus possíveis parceiros, sem perder tempo e dinheiro com custos desnecessários.

Aproveite dessa clareza para direcionar melhor sua atuação online. Se sentir que é necessário, abra uma seção B2B (negócios entre comerciantes) em seu site para alavancar ainda mais o setor de logística.

5. Analise os dados e resultados

Assim como no marketing tradicional, é primordial mensurar os investimentos e os resultados alcançados — o famoso ROI (Retorno sobre Investimento). No marketing digital, é essencial que você saiba analisar esses dados digitalmente.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é justamente a possibilidade de direcionar sua campanha para um público específico, desde o primeiro momento, e por um preço muito menor do que em meios tradicionais, como televisão e outdoor.

Os resultados também são mais fáceis de serem verificados, já que provedores de e-mail marketing e sites como Google e Facebook oferecem um relatório de quantas pessoas clicaram em seu anúncio e qual foi o alcance de sua campanha, por exemplo.

Para otimizar seus resultados e não ficar à mercê de “achismos”, é sempre importante concluir quais foram os erros e acertos do seu planejamento. Se bem usado, o marketing digital pode produzir resultados maravilhosos para sua empresa. Não subestime isso!

Aproveite as dicas dadas neste post para sair na frente e começar a aplicar os recursos que a internet oferece no setor de logística de sua empresa.

Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter! Temos sempre as melhores dicas para alavancar a sua empresa no meio digital!