A internet ocupa um lugar cada vez mais importante em nossas vidas. Ela pauta a forma como nos relacionamos, nos comunicamos, fazemos pesquisas, tomamos decisões de compra e adquirimos produtos e serviços. É ela que dita o ritmo do mercado e a crescente exigência quando assumimos o papel de consumidores.

Estar presente e ampliar a visibilidade da marca no ambiente online deixou de ser há muitos anos uma opção para as empresas diferenciarem a atuação no mercado e se tornou uma condição essencial para se obter sucesso.

E é preciso ir muito além de manter um site no ar para atrair e fidelizar os consumidores conectados. A atuação deve ser diária e constante na geração de conteúdo relevante, resposta aos contatos recebidos, desenvolvimento de ações para atrair o público-alvo, gerar engajamento nas redes sociais, estar amplamente presente nos dispositivos móveis.

Todas essas ações desenvolvidas para ampliar a presença de uma empresa na internet têm objetivos em comum: levar o público para dentro do site da empresa ou para uma landing page, onde ocorre o estreitamento do contato e possível conversão em vendas ou cadastros.

Como todas as estratégias de Marketing Digital desembocam em sites e landing pages, o primeiro passo para sua empresa ter sucesso na internet é compreender a diferença e importância dessas duas ferramentas.

Website: canal oficial para a empresa ser encontrada na internet

Os websites, que podem ser chamados simplesmente de sites, são compostos por aquela estrutura que já estamos acostumados: várias páginas (ou seções) linkadas entre si e inseridas em um mesmo domínio com o objetivo maior de apresentar a empresa ao mercado.

Ali, constam todas as informações sobre a empresa: defesa da marca, missão, visão, valores, histórico da organização, serviços, produtos, diferenciais, principais clientes, formulário de contato, entre outras informações importantes para o negócio.

Os dois principais desafios dos sites empresariais são:

  • Ser encontrado pelas pessoas que têm interesse nos produtos e serviços da empresa;
  • Conseguir transmitir todas as mensagens-chave de forma clara, organizada e por meio de uma navegação fácil e intuitiva, independentemente do dispositivo usado pelo usuário.

Então, o desenvolvimento do website do seu negócio deve estar focado, antes do layout e dos conteúdos que preencherão as páginas, nos seguintes pontos:

  • Arquitetura da informação: planejamento do website para ser facilmente navegado, definição das páginas necessárias, links entre elas, melhor forma de apresentar os dados mais relevantes da empresa;

  • Responsividade: capacidade de identificar o tamanho do dispositivo que acessa o site e, portanto, o espaço disponível para mostrar os elementos do site, adaptando e redimensionando o layout para garantir aos visitantes a melhor experiência possível em diferentes dispositivos.

Esse foco inicial definirá estrategicamente a melhor forma de apresentar todas as mensagens-chave da empresa de modo a atrair o público certo e convencê-lo a estreitar o relacionamento com a organização, tornando-se clientes e não mais visitantes do site.

Apesar de serem desenvolvidos para apresentar a organização ao mercado – cumprindo o papel de cartão de visita, folder institucional e catálogo de produtos – os sites podem ser constantemente atualizados, desde que estejam sempre alinhados aos demais materiais de comunicação e à identidade visual da empresa.

Então, com planejamento, definição cuidadosa da estrutura, responsividade e conteúdo de qualidade, você terá seguido os passos essenciais para desenvolver um website com vida útil longa e que colabore verdadeiramente com a comunicação da empresa e o fortalecimento de sua presença na web.

Landing page: temática e focada em campanhas específicas

As landing pages, por sua vez, não têm o objetivo da perenidade e cunho institucional. São páginas empresariais colocadas no ar por tempo determinado como parte de uma estratégia maior de campanhas de Marketing Digital.

Como o próprio nome diz, elas são páginas onde os usuários vão “aterrissar” depois de serem impactados por alguma comunicação da empresa que os atraiu a ponto de clicarem nela. Após o clique e ao acessarem a landing page, os usuários devem encontrar um ambiente semelhante àquele que os atraiu quando visualizou o anúncio.

A landing page precisa ser altamente relevante e entregar as informações mais atrativas ao público, pois ela age justamente para poupar o trabalho do usuário em buscar essas informações dentro do site ou em outros canais oficiais da organização.

Por estarem intimamente ligadas a campanhas publicitárias específicas, as landing pages são páginas focadas em vendas ou em coleta de informações dos usuários que se interessaram por aquele produto ou serviço. Portanto, o principal objetivo delas é converter o acesso em alguma ação, seja ela uma venda ou o cadastro de um cliente em potencial (os famosos leads).

Ao serem utilizadas de forma casada com investimentos em links patrocinados de ferramentas de busca como o Google ou posts patrocinados em redes sociais como o Facebook, a performance da landing page é ainda mais relevante, pois atrai pessoas que estão em busca das informações contidas na página e, assim, é possível acompanhar o aumento significativo da conversão de visitantes.

Para garantir ainda mais resultados positivos e conversões nas landings pages, uma excelente estratégia é oferecer algo de valor para aquelas pessoas que já demonstraram interesse, clicaram e aterrissaram em sua página promocional. Essa oferta pode ser um produto digital gratuito – como um e-book ou um infográfico – que é disponibilizado após um cadastro rápido do usuário.

Ou seja, as landing pages são ferramentas excelentes para coletar informações importantes sobre os prospects, estreitar o relacionamento com eles, compreender o que os desperta interesse e como direcioná-los ao website para continuarem dentro dos canais da empresa.

A importância de compreender a diferença entre website e landing page

Ao compreender a diferença entre os sites e as landing pages, bem como a importância de ambos para a estratégia de Marketing Digital de empresas de todos os portes e setores, você estará preparado para desenvolver ações no ambiente online muito mais assertivas e com resultados mais efetivos para o seu negócio.

E como todas as ações de marketing realizadas no ambiente online, você poderá acompanhar os números de performance das campanhas que remetem os usuários às landing pages e as taxas de aceitação, rejeição e conversão de seu website.

Com os indicadores em mãos, é possível fazer ajustes nas campanhas que não estejam performando como o esperado, além de justificar mais investimentos nas campanhas de sucesso.

Agora que você já compreendeu os pontos mais importantes a respeito dos websites e das landing pages, nos ajude a fortalecer as melhores práticas em Marketing Digital e TI compartilhando esse artigo com seus contatos nas redes sociais!