No trabalho de marketing de conteúdo, existem algumas ações que contribuem para obtenção de resultados ainda mais efetivos e relevantes. A thank you page é um exemplo dessas práticas, e é sobre ela que vamos falar neste texto.

Nas próximas linhas, vamos descobrir o que são thank you pages, como elas funcionam, por que são importantes e quais são as recomendações para elaborar uma de forma eficiente e que ajude a trazer ainda mais resultados para o seu negócio. Prontos? Então, vamos lá!

O que é uma thank you page?

Trata-se da página que aparece logo após a conversão de um lead. Assim, sempre que um usuário realiza um cadastro, baixa um conteúdo, assiste a um vídeo na sua página da web e/ou realiza, enfim, algum tipo de ação programada pela sua empresa, essa página surge para finalizar o processo e agradecê-lo pelo interesse e pela interação com o seu conteúdo.

Qual a funcionalidade e importância desse tipo de página?

As thank you pages, como o próprio nome sugere, servem para agradecer ao usuário por ter executado aquela ação.

Ela é importante não só para mostrar sua gratidão ao usuário que acabou de interagir com o conteúdo que você preparou, mas também para sinalizar o fim daquele processo e evitar que o indivíduo fique sem saber se conseguiu ou não realizar aquela ação.

De maneira geral, é uma forma educada e tradicional em todos os tipos de atendimento ao consumidor. É como dizer “volte sempre” ou “estamos felizes por ter contribuído”; só que, nesse caso, no ambiente online.

Existem estratégias que tornam seu uso mais eficiente?

Sim, existem. Algumas estratégias têm feito com que as thank you pages sejam, muito mais que páginas de agradecimento, ferramentas para impulsionar o negócio e fidelizar ainda mais o público.

Separamos nove dicas para que você implemente essas ideias em sua thank you page e aproveite cada momento de relacionamento com o cliente para aprimorar seus resultados e desenvolver seu negócio.

1. Use CTAs na sua thank you page

As chamadas para ação (CTAs) são estratégias que têm o objetivo de convidar o usuário a clicar em algum botão ou link, fazer um comentário, compartilhar determinado conteúdo ou a curtir uma página, por exemplo.

Usar CTAs em sua thank you page é uma excelente estratégia para manter o usuário conectado à sua organização.

2. Convide-o para ler artigos relacionados

Outra estratégia que pode ser eficiente para aprimorar sua thank you page é a de colocar links relacionados àquele conteúdo, mantendo o leitor dentro da sua página e oferecendo novas opções de navegação.

Além de aumentar o interesse do público pelo conteúdo oferecido, você faz com que a sua empresa seja lembrada sempre que ele precisar de algo relacionado ao seu produto o serviço.

3. Ofereça um cupom de desconto ou informe-o sobre uma promoção

Quem não gosta de ser presenteado com um cupom ou avisado sobre alguma promoção?

Oferecer esse tipo de oferta em uma thank you page é também uma forma de reforçar seu agradecimento e presentear o usuário com algo real.

4. Mostre alguns depoimentos

Depoimentos de clientes satisfeitos são ferramentas que ajudam a aumentar a credibilidade e relevância da sua empresa.

Por isso, inserir depoimentos na thank you page é também uma excelente opção para manter a atenção e o interesse do usuário.

5. Dê espaço para opiniões

Usar a página de agradecimento como espaço para feedbacks pode trazer benefícios não só para o público, mas também para você e sua equipe.

Críticas, dúvidas e sugestões são informações valiosas e ajudam, até mesmo, a gerar novas ideias para otimizar os processos e aumentar a produtividade de sua equipe.

6. Divulgue um evento

As páginas de agradecimento também podem ser ótimos espaços para a divulgação de um evento.

Se a sua organização promove um seminário, uma palestra ou um curso, e o tema tem algo relacionado com o conteúdo que o usuário acabou de acessar, invista nessa estratégia e conquiste participantes engajados para o seu evento.

7. Deixe seus contatos

Uma forma simples e eficiente de manter seu cliente sempre por perto é informar os contatos da sua empresa e se colocar à disposição para atendê-lo sempre que ele precisar.

Telefone, e-mail e demais canais de atendimento podem ser divulgados na thank you page.

8. Convide-o para assinar o feed de notícias do seu blog ou newsletter

Se você produz conteúdo frequente para o site da sua empresa ou oferece materiais periódicos como boletins, newsletters e similares, por que não convidar seu lead, por meio da thank you page, para assinar e receber esses produtos diretamente no e-mail?

9. Realize pesquisas

Há também a possibilidade de realizar uma pesquisa de opinião por meio das páginas de agradecimentos.

Com perguntas simples, objetivas e que não tomem muito tempo, a thank you page pode ser fonte de opiniões importantes do público para incrementar as estratégias de um novo projeto, planejamento ou campanha.

Combinando estratégias

A combinação das estratégias acima, na dose certa, pode fazer total diferença e otimizar ainda mais o seu trabalho de conversão de leads. Vale lembrar que é importante manter os assuntos, convites e promoções sempre em sintonia com aquilo que o usuário acabou de baixar, clicar ou acessar.

De maneira equilibrada, é possível fazer com que o público permaneça por perto e considere a sua página uma referência, sempre que pensar em seu produto ou serviço.

Usar a thank you page não só para agradecer, mas para mostrar que sua empresa se importa, se interessa e trabalha para oferecer os melhores conteúdos é, sem dúvida, uma maneira inteligente de conseguir novos e bons resultados. Converse com profissionais da área e descubra a melhor opção para fazer sua página de agradecimento trabalhar a seu favor.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as thank you pages, que tal deixar sua dúvida, contribuição ou sugestão nos comentários? Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos que volte sempre para conferir novos artigos sobre esse e outros temas do mundo digital. Até breve!