Afinal, o que é Inbound Marketing? Quais as vantagens do Inbound Marketing para as empresas no Século XXI? Por que esta estratégia só está vindo à tona neste momento para você? São muitos os fatores que contribuem para responder a tais questionamentos. Entre eles, as mudanças na maneira de fazer compras — esse jeito, que hoje conhecemos — é o ponto crucial, que estaria presente em todas as respostas.

Mas, por que o jeito de comprar é um fator tão primordial? Na verdade, todas as mudanças são mais naturais do que parece. Antes da chegada da internet nas residências, o único meio utilizado para fazer marketing é o que hoje chamamos de Outbound. Fazer marketing era uma tarefa que se resumia as práticas, como: telemarketing, malas diretas, anúncios na TV e no rádio, mídias impressas, e, mais tarde, em envios massivos de e-mail.

Em suma, quando não existia o hábito de comprar online, as empresas buscavam sempre chegar até o público. Havia uma representação de público-alvo dentro das estratégias, mas as campanhas em si não tinham uma direção certa. O interesse era despertar a atenção do maior número possível de pessoas e esperar que a maior parte delas viesse a se interessar pelos produtos/soluções.

A mudança trazida pelo universo digital

Com a popularização da internet ao redor do mundo — principalmente, nas grandes potências —, uma série de inovações chegou ao mercado revolucionando a maneira como fazemos compras. Nos dias atuais, você pode encomendar uma pizza ou até mesmo pegar um táxi com o uso da internet.

Um ótimo exemplo disso está nos numerosos e-commerces espalhados pela web. Hoje é completamente dispensável, em muitos dos casos, deslocar-se de casa ou fazer uma ligação para adquirir o produto de seu interesse. Basta acessar um site, realizar a transação por meio de um ambiente seguro — fornecido pelo próprio site — e aguardar o recebimento.

Tamanha praticidade fez com que as empresas percebessem que o marketing deveria se adaptar à nova realidade. Logo, compreendendo que a internet é uma potente ferramenta de informação e que a maioria das pessoas acessa a rede em busca de informações, o conceito de Inbound passou a entrar em cena.

 

Manual-seo

 

Os conceitos do Inbound Marketing

Qual o método mais lógico e eficiente de se chegar a quem está procurando por uma solução oferecida pelo seu produto? A resposta é atrair! Isto é, na prática, facilitar o caminho para que o potencial consumidor encontre o que precisa.

As vantagens do Inbound Marketing passam muito pela questão de “trilhar um caminho”. Isso porque as práticas para fazer esse trabalho não demandam altos investimentos — diferentemente do que é visto no Outbound — e, também, são focadas na interação com um perfil de público interessado no que se tem a oferecer.

Uma das histórias mais famosas que comprovam o poder do Inbound Marketing é protagonizada por ninguém menos que Barack Obama, o atual presidente dos Estados Unidos. Toda a história é mencionada no livro intitulado “Inbound Marketing”, escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Resumidamente, a primeira campanha de eleição de Obama para a presidência não parecia muito promissora, diante de todas as armas de Hilary Clinton — estratégias de Outbound utilizadas em seu mais alto nível de persistência. Afinal, não havia dinheiro para competir nos mesmos moldes.

Com isso, Barack Obama, em parceria com Chris Hughes — cofundador do Facebook —, inovou em sua campanha criando uma estratégia para engajar os eleitores via internet, por meio de estratégias de Inbound Marketing. Elas consistiram em campanhas de e-mail marketing, social media, content marketing, entre outros.

O resultado desse investimento na interação online? Bom, isso todos nós já sabemos. Contudo, a exemplo de seu “Yes, We Can”, a sua empresa também pode usufruir das vantagens do Inbound Marketing, conheça a seguir algumas delas.

As principais vantagens do Inbound Marketing

Existe uma infinidade de ferramentas digitais — muitas delas gratuitas e com qualidade profissional — que podem ser utilizadas para extrair o máximo das vantagens do Inbound Marketing. Falando nisso, que tal conhecer alguns desse benefícios?

Segmentação de público

A possibilidade de segmentar o público é um atrativo e tanto para toda e qualquer empresa. Vivemos uma era marcada pelos nichos do mercado, o que significa trabalhar com um público muito específico para realizar vendas.

Para atrair esse público, repleto de peculiaridades e necessidades específicas, a internet permite que empresas de todos os portes utilizem algumas estratégias básicas, porém extremamente eficientes e rentáveis, como:

  • Marketing de conteúdo;

  • SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, do português);

  • Links patrocinados.

São estratégias que visam atrair o público fazendo uso de ferramentas e plataformas mais utilizadas na Web, como, por exemplo, o site de pesquisas do Google — que, segundo Amit Singhal (vice-presidente do Google Search), realiza mais de 100 bilhões de pesquisas feitas pelos seus usuários mensalmente.

Autoridade

Com a adoção de estratégias, já mencionadas anteriormente, sobretudo as que envolvem o marketing de conteúdo, é possível fazer a construção da marca on-line de modo que se adquira autoridade.

Este é um fator que contribui para a aquisição de leads e, principalmente, na transição dos leads para o desejado status de cliente fidelizado, graças ao processo de educação para o mercado. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Custom Content Council, 61% das pessoas preferem comprar de marcas que fornecem a elas conteúdos/informações relevantes.

Interatividade

Não é novidade para ninguém que a internet possui muitos canais que permitem a comunicação entre as marcas e seus clientes. As redes sociais, por exemplo, possuem um número muito grande de usuários ativos. Segundo estudos realizados pela We Are Social, são 2,3 bilhões de pessoas, mais de 30% da população do planeta!

Campanhas de social media são uma grande arma das empresas para estabelecer um bom nível de interatividade com os internautas. Prova disso é que no Facebook, conforme o próprio site divulgou, existem mais de 40 milhões de perfis corporativos!

E por falar em redes sociais, o que você acha de conhecer outras vantagens do Inbound Marketing? Nos siga no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!