Na busca por se adequar às mudanças recorrentes que acontecem tanto no mercado quanto no perfil do público, as empresas necessitam encontrar estratégias diferenciadas de forma a se destacar.

Nesse sentido, o marketing de entretenimento online se mostra como uma excelente estratégia para quem procura uma maneira inovadora de cativar os clientes. Por conta de sua capacidade de gerar alto impacto, esse tipo de ação vem ganhando força.

Podemos defini-lo como um conjunto de estratégias capazes de entreter enquanto a mensagem principal é transmitida. Isso ajuda a tornar o processo mais despretensioso, porém sem diminuir seu alcance. Pelo contrário, o formato mais leve acaba se tornando bastante atraente.

Com o intuito de ajudar você a entender como sair da teoria e colocar as suas ações em prática, reunimos algumas dicas para que essa estratégia possa fazer parte do seu cotidiano.

1. Busque uma melhor posição no mercado 

Além de obter grandes resultados financeiros, como você planeja ser visto pelo mercado? Mostrar-se uma empresa confiável, ter um ótimo relacionamento com os clientes e ser inovadora nas suas ações com certeza devem fazer parte desse plano.

O marketing de entretenimento online oferece todo esse leque de opções, reunindo diversos fatores em seu conceito e permitindo que você se posicione de forma consistente para o público. Um caminho para fazer isso é proporcionar ao cliente entrar em contato com a sua marca em um momento de lazer. Jogos e ações divertidas são uma boa forma de realizar essa ação.

Por exemplo, imagine uma empresa que criou um game sobre um tema atual e disponibilizou no seu site. Por meio de ações de marketing em redes sociais, ela consegue atrair milhares de visitantes para sua página. E o resultado pode ir além do grande número de visitas, incluindo também o aumento no tempo de permanência no site.

Mesmo que de forma inconsciente, esses fatores são fundamentais para que o cliente se aproxime, aumentando as chances de que ele queira conhecer mais sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

2. Proporcione interação

Qual é o grande segredo do sucesso das redes sociais? Essa pergunta talvez seja polêmica se formos pensar em uma resposta única. O certo é que a grande capacidade de interação que elas oferecem é um dos seus grandes atrativos.

Essa forma única de interagir — de um jeito que aproxima mesmo grandes distâncias — é algo que deve ser aproveitado pelas estratégias de marketing. O entretenimento online se mostra eficiente porque consegue aumentar essa interação, trazendo consigo elementos inerentes a esse processo.

Os aplicativos mobile são uma grande amostra desse poder, já que permitem que o cliente interaja com a marca onde quer que esteja, fazendo com que isso se torne parte da sua rotina. Sob esse aspecto, é possível encontrar um grande equilíbrio na equação qualidade de interação versus quantidade de interação.

Esse resultado mostra o quão válido é investir nesse tipo de estratégia e aproveitar os grandes benefícios que ela proporciona.

3. Encontre formas de encantar os clientes

A inovação por si só tem o poder de encantar os clientes. Considerando que estamos falando de um plano realmente inovador, escolher investir nele já é dar um passo à frente. Um dos fatores que contribuem para isso é o fato de o marketing de entretenimento proporcionar ao público um maior controle sobre as suas ações em relação à marca.

Se pegarmos o exemplo da dica anterior, os aplicativos são uma maneira de fazer isso de forma extremamente prática, pois a pessoa pode decidir quando usá-lo. Outro meio é aproveitar a força das redes sociais de modo a criar um conteúdo diferenciado e com grande capacidade de se tornar viral.

Ao se encantarem, de forma espontânea elas passam a comentar, compartilhar e fazer com que a sua ação tenha um grande alcance.

4. Use o marketing de entretenimento online como experiência

Por mais que o mercado digital tenha contribuído para uma grande guerra de preços e o público esteja atento a isso, existem fatores que vão além da precificação. A qualidade da experiência que você proporciona faz parte da relação custo-benefício e tem tudo a ver com o marketing de entretenimento online.

Ele permite criar uma melhor experiência para os clientes, ao mostrar que a marca pensa “fora da caixa” e está preocupada em trazer algo diferenciado, e não somente em vender.

Mesmo que seja também uma estratégia para alavancar as vendas, o público considera esse tipo de prática menos agressiva, o que é importante diante das milhares de ofertas que recebem todos os dias.

Imagine: por que não oferecer um conteúdo em vídeo ou música exclusivo para os seus clientes? Aliado à qualidade do serviço que você oferece, esse tipo de ação é importante no sentido de tornar a sua empresa memorável para as pessoas.

Proporcionar uma experiência diferenciada é um grande investimento e com grande capacidade de multiplicar e fidelizar clientes.

5. Entenda o que o seu público deseja

Tendo em mente os benefícios e os exemplos de como colocar em prática as dicas que foram apresentados até aqui, certamente uma pergunta deve ter surgido: como escolher a ação correta para a minha empresa?

A resposta dessa questão é simples: entendendo o que seu público deseja. Essa compreensão permite escolher as melhores estratégias com base no perfil dos seus clientes e na mensagem que você deseja passar para eles.

Unir a vontade do público com o entretenimento é algo que pode trazer grandes resultados para a sua empresa e colocá-la muito acima da concorrência. Esse cuidado é algo diferenciado e que o mercado valoriza, ainda mais considerando que, mesmo com o seu crescimento, o marketing de entretenimento online é algo relativamente novo em nosso país.

Com base nessas dicas, é possível criar um mapa de forma a direcionar as suas ações e pô-las em prática de forma a atingir os resultados desejados. Agora, que tal seguir as nossas redes sociais e ter acesso a mais conteúdos relevantes como esse? Esperamos você lá: FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.